As 20 melhores profissões para pessoas calmas

Existem as profissões que são mais estressantes e as que são menos estressantes. Agora, também tem aquelas que exigem da pessoa uma qualidade que nem todo mundo: a calma. Isso porque são cargos que exigem precisão ou mesmo paciência. Entenda isso na prática.

A nossa ideia foi listar essas 20 profissões por ordem de tema e não por salários. Assim, vamos começar falando de profissionais que trabalham manualmente e passaremos por aqueles da área da medicina, das finanças, do esporte, da educação, entre outros. Acompanhe.

Foto: (reprodução/internet)

1 – Relojoeiro

Vamos começar com a profissão do relojoeiro. Você já viu uma foto ou um vídeo de como é fazer ou arrumar um relógio de pulso ou de parede ou de bolso? É claro que hoje há uma infinidade de tecnologia por trás. Porém, o trabalho manual ainda importa e muito.

Foto: (reprodução/internet)

Usar aquelas pequenas ferramentas não é fácil. E mesmo com a lente de aumento, o trabalho pode ser algo bem “penoso”. E se você não estiver calmo, amigo, com certeza, o seu serviço não vai ser concluído com sucesso, hein.

2 – Cabeleireiro

Outro trabalho manual que trouxemos aqui é do cabeleireiro ou do barbeiro. Olha só a situação: imagine que você chegue no salão e o seu cabeleireiro está “cuspindo fogo” de tão nervoso. Daí ele começa a cortar os seus fios de um jeito bem “agressivo”.

Foto: (reprodução/internet)

Você se sentiria como? Obviamente, não muito bem, certo? Pois é, além do risco de fazer um corte errado, ele ainda pode machucar você. E agora se ponha no lugar do profissional. Entendeu porque o cabeleireiro deve (ou deveria) estar sempre calmo?

3 – Costureira

Linha e tesoura na mão e o que você pensa? Costureira, certo? É isso mesmo. Seja para fazer um remendo, costurar uma calça ou pregar um botão, o trabalho tem sido cada vez mais requisitado no país todo devido a ideia de “economia” e “sustentabilidade”.

Foto: (reprodução/internet)

Agora, você já fez o teste, que é bem antigo e pode dizer muito sobre você, de “colocar a linha na agulha”? É amigo, esse é um primeiro passo para você saber se está nervoso. Porque para conseguir é preciso estar muito calmo, viu. E não é só isso: costurar, no geral, exige calma!

4 – Bibliotecário

O que você considera quando pensa em uma biblioteca? Um lugar calmo, silencioso, com livros, tranquilo, de paz e até mesmo um tanto quanto monótono, correto?

Foto: (reprodução/internet)

Então, se você é quem trabalha lá e está estressado, com certeza, há algo que não vai dar certo, concorda? Ou seja, ainda que não seja um risco tão grande, você pode perder o emprego se perder a paciência com os clientes que vão ali em busca do ambiente calmo.

5 – Cirurgiões

A gente citou os cirurgiões como os melhores representantes dos médicos aqui. Mas, o fato é que todos eles precisam ser calmos para lidar com pacientes que podem estar em um estado de choque. Ou simplesmente para conseguirem fazer uma cirurgia milimetricamente perfeita.

Foto: (reprodução/internet)

Outro ponto a ser avaliado é que geralmente é uma profissão estressante. Então, um profissional “não calmo” sofreria ainda mais nesse tipo de trabalho.

6 – Enfermeiros

Já pensou você ficar nervoso e precisar coletar sangue de um paciente? Colocar a agulha na veia dela pode ser uma tarefa praticamente impossível, nesse caso.

Foto: (reprodução/internet)

Então, ainda que já tenhamos falado da rotina estressante, saiba que os enfermeiros devem (ou deveriam) ser profissionais calmos e tranquilos.

7 – Anestesistas

Os anestesistas foram citados aqui porque eles precisam ser frios e, logo, calmos. Não que uma pessoa calma é uma pessoa fria, está bem?

Foto: (reprodução/internet)

No entanto, observe que errar na dosagem de anestesias pode causar a morte de pacientes. E somente um profissional tranquilo vai conseguir encontrar o melhor caminho para tomar decisões rápidas.

8 – Criminologista

Ainda na área da saúde, mas sendo mais técnico, nós temos o criminologista. Ele é um profissional que vai estudar muito sobre tudo o que envolve um crime, especialmente, sobre o estado de saúde das pessoas.

Foto: (reprodução/internet)

E se não estiver calmo o suficiente para isso, ele pode deixar passar detalhes que fariam toda a diferença na busca pelos resultados dos crimes.

9 – Tradutor

Entrando em uma área mais didática, saiba que o trabalho do tradutor exige paciência e calma. Então, mesmo que você tenha que traduzir um livro em 1 semana, respire fundo.

Foto: (reprodução/internet)

O estresse pode fazer com que o seu trabalho se atrase ainda mais. Sem contar que você perde o poder de concentração. Então, lembre-se da respiração antes de começar. 

10 – Escritor

Há quem diga que a atividade de escrever é uma forma única de “desestressar”. E isso pode sim ser uma verdade.

Foto: (reprodução/internet)

Mas, se você busca isso como profissão, uma boa dica é conversar com quem ganha dinheiro escrevendo. Você vai ver que eles concordam em dizer que estar calmo é uma forma de conseguir encontrar as melhores palavras para os textos.

11 – Editor de Vídeos

Hoje em dia é bem fácil a gente editar (ou tentar editar) um vídeo. Faça isso você mesmo: baixe no seu celular um desses aplicativos de edição de vídeo gratuitos e tente fazer o trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

É possível que se você não estiver calmo o suficiente, nada vai sair como o desejado. E quanto mais nervoso você ficar, pior o resultado, amigo. Ou seja, fique tranquilo antes de pôr a mão na massa.

12 – Desenvolvedor Web

Criar programas e aplicativos para celular e computadores é um tipo de tarefa que cada vez é mais requisito no mundo todo.

Foto: (reprodução/internet)

Porém, para ter uma ideia clara de como tudo vai ficar e funcionar, só tendo uma boa noite de sono e muita calma no projeto. A ideia de correr contra o tempo não costuma dar certo.

13 – Astrônomo

Estudar o mundo não é nada fácil, amigos. Muitas vezes, essa é uma profissão ingrata. Agora, imagina você querer que o tempo passe mais rápido, que os eclipses aconteçam logo ou que a Terra se mova mais rapidamente. Não dá certo, né?

Foto: (reprodução/internet)

Portanto, astrônomos devem ser calmos e fica aqui a dica. 

14 – Guarda Florestal

O guarda florestal é aquele profissional responsável por resguardar o bem-estado de uma região ou área florestal.

Foto: (reprodução/internet)

Geralmente, é um trabalho calmo. E até mesmo os mais estressadinhos se dão bem nesse trabalho. Porém, a calma tem que se manter para casos urgentes, como de incêndios.

15 – Detetive Particular

Você já viu um detetive particular estressado? Obviamente, ele não consegue as respostas que procura se estiver nesse estado.

Foto: (reprodução/internet)

É preciso muita concentração, paciência e calma. Ou seja, apesar de estar sempre em “emboscadas” e ter um “trabalho sujo” a fazer, saiba que ser calmo é um diferencial e tanto.

16 – Piloto de Fórmula 1

O piloto de Fórmula 1 representa todos os pilotos de alta velocidade do mundo, da Moto Cross e Moto GP até mesmo as Fórmulas Truck e as manobras arriscadas de Jeep.

Foto: (reprodução/internet)

O fato é que a precisão é importante e qualquer erro pode ser fatal. Nesse caso, literalmente. 

17 – Atirador

Aqui a gente nem precisa de muita explicação, precisa? Se você viu alguém filme ou série onde há atiradores de elite, você sabe muito bem do que estamos falando. 

Foto: (reprodução/internet)

Por mais que ele esteja vendo mortes, correndo risco de vida e tudo mais, somente a tranquilidade é que vai fazer com que tenha uma boa mira e faça um bom tiro ao alvo. Ninguém que está nervoso consegue acertar o alvo, amigo, só em filmes mesmo.

18 – Professor Infantil

Parece piada ou brincadeira, mas é muito sério. Saiba que o professor infantil, que muitas vezes vem no cargo de pedagogo, tem um papel muito importante na sociedade.

Foto: (reprodução/internet)

Fora isso, ele precisa ter muita calma para lidar com crianças o tempo todo. Isso porque crianças são seres humanos muito imprevisíveis e que ainda não conhecem sobre leis ou regras. Então, em qualquer momento, você terá que ter uma paciência de Jó.

19 – Gestor de Fundos

Esses dois últimos tópicos são para citar a área das finanças mesmo. E o primeiro profissional que queremos destacar aqui é o gestor de fundos. Se for de um fundo internacional ou de ações, então, mais calma ainda, viu.

Foto: (reprodução/internet)

É claro que o gestor de fundos tem uma equipe por trás e algum tempo para tomar decisão. Porém, qualquer erro pode ser “fatal”. E ainda que não se tenha como cobrar resultados de forma direta, um resultado ruim significa prejuízos na certa. Olha a pressão, amigo.

20 – Investidor Home Broker

E para fechar a lista, o investidor home broker. Sabe quem ele é? Aquele que opera na bolsa de valores no que é chamado de day trade. Ou seja, o foco dele está em comprar e vender ações no mesmo dia visando o lucro rápido.

Foto: (reprodução/internet)

É um tipo de trabalho muito arriscado. E, geralmente, o profissional trabalha para ele próprio. No entanto, isso não deixa de ser uma profissão, já que exige conhecimento, técnica, horários e tudo mais. Não há, no mundo, investidor day trade que ganhe dinheiro se não for calmo, viu.

Ah, só uma coisa importante aqui: hoje em dia é muito fácil se tornar um profissional como esse já que não se exige nem mesmo cursos obrigatórios. Porém, saiba que há um risco bem grande também. Por isso, não se recomenda a profissão para quem não tem experiência. 

Como saber se você é uma pessoa calma?

Bom, para fechar o texto, nós vamos deixar aqui uma espécie de “curiosidade”. Você pode ter lido todo o texto até aqui, porém, não ter a certeza, ainda se é um profissional calmo.

Para isso, você só tem uma saída: fazer uma auto avaliação e ser o mais sincero possível. Se ainda assim continuar sem resposta, o próximo passo pode ser a de procurar ajuda profissional, como de médicos e psicólogos, para busc2ar esse autoconhecimento.