Jovem Aprendiz Senac – Veja como se candidatar

O primeiro emprego é um dos acontecimentos mais importantes da vida de um jovem. Iniciar esse momento em uma boa empresa, com recursos, que saiba lidar com alguém que acabou de chegar no mercado de trabalho, é sonho de qualquer um deles. 

O programa Jovem Aprendiz possibilita essa interação do mercado de trabalho com o jovem, proporcionando convivência e experiência. Tudo isso é muito importante, pois a cada dia aumenta mais as dificuldades de ser bom o suficiente para algumas vagas e, já ter experiência no mercado, é um grande destaque no currículo. 

Normalmente, os programas de Jovem Aprendiz são regidos por uma lei, que deve ser comum a todas as empresas que se cadastram no programa, para funcionarem com unidade. A lei 10.097/00 tem como objetivo fazer com que todas as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes para integrar seu quadro de funcionários. 

Jovem Aprendiz Senac - Veja como se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

O Programa Jovem Aprendiz Senac tem vários benefícios. Essa instituição atua na capacitação profissional de quem nunca esteve no mercado. Acompanhe este artigo e saiba como se candidatar no Programa Jovem Aprendiz Senac. 

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz Senac? 

As empresas inseridas neste programa devem contratar jovens de 14 a 24 anos. Normalmente, estes estão estudando e é exatamente essa relação de estudo e trabalho que o programa quer proporcionar, um equilíbrio onde um não atrapalhe o outro. Afinal, é necessário ir bem nos estudos para continuar trabalhando.

ANÚNCIO

Há alguns pré-requisitos que o jovem deve cumprir para se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz, como por exemplo:
– Ter entre 14 e 24 anos;
– Não ter trabalhado de carteira assinada antes;
– Estar matriculado no ensino fundamental ou médio ou ter concluído recentemente e ter disponibilidade para trabalhar entre 5 e 6 horas, sem que isso prejudique seus estudos.

Benefícios de trabalhar como Jovem Aprendiz

As áreas de atuação dependerão exclusivamente da empresa que você estará inserido. Geralmente as empresas sempre precisam muito de pessoas competentes em setores como administração, vendas, comercial, finanças, entre outras. 

Quando o candidato for contratado, ele receberá vários benefícios. Imagina você, sendo um jovem, empregado e se tornar independente financeiramente, não há nada melhor do que conseguir suas próprias coisas. Há vantagens como ter um salário compatível com o mercado, 13º salário, vale transporte e alimentação, assistência médica, férias remuneradas e FGTS.  

Esses são benefícios gerais, pegando grandes empresas como amostra. Na maioria das vezes, os bancos são os melhores lugares para começar a trabalhar como Jovem Aprendiz. Dependendo da instituição, os benefícios e vantagens podem aumentar, ou serem diferentes.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Senac? 

Tudo começa com a inscrição do jovem no programa que pode ser feita através do site da empresa que está oferecendo as vagas do Jovem Aprendiz, ou pelo próprio site do Senac. Há também como ir na unidade do Senac mais próxima da sua residência e verificar as vagas. 

Os interessados devem ficar atentos aos processos seletivos da sua região. Existem alguns documentos que são indispensáveis na hora da inscrição, como RG, CPF, carteira de trabalho, certificado de matrícula da instituição que estuda e um comprovante de residência.

ANÚNCIO