Logo que a série brasileira foi anunciada pela Rede Globo, todo mundo correu para descobrir do que se trata. Afinal, a chamada era bem incrível e entre as notícias mais recentes, a participação de uma dupla reconhecidíssima interessou muita gente.
Selton Mello e Rodrigo Santoro estão nela e contracenando após mais de uma década de distância. E a gente vai explicar melhor como essa história vai se desenvolver, seja contando sobre a atuação do Caio ou do Davi, que você conhecerá nos próximos tópicos.
Caio e Davi
Caio é o terapeuta, vivido por Selton Mello que, inclusive, também dirige e produz a série. O terapeuta profissional, que cuida da saúde mental das pessoas, também faz terapia e a ideia é mostrar um pouco desse lado que pouca gente conhece.
Aí é que entra o Rodrigo Santoro, que faz o papel de Davi, que é o terapeuta do Caio na chamada “supervisão”, que é justamente essa terapia que o terapeuta faz.
A curiosidade está no fato de que esses dois atores não se encontravam em cena há 13 anos, sendo que fizeram amizade nas gravações da novela “Olho no Olho” nos anos de 1990.
A estreia
A estreia da série já aconteceu. Se você leu o texto até aqui pode ser que não sabia disso. Porém, com episódios que variam de 22 minutos até 29 minutos, a série foi ao ar pela primeira vez em outubro de 2012. É isso mesmo.
O fato é que a nova temporada, que é a quarta de toda série, vai estrear agora, em 2021. Então, é aqui que muita gente se confunde e nós vamos tratar de explicar agora mesmo.
O Dr. Caio Barone, de Selton Mello, já havia participado da primeira temporada, que aconteceu lá em 2012. Então, ele voltou na quarta temporada, que foi em 2019 e agora ganhou um papel principal, na quinta temporada, que vai estrear em breve.
Theo, Dora e Sofia
Além do Caio e do Davi, que já mencionamos aqui, considere que o Dr. Theo Cecatto apareceu em todas as temporadas até aqui, sendo um dos atores principais nas três primeiras. Porém, ele não aparece na última. Ele é vivido por Zé Carlos Machado.
Já a Dra. Dora Aguiar, que é interpretada por Selma Egrei, apareceu nas três primeiras temporadas e não nas seguintes. Já a Dra. Sofia Callas, que é vivia por Morena Baccarin, apareceu na quarta e na quinta temporada, sendo uma nova protagonista.
Como atriz recorrente, mas não principal, das novas temporadas, a gente pode mencionar ainda a Nathalia Timberg, que vive Alice Barone.
Os pacientes
Como a história narrada a vida dos terapeutas, a gente citou eles nos papéis principais, nos tópicos acima. Mas, considere que os pacientes também formam a lista de personagens importantes da trama e, por isso, vamos lembrar de alguns deles.
Na primeira temporada (2012), os atores foram:
- Maria Fernanda Cândido;
- Sergio Guizé;
- Bianca Muller;
- André Frateschi;
- Mariana Lima.
Na segunda e na terceira, tivemos:
- Bianca Camparato;
- Cláudio Cavalcanti;
- Adriana Lessa;
- Derick Lecouffle;
- Letícia Sabatella;
- Ravel Andrade;
- Rafael Lozano;
- Paula Possani.
Já na quarta e na última, o elenco foi formado por:
- Fabiula Nascimento;
- Lívia Silva;
- David Júnior;
- Cecília Homem de Mello;
- Letícia Colin;
- Christian Malheiros;
- Luana Xavier;
- Miwa Yanagizawa.
O enredo da série
Como são cinco temporadas, que foram lançadas em anos diferentes e criando um hiato entre 2014 e 2019, nós vamos mencionar aqui alguns detalhes da história em uma espécie de linha do tempo. A ideia não é dar spoilers e sim mostrar a vocês qual é o pano de fundo dela.
Vale lembrar que a última temporada, que é a quinta, ainda não estreou. Portanto, nesse caso sim pode ser que talvez você não deva ler – se se incomoda com os spoilers. Bora lá?
1ª temporada (2012)
A estreia aconteceu em 2012 e trouxe Theo Cecatto como personagem principal. Ele é um psicoterapeuta de meia-idade. E a ideia foi mostrar a relação dele com os pacientes em seu consultório clínico.
Assim, a cada semana um paciente era atendido. Por isso, temos a participação dos pacientes, como o que tem medo de se relacionar e a que sofre acidente de trânsito. Já o Theo vai a terapia às sextas-feiras falar da sua vida pessoal.
Um ponto curioso, e até mesmo polêmico, é que durante os episódios ele vê o casamento e a relação familiar desmoronar, o que acaba influenciando na maneira como avalia os pacientes.
2ª temporada (2013)
Dando seguido à primeira temporada, a gente tem os acontecimentos narrados no ano seguinte. O foco ainda está na vida do Theo, que se separou da esposa e vai para um apartamento em São Paulo.
Ele passa a atender novos pacientes, como uma que tem câncer, um empresário que sofre de ansiedade, um garoto jovem que não entende a separação dos pais, entre outros. Ele continua fazendo as suas terapias, no consultório da Dora.
O ponto curioso dessa temporada é que ele encontra um amor antigo, o que faz ele reviver a sua juventude, a relação com o pai e os reflexos disso na sua personalidade de terapeuta.
3ª temporada (2014)
A última das temporadas que foram sequências é essa daqui, que conta sobre o retorno do Theo após um período de descanso e reflexão.
Quando retoma ao trabalho, ele descobre que o filho mais velho vive um momento difícil e que o drama familiar pode lhe gerar alguns novos relacionamentos com outros familiares.
Ao mesmo tempo, ele continua atendendo pacientes e acompanhando a trajetória deles. Agora, ele passa a ir em um grupo de supervisão com outros terapeutas, com uma nova abordagem para falar dos problemas dos pacientes. Os roteiros são originais.
4ª temporada (2019)
Após o hiato de 5 anos, a nova temporada sai. A série chegou a ser encerrada, mas voltou em uma espécie de produção nacional. Inclusive, com a chegada de Morena Baccarin e o Selton em papéis mais importantes. Já Zé Carlos havia sido contratado pela Record.
Foi nesse momento que a Globoplay liberou todos os capítulos anteriores aos assinantes – também como forma de atrair o público. E o modelo continuou o mesmo: cada paciente sendo atendido em um dia da semana.
Nesse ano, a Fabiula Nascimento ganhou prêmios pela atuação que fez. E sobre os atendimentos, eles seguiram, com um machão que lida com disfunção erétil, uma mulher que perde o marido e uma adolescente que tem dificuldades para assumir os problemas.
5ª temporada (2021)
Ainda que exista um hiato de dois anos, saiba que isso é devido a pandemia e não tem a ver com a mudança de atores, por exemplo. Selton Mello e Morena Baccarin continuam no elenco, com a adição de Rodrigo Santoro, que foi a grande contratação da Globo.
Morena era a supervisora de Caio agora, que atende o psicólogo às sextas-feiras. Caio era o psicólogo jovem, que tem uma tragédia familiar por trás. Fabiula era a paciente mais importante que vem da temporada anterior. Agora, algumas coisas mudaram.
Aliás, é aqui que começa aquela relação com o Rodrigo Santoro, que se torna o novo supervisor do Selton. E o mais incrível é que há relação com a pandemia, como dizem os autores: “as questões que trazemos podem acontecer a qualquer tempo”.
Baseado em BeTipul
Outra curiosidade, que pouca gente sabe, é que a série brasileira foi baseada em um drama de TV de Israel, chamado BeTipul ou algo como “Terapia”. Ele conta sobre o psicólogo Reuven Dagan, que é vivido por Assi Dayan.
A série original conta sobre a vida do psicólogo, que lida com pacientes em sua clínica durante a semana e busca tratamento psicológico para si mesmo em outros dias. As primeiras produções foram em 2009 e o programa foi levado e adaptado para vários outros países.
Na primeira temporada, ele ganhou todos os prêmios da Academia Israelense por ser uma série dramática de sucesso, isso inclui premiações como de melhor série, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor direção.
Onde assistir a série Sessão de Terapia
Para quem gostou dessa história e da produção, que vem lá de 2012, leve em conta que ela é da Rede Globo, portanto, você vai poder assistir nos canais da empresa.
Atualmente, a série está sendo exibida apenas no streaming, que tem mensalidade. Se você tiver acesso, considere o Globoplay para ver a nova temporada ou o canal GNT, que é onde foi exibida as primeiras temporadas. Até aqui, a série soma 150 episódios.
Como vai funcionar a exibição da nova temporada
Todas as temporadas até aqui estão disponíveis no Globoplay, que é um serviço de streaming com assinatura mensal. A partir da quinta temporada, alguma coisa muda. Por exemplo, na estreia, serão lançados 10 episódios de uma só vez.
A partir disso, a cada semana mais 5 episódios serão lançados na plataforma, sempre às sextas-feiras até que se alcance 35, que é o estipulado para a temporada. As gravações foram feitas nos Estúdios Globo e a temporada foi escrita por Jaqueline Vargas.