Trabalho Insalubre – as 17 profissões que se encaixam na aposentadoria especial

O trabalho insalubre é aquele que tem a ver com atividades que expõe o empregador a agentes nocivos à saúde. Isso pode ter a ver com produtos químicos, exposição aos efeitos acima da tolerância humana, entre outros fatores físicos, químicos ou biológicos. 

Na prática, a lei diz que são atividades insalubres aquelas onde as pessoas possuem contato com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, inflamáveis, radioativos. E hoje em dia, há vários graus de insalubridade que qualificam a exposição dos profissionais. 

Foto: (reprodução/internet)

Como são classificados os graus de insalubridade

Em um primeiro momento, considere que há laudos, leis e especialistas que citam esse grau. Tudo é feito a partir da inspeção do local de trabalho e da exposição ao funcionário. Dessa forma, a partir do grau, os profissionais recebem uma espécie de bônus no salário.

Foto: (reprodução/internet)

Esse bônus a mais parte de 10% e passa por 20% chegando até 40%, conforme o grau. Além desse bônus, temos o que é chamado de aposentadoria especial, que diminui o tempo de trabalho obrigatório dos profissionais, com base na aposentadoria do INSS.

Vamos explicar isso. Só que antes, saiba que não é apenas quem trabalha em minas que tem um trabalho insalubre. Se você atua em lugares com ruídos excessivos, radiação, temperaturas extremas, agentes químicos, poeiras mineiras e outros também entra na lista. 

As 17 profissões mais insalubres

Para que conseguíssemos chegar nessa lista, saiba que usamos os dados da aposentadoria especial que existe no nosso país. A lista foi muito usada até 1995 e mesmo que hoje existem outras formas de saber sobre o grau de insalubridade, ela acaba sendo útil.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, temos 7 profissões que tinham a aposentadoria especial com 15 anos de atividade e mais 10 que permitia o trabalho por, no máximo, 20 anos. Ainda há aqueles que possuíam 25 anos de atividade especial, mas esses não vamos citar hoje. 

1 – Extrator de Fósforo Branco

O fósforo branco é muito venenoso. Ele é usado para a fabricação de fogos de artificio e bombas de fumaça durante operações militares.

Foto: (reprodução/internet)

Ele pode causar ferimentos e morte a partir das queimaduras profundas, da inalação como fumaça ou por ingestão. Foi usado em grandes guerras mundiais, como A Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e a de Israel.

2 – Extrator de Mercúrio

O mercúrio é encontrado de forma mais comum como sulfeto de mercúrio (HgS), que é um minério avermelhado, bem escuro. Também chamado de cinábrio. É um dos metais mais tóxicos que existem no mundo.

Foto: (reprodução/internet)

Ele se transforma em metal líquido e é conhecido desde a Grécia Antiga. O vapor do mercúrio pode apresentar riscos à saúde, chegando até mesmo ao sistema nervoso. A ingestão de mercúrio também é um risco desastroso. A aplicação mais comum é em ouro e prata. 

3 – Fabricante de Tinta

A toxicidade das tintas acaba passando despercebida em muitos casos. Porém, ela pode ser bastante tóxica, como é o caso da tinta à óleo, a acrílica, a guache e até mesmo a aquarela.

Foto: (reprodução/internet)

Isso porque ela contém componentes básicos que são tóxicos, feitos a base de chumbo, cobalto, cádmio, cromo, etc. 

4 – Fundidor de Chumbo

A intoxicação por chumbo é uma das causas mais comuns de doenças crônicas por toxicidade de elementos. E, geralmente, os efeitos são irreversíveis. 

Foto: (reprodução/internet)

Entre os sintomas mais comuns, nós temos a deficiência cognitiva, neuropatia periférica, disfunção renal crônica, lesões. 

5 – Laminador de Chumbo

Assim como o fundidor de chumbo, o laminador de chumbo e o moldador de chumbo estão entre as profissões mais arriscadas e insalubres do mundo.

Foto: (reprodução/internet)

Isso porque todos eles podem ser intoxicados pela ingestão direta ou indireta do elemento. Além da extração, as doenças podem vir das tintas, das poeiras de locais de construções, da água de canos soldados com chumbo, de combustíveis, de ervas medicinais, de tiros, etc.

6 – Moldador de Chumbo

Curiosamente, a doença causada por chumbo recebe o nome de saturnismo ou plumbismo. E o chumbo pode ficar no corpo por vários anos até que demonstre os sintomas. 

Foto: (reprodução/internet)

Entre as principais causas estamos o trabalho direto com o chumbo e a extração dele, que vem de um processo físico e termoquímico. Afinal, o metal é um minério extraído de minas subterrâneas. 

7 – Trabalhador de Túnel ou Galeria Alagada

Essa talvez seja uma das profissões mais vagas porque nem sempre vamos encontrar o “trabalhador de túnel”.

Foto: (reprodução/internet)

Logo, acredita-se que se encaixe aqui todos aqueles que atuam em tuneis ou galerias alagadas, podendo ser de quaisquer áreas.

8 – Trabalhador de Subsolo

O trabalho de subsolo é outro que é bastante insalubre devido às condições dele.

Foto: (reprodução/internet)

Porém, também acaba se confundindo um pouco com os mineiros de subsolo. De todo modo, se você trabalha no subsolo de um prédio ou estação de trem, por exemplo, deveria buscar os seus direitos. 

9 – Carregador de Explosivos

Parece não haver dúvidas que trabalhar com explosivos é arriscado demais, certo?

Foto: (reprodução/internet)

No caso da insalubridade, isso acontece porque esses artefatos podem conter diversos minérios e produtos químicos que fazem mal à saúde. 

10 – Encarregado de Fogo

Outra profissão que era pouco detalhada é a de encarregado de fogo. Hoje, a gente acaba conhecendo mais por “blaster”.

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que eles organizem e distribuam explosivos e acessórios para o desmanche de rochas, cavernas e áreas perigosas. Logo, você entende da onde vem a insalubridade, certo?

11 – Britador

O britador, que é aquele que trabalha em extrações ou com elementos com britagem, está na lista porque está em contato com a “poeira sílica”. 

Foto: (reprodução/internet)

Esse tipo de poeira é considerado uma das grandes causadoras de câncer, conforme alguns estudos. 

12 – Carregador de Rochas

Essa é mais uma profissão ligada a extração e mineração. 

Foto: (reprodução/internet)

Ainda que hoje haja tecnologia e modernidade para esse tipo de transporte, saiba que é preciso fazer o carregamento em caminhões de vários minerais. E tudo isso pode ser tóxico.

13 – Cavouqueiro

É um nome pouco conhecido hoje em dia e que também está ligado às minas ou pedreiras.

Foto: (reprodução/internet)

Por isso, e conhecendo a histórias das poeiras tóxicas, você sabe porque está nessa lista, né. 

14 – Choqueiro

É ele que leva as chocas. E o que seriam as chocas? Seriam fragmentos de uma mina.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, é um assunto ligado a extração de minerais também.

15 – Mineiros no subsolo

Já citamos os mineiros acima, né? Obviamente, por estarem no subsolo, isso tem um risco eminente. 

Foto: (reprodução/internet)

Por isso, eles são considerados aqueles com empregos mais insalubres.

16 – Operador de britadeira de rocha subterrânea

Aqui são vários pontos a observar. Primeiro que a britadeira gera a poeira tóxica.

Foto: (reprodução/internet)

Depois, que a rocha subterrânea é um lugar arriscado demais para trabalhar. 

17 – Perfurador de rochas em cavernas

Você sabe qual é o risco de perfurar uma rocha? 

Foto: (reprodução/internet)

Além disso, saiba que estar em cavernas não é um trabalho simples. Há um risco muito grande de vida devido ao contato com elementos desconhecidos, químicos, biológicos. É insalubre.

E depois de 1995, com saber o grau de insalubridade?

Após 1995, quando a listagem deixou de ser usada, considere que passou a ser importante e obrigatório a comprovação do enquadramento da categoria profissional com base em comprovações efetivas da exposição aos agentes nocivos à saúde.

Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, vale procurar as associações da categoria ou até mesmo os grupos de profissionais para saber sobre como proceder para pedir o adicional por insalubridade ou a aposentadoria especial, que é um direito de todos que estão expostos aos agentes nocivos.

As profissões consideradas mais insalubres hoje

Como você viu acima, as 17 profissões consideradas mais insalubres estão desatualizadas porque a listagem não é mais atual. No entanto, é difícil encontrar aquelas que são, hoje em dia, consideradas as que mais geram adicionais por insalubridade.

Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, fomos atrás de algumas respostas. Saiba que eletricitários, técnicos de raio X, profissionais da saúde, biólogos, químicos, profissionais de metalurgia, soldadores e profissionais da construção civil estão na lista dos trabalhadores com mais insalubridade. 

Até mesmo porque hoje em dia há uma definição bem mais distinta entre o que é insalubre e o que é periculosidade. E vamos explicar já qual é essa diferença.

Insalubridade ou periculosidade

Ambas as questões podem gerar o bônus para o salário da pessoa e a aposentadoria especial. No entanto, insalubridade tem a ver com a exposição a fatores nocivos à saúde, como químicos, ruídos e tudo mais o que já mencionamos acima. 

Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, periculosidade tem a ver com atividades perigosas. E é por isso que a listagem acima deixou de ser usada. Lá há várias profissões que se encaixam mais em “perigosas” do que em “nocivas à saúde”. Isso vale para quem trabalha com explosivos, por exemplo. 

Dá para receber dois bônus?

Agora, se você é alguém que sofre com as duas questões, de insalubridade e periculosidade, saiba que não vai conseguir acumular os bônus. Assim, a escolha deve ser feita por aquele que é mais vantajoso. Ou seja, que possui um percentual maior. 

E, aliás, vai ser preciso comprovar a periculosidade ou a insalubridade, seja com laudos técnicos ou outros documentos comprobatórios.