Conheça um trabalho bom para ganhar dinheiro durante as férias – um não, 7

Em época de crise financeira ou quando a gente tem algum objetivo grande e precisa juntar mais dinheiro, qualquer tempo livre se transforma em um bom momento para ganhar dinheiro. Certo? Agora, imagine se você tirou férias nesses dias. Melhor ainda, né.

A gente vai trazer aqui algumas ideias que realmente fazem sentido para quem está de férias do trabalho, mas quer aproveitar o tempo livre para conseguir uma grana extra. Afinal, em alguns casos, 30 dias de férias pode ser muito para o descanso. Veja só essa lista, que incrível.

Foto: (reprodução/internet)

Os melhores trabalhos para ganhar dinheiro nas férias

Ah, antes de começar, no entanto, vamos deixar aqui um alerta para você. A nossa ideia não é incentivar o trabalho informal ou fazer com que você crie atritos na sua empresa, está bem? O foco jamais será causar problemas, mas sim trazer ideias e soluções para você.

Foto: (reprodução/internet)

Se você acha que o melhor é descansar ou não trabalhar, saiba que tudo bem. Por outro lado, a gente sabe que tem um grande número de autônomos e pessoas que trabalham em empresas mais flexíveis. Nesses casos, essas ideias soam muito bem.

Isso porque geralmente são empregos temporários, que servem justamente para a ideia de renda extra, já que não envolve contratos mais longos ou em carteira de trabalho. Aliás, algumas ideias podem ser formas de testar um novo emprego. Entenda isso na prática.

1 – Aplicativos de Transportes

Você já deve ter ouvido falar que ciclano ou fulano está ganhando muito dinheiro com o aplicativo de transporte de passageiros, certo? Aí, você já viu que tem um carro que permite isso e agora só resta tirar a habilitação certa para isso (é o EAR – Exerce Atividade Remunerada).

Foto: (reprodução/internet)

Se as suas férias tiverem 30 dias, pelo menos, saiba que vai dar tempo de você testar esse tipo de trabalho. Isso porque além da habilitação nova, você só tem que se cadastrar no app de transporte, que pode ser o Uber, o 99 Táxi, Cabify ou qualquer outro que existe no mercado.

Mas, tente observar que é uma forma de testar se você se adapta a esse tipo de trabalho. Logo, é indicado que faça bem as contas, considere o seu lucro, a época do ano, o tipo de viagem que vai fazer, o horário de trabalho, etc.

2 – Cuidadoras de Bebês, Crianças, Idosos ou Pets

Outra boa ideia, que geralmente é mais aceito por mulheres, tem a ver com os cuidados com crianças, bebês, idosos e pets. Aqui vale um alerta: é preciso saber o tipo de cuidado que será contratado. Em alguns casos, somente quem tem formação na área da saúde pode atuar.

Foto: (reprodução/internet)

Mas, supondo que você no mesmo mês que você tirou as férias um vizinho seu vai viajar e não tem com quem deixar os cachorrinhos dele, talvez, seja uma boa ideia você cuidar deles nesses dias. Isso inclui tarefas como limpar os cocôs do quintal, colocar ração e levar para passear.

Ou em outros casos, você pode ficar com as crianças da sua prima, que tem uma consulta médica marcada. Ou ainda dá para fazer companhia para uma senhora que não pode ficar sozinha. E assim por diante. Tudo é uma questão de encontrar a oportunidade.

3 – Aulas Particulares de Idiomas e Instrumentos Musicais

Hoje em dia, aprender a tocar violão ou aprender inglês é um tipo de coisa que custa caro para muita gente. Afinal, escolas de idiomas possuem burocracias que envolvem desde o custo com a matrícula até a compra de materiais didáticos. E as aulas de músicas envolve apostilas.

Foto: (reprodução/internet)

Mas, com todo respeito às essas escolas e profissionais que dão aulas, você já pensou que muitas vezes as pessoas precisam de uma aula mais rápida e mais prática. A gente vai citar um exemplo que é comum de acontecer para você entender essa história.

Pense em uma amiga ou amigo que vai para os Estados Unidos daqui há 3 semanas e ainda não tem fluência no inglês. Se você é bom nessa língua, que tal dar algumas aulas particulares de conversação para ela treinar antes da viagem? É mais informal, mas que pode ser rentável.

4 – Brechó de Produtos Usados na Internet

Outra ideia que vale ouro é sobre montar um brechó virtual com os seus pertencentes usados que você tem ali há muito tempo e só ocupam espaço. Você já deve ter notado isso, mas sempre acaba deixando para depois, certo? Isso é mais comum do que você imagina.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, talvez as suas férias sejam ideias para você começar com o seu brechó. E nem precisa de muito, viu. Na internet, você pode anunciar em redes sociais ou grupos de contatos. Para isso, só tem que estudar o preço da venda e a entrega da mercadoria.

É muito comum que as pessoas tenham centenas ou milhares de reais parados em casa sem notar. É nessa faxina que se descobre. O mais comum é pensar em roupas e sapatos, além de bolsas. Mas, há quem tenha livros, discos e outros pertencentes sem uso, também.

5 – Doces, Salgados, Congelados, Saudáveis

Mais uma ótima forma de ganhar dinheiro, ainda mais nos dias de hoje. Se você está parado, em casa, deitado no sofá, sem fazer nada, curtindo as férias, mas pensou em ganhar um dinheiro vendendo alimentos, saiba que essa pode sim ser uma luz para você.

Foto: (reprodução/internet)

Aqui, no entanto, é preciso se lembrar que a venda de alimentos exige cuidados, requisitos e regras. Por isso, evite criar páginas profissionais nas redes sociais – exceto se você realmente for trabalhar com isso de forma profissional.

No contrário, se vai apenas usar alguns dias das suas férias para vender os brigadeiros que você faz e todo mundo adora ou para criar tortas saudáveis e vender para familiares, o ideal é você pensar em anunciar isso em grupos particulares ou mensagens privadas.

6 – Enxovais para Bebês, Noivos, Aniversariantes

Mais uma opção que costuma agradar mais as mulheres. Isso porque elas possuem mais facilidade e artimanha para lidar com esse tipo de trabalho manual. Aliás, pode ser da costura ao crochê, passando pelo artesanato, patchwork e muito mais.

Foto: (reprodução/internet)

Algo que pode valer a pena é você fechar uma espécie de pacote com algum conhecido para fazer peças durante os dias das férias. Imagine um casal de amigos que está prestes a se mudar de casa. Que tal você se prontificar a fazer os tapetes, pano de chão, panos de prato, etc?

Ou pense naquele amigo do trabalho que vai ter um filho daqui 6 meses. Que tal você oferecer um kit maternidade, que inclui bolsas, porta fraldas, porta lenços, porta algodões, porta documentos? Tudo customizado e lindo. Isso pode ser rentável para você.

7 – Produção, Criação, Revisão, Tradução de Conteúdo

E a gente não pode deixar de falar de um dos trabalhos que é mais comum nos dias atuais: na internet. Atualmente, há empresas e pessoas que precisam de gente para fazer e revisar materiais publicitários, que vão desde imagens até textos, postagens, trabalhos acadêmicos.

Foto: (reprodução/internet)

É claro que você precisa ser alguém que goste e tenha facilidade com isso. Geralmente, quem é da área da comunicação se dá bem com isso. Mas, mesmo que não seja, você pode fazer uma espécie de estágio ao escrever textos sobre algum tema que você conheça.

Vamos supor que você seja engenheiro de energia e está de férias. Que tal fechar um acordo para escrever 2 ou 3 textos sobre as bioenergias no país? Há muita gente precisando desses textos e se você tem conhecimento para tal, está aí a sua oportunidade de trabalho nas férias.

Os trabalhos voluntários

E agora sim, para fechar o texto de vez, saiba que em época de pandemia, de crise financeira ou outras, sempre vai ser um bom momento para você prestar serviços comunitários e de voluntariado. Há muita gente que precisa de um pouco do seu tempo e do seu conhecimento. 

Foto: (reprodução/internet)

Então, se você está em casa sem fazer nada e curtindo as suas férias, pode ser o momento ideal para você oferecer ajudar, mesmo que isso não lhe custe um único real e mesmo que você não vá ganhar nada em termos financeiros.

Deixando um pouco de lado a questão religiosa, saiba que há centros espiritas, unidades evangélicas, igrejas e mais um monte de entidades que fazem esse trabalho. Assim como as ONGs e as pessoas ou empresas. Consulte essas unidades e ofereça o seu trabalho.

Onde encontrar trabalho voluntário

Em uma breve pesquisa na internet, a gente encontrou vários sites que indicam pessoas para prestarem trabalhos voluntários. Um deles é o atados, que funciona em todo o Brasil. Por lá, você pode saber mais sobre esse tipo de serviço e até se candidatar para alguns deles. 

Atualmente, há vagas, por exemplo, de professor de português, de coordenador de rede e conteúdo, designer de artes, assessoria jurídica, assistente de RH, designer de logotipo, educação digital. E tem causa de mulheres, para famílias, no Rio de Janeiro, em São Paulo.