12 livros para quem sonha em ser médico

Se você é estudante de medicina ou se está prestando o vestibular, saiba que os livros são ótimas formas de aprender mais sobre a profissão. Inclusive, a maioria deles foi escrita por médicos que viveram na pele a profissão ou que conheceram muito bem ela. 

Fomos atrás das obras mais indicadas, que considere estudos de Idades Antigas até a modernidade. Portanto, você vai poder aprender sobre técnicas pioneiras e outras tantas mais atuais, em uma linha do tempo que explica a medicina, a ciência e a importância dela. 

ANÚNCIO
12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

12 – Das Tripas Coração (Roy Poter)

Esse é um ótimo livro para começar o texto porque ele é uma narrativa que conta sobre as práticas da medicina desde os primórdios até a atualidade. O livro do historiador britânico de medicina fez um grande sucesso no lançamento.

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque conta sobre doenças, tratamentos, dilemas profissionais, avanços da ciência. E em cada capítulo ele traz um subtópico de grande importância. Sendo que o mais legal é observar a saga dos caçadores da pré-história até a ascensão das sociedades após a revolução industrial. 

11 – A Estratégia da Lagartixa (Dario Vianna Birolini)

Esse é outro livro bom para se ler antes de se tornar um médico. Isso porque Dario conta sobre o dia a dia do profissional e de um modo muito leve. Inclusive, descontraído. Assim, ele cita a própria história, desde a faculdade até a carreira de médico. 

ANÚNCIO
12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Durante as páginas, ele traz temas importantes sobre a prática profissional de um médico, citando inclusive as angústias e as limitações. 

10 – Por um Fio (Drauzio Varella)

O médico brasileiro especialista em oncologia viveu uma época em que o câncer era visto com muito horror, ao passo de que nem se pronunciava esse nome. Ele conta que se fala em “aquela doença”. Desde essa época, ela lida com o tema.

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, em “Por um Fio”, ele relata histórias que colocam o leitor próximo as questões delicadas da doença, inclusive, mostrando as difíceis decisões dos médicos no dia a dia. Por exemplo, mostra a reação de quem descobre a doença e de quem descobre o doente.

9 – O Imperador de todos os Males (Siddharta Mukherjee)

Siddharta é um cancerologista muito famoso que tentou criar uma biografia do câncer. E, de fato, ele conseguiu isso. Assim, traz uma linguagem acessível para as pessoas interessadas, que não são apenas estudantes de medicina, obviamente. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Ele revela os resultados das pesquisas mais recentes e também dos tratamentos que são considerados mais radicais, como a mastectomia e a quimioterapia. Para quem tem dúvidas sobre a obra, saiba que ele venceu o Prêmio Pullitzer. 

8 – Mortais (Atul Gawande)

Antes de falar do livro, vamos apresentar o autor dele. Atul é um médico americano, que ficou conhecido por ser o cirurgião de Johns Hopkins. Mais tarde, por ter sido fonte de insipiração para o programa “Safe Surgery Saves Lifes”, que é da Organização Mundial da Saúde.

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Isso tudo porque ele conseguiu reduzir em mais de 50% as taxas de infecções de ferida operatória em hospitais. Quanto ao livro, ele conta sobre as batalhas dos profissionais da saúde e aborda temas que são persistentes na Medicina, como a morte. 

Ele escreve de forma provocadora, mas bastante honesta, o que aproxima muito os seus leitores da obra. Assim, ele traz uma reflexão final falando sobre os caminhos que a medicina deve percorrer para que a morte seja encarada com sabedoria. 

7 – A Morte da Medicina (Hélio Angotti Neto)

É um livro que tem um título bastante provocativo e, com certeza, essa era mesmo a ideia do autor. Ele é resultante da desilusão do autor quando entrou para o que ele chama de “em nome da ciência”. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o colaborador da Academia Médica mostra como a ciência pode ser perigosa e destruidora. Mais do que isso, ele fala sobre como é preciso ver conceitos inescrupulosos que estão camuflados atrás do conceito da ética da medicina

6 – O Século dos Cirurgiões (Jurgen Thorwald)

Esse ficou sendo um dos livros da medicina mais famosos do mundo porque fala sobre um marco muito importante dentro dessa área: a anestesia. Isso porque na era pré-anestesia, todas as cirurgias eram doloridas. Depois, surgiu o momento das cirurgias sem dor

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, esse fato veio após o século XIX e Thorwald mostra as raízes históricas da Medicina Moderna para chegar até esse patamar. Com histórias e relatos de Henrique Estevão, o seu avô, ele conta o processo de surgimento da anestesia. 

Também cita os pioneiros do estudo, as contribuições e todo o progresso da cirurgia. A obra é um livro de cabeceira para especialistas em cirurgias e pode ser uma ótima leitura para leigos. 

5 – O Médico (Rubem Alves)

E já que comentamos sobre um livro que fala de modernidade, que tal pensar em um título tão tradicional como “O Médico”. A obra é de Rubem Alves e traz uma reflexão sobre o que podemos enfrentar ao lidar com uma doença. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Sendo que isso interfere no nosso comportamento e no nosso jeito de perceber a vida. Assim, conta como os médicos veem a perspectiva de quem não vive aquela situação. Sendo assim, traz uma reflexão interessante que relaciona a doença com a vida das pessoas. 

Há ainda uma hipótese de que as pessoas que não sofrem doenças não são motivadas a gerar mudanças em suas vidas. 

4 – O Físico (Noah Gordon)

Talvez você já tenha visto um filme com esse nome. De fato, ele é baseado na obra de Noah Gordon, que é o primeiro de uma trilogia. Os próximos livros que foram publicados são: Xamã e A Escolha da Dra. Cole. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Eles contam sobre uma história vivida por um aprendiz de médico durante a Idade Média. O nome ele é Rob. J. Cole. E ele decide lutar contra todos os obstáculos para estudar Medicina em uma época que isso não era nada fácil – a igreja não permitia a dissecação de humanos.

Por conta disso tudo, Cole decide ir para a Pérsia, bem no coração do mundo árabe, com o objetivo de realizar o seu sonho de ser médico. A tratam tem ótimas passagens e é uma verdadeira Bíblia para quem sonha em ser médico um dia. 

3 – A Arte Perdida de Curar (Bernard Lown)

Mais uma obra prima para os médicos e futuros médicos é esse livro de Lown. Durante todas as páginas, ele faz um alerta para a necessidade que existe de se ter uma consciência médica quando o assunto tem a ver com a relação de paciente e médico. Esse é um livro muito atual. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Lown é professor emérito de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Harvard. A ideia dele é a de trazer a proposta para o ambiente atual, fazendo com que o médico se coloque no lugar do outro e tenha mais cuidado durante todos os tratamentos que oferece. 

E faz isso ao citar a prescrição de remédios e de procedimentos até chegar ao ponto de mostrar como as palavras impactam na vida dos pacientes. 

2 – Médicos de Homens e de Almas (Taylor Caldwell)

Se você fizer uma pesquisa considerando os livros mais lidos entre os médicos mais experientes, com certeza, vai ver que a maioria deles leu essa obra aqui. Afinal, não é só porque é um livro antigo, mas porque ele faz muito sentido para quem quer ser médico.

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Taylor conta sobre o evangelista São Lucas, que é considerado o protetor dos Médicos. Assim, o romance traz detalhes e mostra as fraquezas do protagonista, mostrando que além de médico, ele era uma pessoa como todas as outras, com sentimentos. 

Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida sobre isso, saiba que esse livro é uma obra que deve fazer parte do seu roteiro a ser lido em breve. 

1 – The Great Influenza (John M. Barry)

Vamos terminar a listagem com esse livro porque não encontramos tradução e porque ele é muito atual. A obra conta sobre a Gripe Espanhola, que foi uma das epidemias mais graves que atingiu a humanidade. Logo, muita coisa acaba se comparando com a atual pandemia. 

12 livros para quem sonha em ser médico
Foto: (reprodução/internet)

Sobre a Gripe Espanhola, ela aconteceu nos anos da Primeira Guerra Mundial, entre 1918 e 1920, sendo que foi uma doença que matou mais de 50 milhões de pessoas. Para quem quer aprender sobre políticas públicas e pandemia, esse é um livro de mão cheia. 

Curiosidade – Se Disney Administrasse Seu Hospital (Fred Lee)

Deixamos para o fim e como curiosidade esse livro porque ele é bem mais voltado para quem faz a gestão de um hospital ou de uma rede de hospitais, além de clínicas e consultórios médicos. Ou seja, é para médicos, mas com foco na gestão do negócio. 

Lee faz um comparativo com a criação de Walt Disney e todos os recursos de publicidade e marketing que ele usou para ter sucesso no seu empreendimento. Assim, mostra como atenção e admiração do paciente pode ser determinante para o médico e a empresa. 

ANÚNCIO