Jovem Aprendiz Senac – Veja como se candidatar

O Senac é uma instituição educacional muito bem conceituada e que representa uma grande oportunidade de trabalho. Muitos jovens quando estão iniciando a sua jornada profissional tem dificuldades em se inserir no mercado. Dentro desse cenário o programa do governo Jovem Aprendiz é uma excelente opção

Ao ser contratado como Jovem Aprendiz, o candidato tem a oportunidade de trabalhar com carteira assinada e com uma jornada de trabalho reduzida. Outra vantagem é que o jovem participante ainda recebe formação profissional durante o período do trabalho.

Jovem Aprendiz
Fonte: imagem/internet

Como o objetivo do programa é inserir os jovens no mercado de trabalho, não é necessário comprovar alguma experiência para poder participar. É importante notar que para participar do Jovem Aprendiz não existe um único cadastro. Então é necessário buscar as empresas para se cadastrar. 

Saiba tudo sobre como se candidatar a uma vaga como Jovem Aprendiz no Senac e se inscreva.

Quais os pré requisitos para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz?

  • A idade para se inscrever no programa é entre 14 e 24 anos
  • Estar frequentando a escola

Esses são os únicos pré requisitos exigidos por lei, no entanto as empresas podem fazer as suas próprias exigências para escolher os seus funcionários. Isso significa que podem existir mais pré requisitos. Algumas empresas dão preferência para estudantes de baixa renda, no entanto, isso não é uma regra. 

ANÚNCIO

Toda empresa deve ter em torno de 5% a 15% de funcionários aprendizes. Os contratos têm uma duração de até 2 anos. É uma oportunidade de ter uma experiência considerável para o próximo trabalho.

Como faço para me candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz no Senac?

Para se inscrever no Programa do Jovem Aprendiz no Senac, é necessário entrar no site da da instituição para conferir as vagas. Outra possibilidade é se inscrevendo na instituição pessoalmente.

O Senac está presente em todos os estados do país e cada unidade possui uma administração diferente, então é necessário se informar juntamente ao Senac da sua cidade. 

Quais são os benefícios que o Senac oferece?

O contrato de trabalho do jovem aprendiz, geralmente oferece as mesmas coisas, que são: registro em carteira, férias, décimo terceiro salário, descanso semanal remunerado, auxílio desemprego, vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde e odontológico. 

Qual a qualificação oferecida pelo Senac?

Quem participa do programa juntamente ao Senac, pode ter acesso aos seguintes cursos:

  • Serviços de bar e restaurante
  • Atendimento em posto de combustível
  • Operação e manutenção de equipamentos relacionados a área de informática
  • Serviços de lanchonete, supermercados e vendas
  • Serviços no setor hoteleiro

Existem outras formas de cadastro?

Como mencionamos anteriormente, não existe um cadastro único para participar do Programa Jovem Aprendiz, no entanto existem algumas instituições que fazem a conexão entre os candidatos e as empresas. Nós vamos mencionar aqui algumas delas para que você possa conquistar a sua vaga no programa. 

CIEE (Centro de Integração Empresa Escola)

Procure uma unidade do CIEE na sua cidade. É uma instituição sem fins lucrativos e que trabalha há anos fazendo que diversos estudantes alcançassem sua oportunidade de estágio ou outro programa que os ajude a conquistar uma experiência profissional. 

Espro (Ensino Social Profissionalizante)

Instituição voltada ao trabalho com os jovens que buscam uma oportunidade profissional. Eles também não possuem fins lucrativos e disponibilizam vagas para o Programa Jovem Aprendiz com frequência. 

ISBET ( Instituto Brasileiro Pró-educação Trabalho e Desenvolvimento)

Outra empresa sem fins lucrativos que ajuda jovens a alcançarem uma oportunidade. Busque na sua cidade se existe uma unidade e aproveite. 

ANÚNCIO