Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12×36

Para quem não sabe ou quer ter a certeza, vamos lá. Esse tipo de escala quer dizer que a pessoa trabalha em uma jornada de 12 horas seguidas (claro que com os intervalos) e depois poderá folgar por 36 horas ininterruptas, no chamado descanso. 

É comum que aconteça em empresas que funcionem o tempo todo, sendo 24 horas por dia ou em períodos mais estendidos, como supermercados e postos de combustíveis. No entanto, esse tipo de escala tem algumas regras que precisam ser consideradas sempre. 

ANÚNCIO
Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

O exemplo

Para se ter uma ideia, vamos citar aqui um exemplo bem rápido. A pessoa pode trabalhar na segunda-feira das 7 horas até as 19 horas. Aí, ela folga na terça-feira. Depois, volta a trabalhar na quarta-feira, também das 7 horas até as 19 horas. E assim por diante.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Agora, sem demorar mais nenhum pouco, vamos ao que interessa. Nesse texto, além de entender mais sobre o formato 12×36, você vai ver opções para ganhar dinheiro extra também. Veja só!

As regras desse formato de trabalho

Para citar as regras que mais importam, vamos usar um jeito fácil: falar das vantagens e desvantagens. Para o empregador, que é quem contrata, dá para organizar melhor o quadro de funcionários, direcionando eles para os cargos e trabalhos.

ANÚNCIO
Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Do lado negativo, para a empresa, está o fato de que quase sempre, como terá um dia todo de descanso, o profissional pode ocupar outras tarefas. Mas, no geral, isso não causa problemas para a empresa, desde que os funcionários se comprometem com o serviço combinado. 

Assim sendo, ainda que seja possível esse tipo de jornada de trabalho e também de trabalhar nos dias de folga, o que se recomenda é que se tenha cuidados com a saúde. Isso porque esses profissionais podem sofrer emocionalmente e com síndromes, como a LER e a de Burnout. 

O tipo de contrato de trabalho

Outro ponto interessante aqui é considerar que a gente está falando apenas de um formato de jornada de trabalho, que pode valer para vários contratos. Ou seja, vale para a carteira assinada (CLT – Consolidação das Leis de Trabalho) assim como para outros formatos liberais.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o que as regras podem dizer difere disso também. Em contratos de prestação de serviços, de freelancers, de MEIs e outros chamados “liberais”, os contratantes podem fazer exigências diferentes, já que tudo depende do serviço e do contrato feito.

De todo modo, é comum que os profissionais consigam conciliar a rotina de trabalho com outras tarefas e atividades profissionais. Tanto é que a gente criou esse texto justamente para falar do que ou onde esse trabalhador pode atuar em dias alternativos, os dias de descanso.

As opções de renda extra para o formato 12×36

Como é que a gente vai citar as opções de renda extra para quem atua nessas jornadas? Bom, pensamos em separar os profissionais, aliás os tipos de atuações, que são mais comuns de permitir e aceitar esse formato, como vigilantes/porteiros, enfermeiros/médicos, etc.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

A partir da função, saiba que a gente vai dar algumas ideias de trabalhos extras. Porém, nem sempre serão boas ideias para você. O ideal é você avaliar tudo o que o mercado permite e, com isso, você poderá escolher as melhores ideias para você ganhar um dinheiro a mais.

E também é importante considerar que há formas de trabalhar de maneira correta e dentro da lei. Por exemplo, ainda que você seja um vigilante contratado pela empresa com CLT, você poderá prestar serviços para eventos, a partir de contratos temporários ou freelancer. 

Vigilantes (profissionais da segurança)

Os vigilantes, os porteiros e os seguranças são pessoas formadas e capacitadas para atuar nessa área em vários lugares. Como em prédios, em shoppings, no comércio, em eventos. É comum que sejam contratados por empresas terceirizadas.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Ou podem ser contratados de forma independente, onde o próprio condomínio/evento faz a contratação. O fato é que a grande maioria do mercado de trabalho deles é focada no trabalho de 12×36. Logo, tem aquela ideia de trabalhar em um dia ou mais no descanso.

Nesses casos, para quem tem essa condição, uma boa ideia é prestar serviços de vigilância independentes, como em eventos, em festas, em estacionamentos privados e muito mais. O trabalho pode ser pago por dia ou por horário.

Enfermeiros (profissionais da saúde)

Agora vamos ao próximo profissional que também atua no formato de 12×36 na maioria das vezes. Além é comum ver muitos médicos e enfermeiros que fazem isso hoje em dia. Eles trabalham em hospitais e no dia de folga, em seus consultórios particulares.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Assim, já fica a dica, que está dentro da própria área de trabalho e profissão, o que muda é o lugar, o atendimento, entre outros. Agora, também é legal falar que dá para se pensar em outras alternativas para esse público, além dos consultórios.

Os enfermeiros e médicos podem usar os dias de folga para dar aulas, quando optam pelos cargos de professores. Assim como podem dar palestras ou até mesmo atuarem como digitais influencers, o que é bem comum nos dias atuais.

Empregadas Domésticas (profissionais da limpeza)

Para quem atua no setor da limpeza, como empregadas domésticas, a dica é manter o mesmo trabalho, só que em dias alternativos. Por exemplo, dá para prestar serviços para empresas e no dia de folga fazer o trabalho de forma particular, para clientes próprias.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, assim como nos casos acima, a empregada doméstica tem um cansaço físico e mental muito grande nas faxinas. Por isso, considere que pode ser bacana “migrar” para outras atividades nos dias de folga e isso também permitiria ganhar alguma grana extra.

Por exemplo, essas domésticas podem usar os dias livres para passar roupa para fora, para cuidar de crianças ou até mesmo se especializar na culinária, fazendo bolos e pães para fora. Afinal, a partir de cursos online dá para aprender receitas novas e bem deliciosas.

Redatores (profissionais do marketing)

E mais um profissional que queremos mencionar aqui é o redator, mas que também pode ser visto como outros do marketing. É comum que esse tipo de profissional atue de forma mais liberal e autônoma do que a carteira assinada. Porém, dá para pensar em “dia de descanso”.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, e você fecha um contrato de dois dias de trabalho ou de 10 textos na semana, com certeza, vai ter tempo de sobra, não é? Então, que tal usar esse tempo livre ou dia de descanso para fazer mais dinheiro? É claro que você pode continuar no mesmo trabalho.

No entanto, também é legal considerar que você pode atuar em outras áreas ou em outras funções. Uma boa ideia pode ser empreender com a venda de afiliados ou criando uma loja virtual para revender produtos ou ainda se tornar fotografo de eventos e assim por diante.

Migrar de profissão vale a pena?

Como a gente falou acima, saiba que fazer trabalhos de outras áreas, durante os dias de descanso, não é nada ruim, viu. Ao contrário, é nessas horas que você pode começar a notar que tem outras formas de ganhar dinheiro e, inclusive, que podem até satisfazer mais você.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Há muitos vigilantes que se aventura em vendas online e isso pode dar muito certo. Tem médicos que estão vendendo cursos online para estudantes da área e isso também dá resultado. E há ainda domésticas se transformando em autoras de livro.

Ou seja, acaba sendo uma boa ideia você pensar em áreas diferentes porque isso pode “contrabalancear” o seu trabalho fixo, que tem a ver com a jornada de 12×36 e ajudar você a se tornar mais criativo, ativo e até mesmo mais rico, não é?

Outras jornadas de trabalho possíveis

Por fins de curiosidade, também é legal considerar que há ainda outras cargas horárias que podem compor a jornada de trabalho. Por exemplo, tem a 5×1, que diz que o trabalhador atua em 5 dias na semana e folga em um. Nesse caso, o descanso não tem dia fixo para acontecer.

Opções de renda extra para quem trabalha no formato 12x36
Foto: (reprodução/internet)

Tem ainda o formato 5×2. Aliás, esse é o caso mais usado, sendo que o profissional atua segunda à sexta-feira e tem folgas fixas aos sábados e domingos. Tem a escala 6×1 também, que ele folga, quase sempre, aos domingos.

E não consideramos aqui as leis. Por exemplo, quem trabalha a noite, independente da jornada de trabalho, tem direito ao adicional noturno, que geralmente é de 20%. Mas, o foco do texto não é falar disso. Então, sempre fique atento às leis de trabalho, combinado?

O planejamento pessoal de cada profissional

Para terminar o texto, a gente não pode deixar de dizer que o mais importante de tudo é que o profissional entenda a sua necessidade de ter folgas semanais, mensais, férias e tudo mais que vai fazer bem para a sua saúde física, emocional, mental, psicológica e outras.

A maioria dos psicólogos e médicos recomendam que ainda que os trabalhadores possam trabalhar no “dia do descanso” nessa jornada de trabalho, o ideal é pensar na carga intensa do trabalho e não apenas nessa jornada, que é contada através de horas de trabalho.

ANÚNCIO