Aprenda tudo da profissão de engenheiro civil com a série Prison Break [contém spoilers]

O que você faria para tirar da prisão alguém que você ama muito? Com certeza, o que o engenheiro civil Michael Scofield fez impressiona muita gente. Talvez, se você nunca viu a série Prison Break, já temos um spoiler. Mas, tudo bem porque a série impressiona mesmo assim.

O fato é que o foco não está em mostrar as artimanhas do engenheiro e apenas isso. E sim provar como essa profissão pode fazer coisas incríveis. A série é muito aclamada pelo público e apesar de “antiga” tem espectadores até hoje. Você vai conhecer mais da série agora.

Foto: (reprodução/internet)

A série Prison Break

Abaixo, a gente vai falar sobre outras séries que mostram sobre profissões. Porém, sem dúvidas, essa é uma das mais indicadas para engenheiros civis. A série americana foi ao ar pela primeira vez em 2005 e durou até 2009.

Foto: (reprodução/internet)

Ela conta sobre Michael, que era um ótimo aluno e se formou com mérito em engenharia civil. Ele tem mestrado em ciências e trabalhava como engenheiro estrutural em uma grande firma. 

Curiosamente, ele foi preso por ser condenado por roubo a mão armada após tentar roubar meio milhão de dólares em uma agência do banco United Savings. No dia do julgamento, ele não contesta a promotoria e pede para cumprir a pena. Estranho? Nem tanto.

O contexto

Isso porque a ideia dele era ser o primeiro nerd da história a entrar em uma prisão por conta própria e havia uma motivação bem forte para isso: ele queria salvar o irmão que foi preso injustamente e passaria pelo corredor da morte.

Foto: (reprodução/internet)

Para conseguir isso, o que ele fez com tatuar no corpo todo um mapa da prisão. Só que de modo disfarçado. Com esse desenho, ele tinha o conhecimento que precisava para escapar da prisão, já que sabia onde cavar, quais paredes usar e as localizações mais fáceis. 

Além da questão estrutural, ele também faz uso de conhecimento em química e física, especialmente na hora de improvisar para sair de situações complicadas. Veja só esse primeiro trailer que saiu e se impressione com a temática, que mudou a história das séries de TV.

A continuação

Acima, a gente falou que a série foi de 2005 até 2009, o que é verdade, se a gente considerar uma primeira parte dela. Mas, após a segunda temporada, como perdeu fôlego e espectadores, a série foi perdendo também a força. Mais recentemente, porém, ela voltou.

Foto: (reprodução/internet)

Isso foi no ano de 2017. Isso porque em 2015 a Fox anunciou que traria a saga de novo dos irmãos, sendo uma minissérie produzida por Paul T. Scheuring. A ideia veio dos próprios protagonistas anteriores que queriam retomar os papéis. 

A nova temporada inicial contou com 9 episódios e trouxe a maioria dos personagens de volta. O enredo se passa após a possível morte de Michel, em O Resgate Final. Na nova história, Lincoln, que é o irmão, descobre evidências do irmão morto em uma prisão do Marrocos.

Os prêmios e as indicações

A maioria dos prêmios da série foi logo após o lançamento, sendo em 2006. Entre eles, tem o de Drama Revelação Favorito de TV da People’s Choice Award e o de Melhor Ator de TV e Melhor série Network da Saturn Award.

Foto: (reprodução/internet)

Há ainda o prêmio da Golden Globe Award de 2005 na categoria de Melhor Drama de TV e Melhor Ator de Drama de TV, além do Emy do Primetime de 2006 e Television Critics Association Awards.

Onde assistir Prison Break

Para quem se interessou, considere que atualmente dá para assistir em vários canais de TV ou streaming, além de DVDs.

Foto: (reprodução/internet)

Um dos melhores exemplos é a Globoplay, que detém o direito de transmissão da série. Por lá é possível ver as 4 primeiras temporadas além da quinta que saiu mais tarde. As primeiras com 22 episódios e a outra com 9 episódios completos.

Mas, é importante saber que a Globoplay é um canal de streaming pago, que pode ser pago em planos anuais com desconto, como em 12 parcelas de R$ 14,90 ou mensalmente, quando o valor sobre para R$ 22,90 em cada mês.

Outras séries para engenheiros civis na TV

Se você curtiu toda a temática que mostramos acima, ótimo. Agora, se você já viu essa série e procura por outras, que tenham a ver com a mesma profissão, saiba que temos ao menos mais quatro delas, que vamos detalhar um pouco mais abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

Leve em conta que são de gêneros diferentes, mas sempre dá um “jeito” de mostrar a importância e o trabalho do engenheiro civil. Veja só.

Megastrutures

Vamos começar falando dessa série que mostra projetos de engenharia que fogem do que é considerado comum no mundo todo. Geralmente, elas chamam a atenção pelo tamanho, pela profundidade, pela localização ou pelos materiais que são usados.

Foto: (reprodução/internet)

Além disso, dá para aprender e descobrir sobre técnicas usadas nessas megas construções.

Grand Designs

É um pouco parecida com a série que acabamos de mencionar. Porém, a ideia é sobre o objetivo de vida de muita gente sobre construir a própria casa. Considere que os episódios são curtos, de no máximo 50 minutos, e mostram todas as fases da construção.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, você fica sabendo desde o planejamento até mesmo a execução da obra, que geralmente traz por trás projetos ambiciosos e inovações do mundo moderno. 

The Code

É um documentário que tem o objetivo de desvendar “o código” das coisas. Mas, não de todas as coisas e sim da vida na Terra e de outros eventos do universo.

Foto: (reprodução/internet)

Logo, isso vai do estudo do código matemático de crenças religiosas até mesmo as formas que existem na natureza. A série é muito indicada para engenheiros civis, especialmente, os mais curiosos que gostam de números e fórmulas.

Sherlock

E aqui talvez a grande curiosidade. Afinal, por que Sherlock estaria na lista? Apesar de o foco estar em contar sobre aventuras de um detetive, saiba que a forma com que ele faz isso é que impressiona. 

Foto: (reprodução/internet)

O Mr. Holmes decifra os seus enigmas a partir do uso do raciocínio lógico e das evidências que aparecem, de forma quase imperceptível, na cena do crime. É uma ótima ideia para quem gosta de encontrar soluções para problemas, por exemplo. 

Outros engenheiros em séries de TV

Para quem quer seguir a profissão de engenheiro e gostou dessa ideia de observar mais os personagens ao ver séries de TV, saiba que há mais um bom exemplo a ser citado aqui. 

Foto: (reprodução/internet)

Aliás, um bom exemplo não. Na verdade, são vários exemplos e de filmes também. Confira! 

Howard Wolowitz (The Big Bang Theory)

Esse exemplo vem com o nome de Howard Wolowitz é Simon Helberg em The Big Bang Theory e é o único engenheiro de um mundo de físicos da série.

Foto: (reprodução/internet)

Porém, não estamos falando da engenharia civil e sim da espacial. O personagem é formado pelo MIT, uma das universidades mais bem-avaliadas do mundo. Ele mora com a mãe, não faz muito sucesso na vida amorosa, porém, encontra o amor da sua vida ao longo dos episódios.

Joseph Cooper (Interestellar)

Mais um engenheiro espacial na lista. O Cooper, que é vivido por Matthew McConaughey, é o personagem principal do futuro, no momento em que a Terra sofre com a falta de recursos naturais. O engenheiro é selecionado para recuperar dados coletados por astronautas.

Foto: (reprodução/internet)

Obviamente, não é o tipo de profissão que a maioria das pessoas sonham. Mas, que atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ser um astronauta ou, pelo menos, trabalhar com esse tipo de assunto, vai. 

Michael Jennings (O Pagamento)

Essa não é bem uma série de TV, assim como Interestellar, a gente está falando de um filme. O papel do Jennings é do Bem Affleck, que vive um engenheiro de computação que trabalha para grandes empresas fazendo projetos secretos. 

Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, considere que todas as vezes que ele faz um trabalho, ele passa por um procedimento que apaga a memória dele para que informações confidenciais não vazem.

Tony Stark (Homem de Ferro)

Outro exemplo é você se lembrar da série de heróis que cita o Tony Stark, Homem de Ferro, de Robert Downey Jr. Para quem não sabe, ele é formado em engenharia elétrica e pelo MIT também.

Foto: (reprodução/internet)

Obviamente, você pensou que ele era empreendedor/empresário, né? Mas, de fato, ele também ganha muito dinheiro com as suas indústrias Stark, que fornece armas para o governo norte-americano.

E mesmo que a formação dele seja pouco conhecida, ela existe e foi criando uma armadura incrível que ele se tornou o Homem de Ferro. Faz sentido, não faz?

Outras profissões que aparecem em séries de TV

Para quem gostou desse tema, considere que em outras séries de TV também dá para aprender muito sobre algumas profissões. Annalise Keating é advogada e aparece em How to Get Away with Murder e Elliot Alderson é programador do Mr. Robot.

A gente ainda pode citar a enfermeira Jackie Peyton, do Nurse Jackie. Assim como Donald Drapter, que é um publicitário de Mad Men.