SINE Fácil empregos, para começar 2020 empregado.

Já ouviu falar do SINE fácil? É realmente fácil, as empresas dizem as vagas que estão abertas, quais as exigências que o cargo exige e o trabalhador realiza o cadastro, com suas qualificações e experiências. Bem mais prático, não?

Não é atoa que entregar currículo de loja em loja tem se tornado cada vez menos eficiente e eficaz na hora de procurar empregos, afinal, são tantas plataformas com esse recurso, né? falaremos sobre algumas delas. 

Se você está desempregado procurando um emprego, ou se está querendo uma nova oportunidade, nada melhor do que ter um cadastro atualizado em sites e, claro, no Sistema Nacional de Empregos.

SINE Fácil
Fonte (reprodução/internet)

Curioso para saber mais sobre o SINE? Vamos ver um pouco mais sobre ele juntos, e também vou te explicar como realizar o cadastro.

Afinal, o que é o SINE?

Você reparou o quanto o desemprego subiu nesses últimos anos? Chegou à números preocupantes. O que é péssimo para a economia do país, e assim, buscando ajudar tanto os trabalhadores como os empregadores, o Governo criou o SINE fácil, mas antes, vamos falar um pouco sobre o SINE em si.

ANÚNCIO

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) é mais do que um simples sistema, é mais um órgão do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e seu objetivo é ser um intermediário entre trabalhadores e empresas, através de agências espalhadas pelo país.

Mais que um intermediário

Além de ser o intermediário entre trabalhadores e empresários, também é responsabilidade dele o controle do pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Assim como, ele previa um desenvolvimento de diversas ações relacionadas a essa finalidade principal, a saber:

  • Organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho
  • Identificar o trabalhador através da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Fornecer subsídios ao sistema educacional e da formação da mão de obra.

Contudo, alguns desses trabalhos estão diminuindo, pelo fortalecimento do Sistema S no Brasil. Ah, não conhece o Sistema S? Você pode ler um pouco mais sobre ele bem aqui, algumas empresas que fazem parte são, SEBRAE, SENAC, etc.

Ah, quase esqueço, esse sistema surgiu em 1975, fruto da ratificação da Convenção n° 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata da organização dos serviços públicos de emprego.

Como realizar o cadastro?

Para realizar o cadastro é muito simples, basta ir à uma agência do trabalhador com um comprovante de residência, documento de identificação com CPF, currículo e a sua CTPS, o atendimento costuma ser rápido e tranquilo.

Ah, dependendo da vaga, pode ser que a empresa solicite algum documento a mais, como carteira de motorista, diploma, etc, mas ai depende muito da vaga.

E o SINE Fácil? O que é?

Sabia que há um planejamento do Governo para uma transformação digital na governança? O Plano Estratégico da Transformação Digital previa que até 2019 os processos pudessem ser feitos de forma digital.

Não é atoa que atualmente temos o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Título de Eleitor, da própria CTPS, Diploma. Está se perguntando qual o motivo de eu estar falando disso aqui? O SINE Fácil é fruto dessa transformação.

O SINE Fácil é um aplicativo, disponível tanto para Android como para iOS, onde você pode conferir se tem alguma vaga que se encaixe no seu perfil, poderá ver se há alguma entrevista agendada, acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego e etc.

O aplicativo foi criado por uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev, tendo um layout bem simples e intuitivo de se usar.

Ao realizar o seu cadastro na agência do trabalhador, você irá receber um QR Code, quando você abrir o app verá a opção de realizar a leitura do QR Code e pronto.

Viu como é realmente é fácil? Além do SINE, na hora de procurar empregos você pode dar uma olhada em alguns sites, como:

ANÚNCIO