9 ideias de trabalho para fazer em casa

Você, por algum motivo, não pode sair de casa para trabalhar ou prefere ficar em casa? Então, saiba que existem, ao menos, 9 opções de trabalho para você. Inclusive, algumas não exigem formação acadêmica e outras podem ser possíveis através de cursos rápidos e online.

O mais legal é que esse leque de opções é bastante variável e flexível. Por exemplo, você pode ser um investidor, uma costureira, um assistente virtual, um vendedor online, um redator, um consultor, uma babá ou mesmo começar a escrever o seu primeiro livro. Conheça 9 ideias de trabalho home office.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

9 – Costura

A costura é uma das profissões mais antigas do mundo. E, mesmo com o avanço da tecnologia, ela continua tendo a sua importância e, na maior parte das vezes, exige que alguma profissional tenha habilidades manuais, com o apoio de uma máquina de costura e linhas.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Assim, para quem já sabe costurar, dá para ver que o trabalho caseiro é uma ótima opção porque não é preciso gastar ou investir em ateliers. Ao menos, não no começo da carreira. Para quem já tem um grande público e clientes fiéis, essa ideia de empreender é boa.

Bom, mas se você está começando, então, cursos online podem ajudar você a se especializar em várias áreas ou criar peças diferentes. De todo modo, trabalhar de casa é uma boa ideia para esses tempos de pandemia, onde as pessoas continuam usando roupas, não é mesmo?

8 – Assistente

Agora, a gente tem uma profissão bem mais recente para contrastar o que falamos acima. Nesse caso, a profissão até que existe há bastante tempo, sendo a de assistente pessoal. Só que ela evoluiu para uma nova possibilidade: de assistente virtual, que pode trabalhar de casa.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

E o que isso quer dizer? Na prática, nós estamos falando de um profissional que pode executar todas as tarefas de um assistente pessoal ou profissional do aconchego da sua casa. Ou seja, ele pode atuar como um secretário mesmo, marcando entrevistas, agendando horários, etc.

Para isso, geralmente, só se exige um computador com acesso à internet e muita comunicação. O mais legal é que tem sido uma opção viável também para grandes empresas, já que esse suporte administrativo se faz muito necessário hoje em dia para todo negócio.

7 – Consultoria

Seguindo a mesma ideia do assistente virtual, a gente tem o consultor. Mas quem é esse profissional? De modo geral e clássico, um consultor é alguém que tenha expertise em determinado assunto e pode orientar outros profissionais de um determinado setor.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Logo, com a internet e a pandemia, esses consultores começaram a prestar serviços online, sendo que não precisa mais sair de casa para ir até a empresa falar com os colegas de trabalho. Aliás, dá para criar reuniões semanais e falar com várias pessoas ao mesmo tempo, em uma única vez.

Só que diferente do assistente virtual, ele poderá ter um trabalho mais pontual. Isso porque a sua análise é que toma mais tempo enquanto que passar os ensinamentos para os outros é um trabalho rápido, que demanda de alguns minutos ou horas. É um trabalho importante hoje.

6 – Redação

Olha só: a gente não precisa pensar muito para chegar no resultado de que hoje em dia o trabalho de um redator é importantíssimo nos dias atuais. O motivo é que toda empresa e pessoa que atua na internet precisa ter bons textos, além de outras mídias, como imagens e vídeos.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, o que adianta ter um ótimo vídeo no Youtube, com uma ótima edição, se a legenda está toda errada? Do que vale uma imagem brilhante para o Instagram, se não há descrição dela? E a boa notícia para esses profissionais é que dá para trabalhar de casa, no home office, a qualquer hora do dia. 

Isso porque o trabalho de escrever exige concentração, tempo, um computador e internet. Fora isso, você não tem que estar presente em um escritório. Aliás, mesmo que queira fazer uma reunião, isso é possível de ser feito online, em aplicativos, sites, pelo celular.

5 – Arte

Sobre a arte, aqui é preciso uma atenção porque estamos falando sobre todo tipo de arte, ok? O artista pode ser aquele que vende quadros, pinturas, retratos. Também pode ser o que faz esculturas com vidros, alumínios, recicláveis. E também o artista digital, que você vai conhecer agora.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, ele é aquele chamado de designer gráfico, que usa elementos digitais para criar campanhas, anúncios e propagandas. Ambos os profissionais, artista tradicional ou designer gráfico podem trabalhar do lar, de casa, do aconchego de um home office, em qualquer parte do mundo.

Sendo assim, o que vai mudar entre eles tem a ver com as ferramentas usadas. No primeiro caso, ele precisará de mais espaço para pintar os retratos, além de tintas, pincéis, etc. No outro caso, o computador com programas de edição é suficiente. Mas ele pode ter os acessórios também.

4 – Livros

Você pode até achar que esse tópico se confunde com o 5, que é sobre redatores. E isso, em partes, é verdade, já que ambos escrevem. Porém a gente quer trazer um novo foco para esse ponto: o autor de livros é uma chance única que muita gente está tendo nessa pandemia.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

O motivo é que escrever livros não é simples: ou seja, não basta você simplesmente começar a escrever e terminar a noite. O processo ainda passa por revisão, reescrita, publicação. E nesse meio tempo vão horas e dias. Já para quem está começando pode levar meses e anos.

O fato é que escrever um livro é um ótimo trabalho para fazer em casa. Geralmente, você nem precisa ter um home office próprio para isso. Talvez, a maior inspiração poderá acontecer na calada da noite, na sua cama, no sofá da sala ou na mesa de jantar, por exemplo. 

3 – Vendas

Agora sim uma novidade: se você estava acostuma com aquele trabalhador de vendas, que ia de porta em porta ou viajava cidades ou ainda que ficava em frente a uma loja para oferecer os produtos, calma. Ele ainda resiste ao tempo, porém, há novos tipos de vendedores. 

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Esses novos vendedores atuam na internet e podem vender em plataformas, sites, lojas virtuais, e-commerce. E qual é a ideia: a mesma, de vender. Porém há algo que muda: ele pode usar ferramentas e tecnologias digitais para isso, como as redes sociais, por exemplo.

Mais do que isso, dá para ter uma loja inteira online, com vitrine e tudo, sem sair de casa. Ou seja, estamos falando de uma profissão que permite o trabalho de casa, seja do quarto, da sala ou da cozinha. Mas é preciso ter todas as características de um bom vendedor, ok?

2 – Investimentos

Outro tema que pode ser curioso para você é sobre investimentos. Você já deve ter ouvido falar sobre os traders, não ouviu? Eles são profissionais que passam o dia todo investindo em ações ou no mercado de ações. Assim, fazem compras e vendas quase que diariamente.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Logo, é uma profissão que se popularizou por permitir o trabalho de casa, também. Afinal, você não tem que ir até uma casa de câmbio ou a B3, em São Paulo, para comprar ou vender uma ação. Sendo que dá para fazer tudo de casa, pela internet, em apps e sites de corretoras.

No entanto, saiba que nem todo mundo está apto para esse trabalho, ok? A dica é estudar muito sobre o mercado, as corretoras, as ações. Só depois é que se deve começar a fazer os investimentos. Afinal, ele é arriscado e você também pode perder dinheiro.

1 – Babá

E vamos terminar falando de outra profissão que é bem antiga. A babá é aquela pessoa que fica responsável por cuidar de crianças e bebês. Geralmente, ela vai até a casa da pessoa interessada. Só que hoje em dia também é possível receber essas crianças e bebês.

9 ideias de trabalho para fazer em casa
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, é uma ideia muito boa para quem não tem como se locomover até o trabalho. E o mais legal é que isso pode baratear o custo para as mamães e papais que precisam do serviço. No entanto, você tem que ser uma pessoa confiável e que goste de crianças.

Ter conhecimento básico sobre os cuidados com bebês é um diferencial. No mais, você também poderá fazer cursos rápidos para aprender as principais tarefas da profissão. Quanto às exigências, o mais legal é combinar com quem está contratando o serviço.

A formalização do trabalho

Um último ponto legal de ser abordado aqui é considerar que hoje em dia há leis que permitem que muitas pessoas trabalhem de casa. Em alguns casos, porém, é preciso comprovar a estrutura para tal profissão. Além do mais, isso varia de região para região.

Já em outros, isso é mais flexível. O importante é sempre buscar formas de estar inserido nas leis. Uma das alternativas atuais é a inscrição no MEI, que é um formato de trabalho muito comum e mais barato, que permite que profissionais fiquem regularizados e conforme as leis.