É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?

É preciso ler esse texto com muita atenção. Porque há uma diferença muito grande entre o que é obrigatório e o que tem sido recomendado pelos agentes recrutadores de pessoas. Um primeiro ponto é saber que hoje em dia o mercado de trabalho está mais flexível.

Ou seja, se há alguns anos ou décadas atrás era praticamente impensável ir em uma entrevista de emprego com a barba no rosto, considere que hoje em dia isso não é tão incomum assim. Agora, há boas dicas sobre o que se pode, o que se deve e o que é obrigatório fazer. Veja só!

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Como as empresas lidam com barbados

Com todo respeito a palavra “barbados”, considere que tanto elas como os bigodes, as tatuagens e os piercings ainda é motivo de preocupação por conta de candidatos e de avaliação por conta de quem contrata. Então, o que fazer?

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

A verdade é que o quadro está mudando e aos poucos praticamente todas as empresas já começaram a aceitar esses “adornos” tanto durante o dia a dia de trabalho como durante uma entrevista de emprego. A explicação é que isso não dita sobre o profissionalismo da pessoa.

Ou seja, não é a barba que vai dizer se ela é desorganizada e nem a tatuagem vai falar que ela não pode cumprir a sua meta mensal e assim por diante. Porém, esses novos conceitos variam conforme a empresa, o dono do negócio e quem contrata (agências).

O que a Lei diz sobre usar barba no trabalho

O que a lei diz sobre isso é que ninguém pode deixar de contratar uma pessoa pela aparência dela ou pelo visual. Pronto. Aqui matamos uma parte da charada. Ou seja, você pode ir na entrevista ou para o trabalho de barba e ponto final.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Assim como você pode ir com a roupa que quiser – exceto se a empresa fornece uniforme ou tiver combinado anteriormente sobre isso, em uma espécie de acordo. Ou seja, mesmo que você fuja do “padrão” dos funcionários da empresa, está tudo bem.

Agora, o que acontece de forma comum é que as empresas nunca assumem que vão reprovar você daquela entrevista por conta da sua aparência. Entendeu? É uma espécie de “máscara”, onde ela usa outros motivos, sendo que o motivo seria esse. Esse é o problema atual.

O que fazer diante disso?

Sabendo que você pode usar barba, mas que nem toda empresa pode aceitar isso (ainda que de forma mascarada), resta a pergunta: “e agora, José, o que fazer?” A verdade, para quase todos os especialistas, é uma só: usar o bom senso e saber o seu grau de interesse.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, se você estudar a empresa anteriormente e notar que ela não costuma aceitar pessoas “fora do padrão” ou que “usem barbas”, você passa a ter duas opções. Você pode abrir mão do seu estilo ou você pode negar ir até a empresa.

Ou ainda, dá para ir na entrevista e tentar saber a veracidade sobre aquilo. Talvez, você possa ser uma prova de que a barba não quer dizer nada além da aparência. De fato, qualquer decisão parte da sua análise da vaga aberta e da imagem da empresa no mercado. 

A avaliação sobre os requisitos das vagas

Só para ilustrar um pouco disso que estamos falando, leve em conta que uma vaga para assistente de um estúdio de tatuagem ou de uma barbearia vai ser bem diferente de uma oportunidade para atuar no setor da saúde ou de finanças.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque são mercados diferentes. Obviamente, mesmo com barba, você pode atuar na área da saúde ou das finanças. Mas, estamos falando de condições e possibilidades, ok? Tanto é que é comum ver quem trabalhe em barbearias e estúdios de tatuagens com barba, né. 

O que é importante saber é que na hora do desespero, muita gente acaba mentindo e cedendo muito para passar na entrevista de emprego. O que pode não ser muito legal considerando que todos os dias você vai poder fazer algo que não goste. 

As áreas mais “preconceituosas”

E aqui a gente tem a ideia de trazer uma curiosidade. Mas, não esqueça de que não é regra, somente um fato que acontece na maioria das vezes, combinado? É só para que você entenda como uma área tende a ser mais flexível do que a outra.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Saúde, Direito, Finanças e Engenharia tendem a ser as áreas onde as contratações podem ser influenciadas pelas tatuagens, piercings e barbas. Enquanto isso, tudo o que está ligado à comunicação, como marketing, jornalismo e TI, são mais flexíveis – bem mais.

Outra coisa é que as empresas que atuam diretamente com o público-consumidor podem acabar escolhendo determinados perfis – onde a barba pode ser um diferencial ou um requisito que exclui. Falaremos disso mais adiante. Veja só!

É preciso tirar a barba para a entrevista de emprego?

Voltamos ao tópico inicial. E agora com todas as informações que já temos, vamos lá. O fato é que sim, você pode ir na entrevista de emprego de barba. Agora, leve em conta que, infelizmente e por enquanto, a sociedade e algumas empresas ainda farão julgamento disso.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Agora, há ainda um próximo ponto que não destacamos aqui. Há um meio-termo entre as empresas. Tem as que aceitam as pessoas com barba e as que não gostam. Mas, também há aquelas que aceitam com determinadas condições.

Ou seja, se você vai em uma entrevista de empregos e não vai abrir mão da sua barba ou de seus “adornos”, pelo menos, considere que você pode deixa-la bem reparada, bem-feita, ajustada, penteada. Isso pode ser um fator decisivo no seu visual.

Uma barba bem aparada pode dizer muito sobre você

E a explicação do que falamos acima é que uma barba bem-feita pode dizer muito sobre você. Afinal, você já ouviu falar que os recrutadores avaliam cada um dos pontos sobre o candidato, certo? A pontualidade dele, a forma de se comunicar, como se veste e tudo mais.

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Logo, uma barba bem-feita pode dizer que a pessoa é organizada, higiênica e que se preocupa com o bem-estar do visual. Ou seja, em determinados casos, isso pode dizer mais do que alguém que não tenha barba, não é? O que acaba sendo até um diferencial. 

Por isso, se você já sabe que a empresa aceita pessoas barbadas, leve em conta que há outros detalhes que podem fazer a diferença, como a própria pontualidade. E ter confiança também é importante, assim como saber se comunicar e ter postura – mais do que a barba.

O mercado de trabalho na área de finanças

A gente quer trazer aqui outro ponto curioso e agora para falar de uma determinada área. Saiba que as finanças sempre foram consideradas mais fechada e preconceituosa. Porém, é uma das que mais está mudando de comportamento nos dias atuais. 

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Vamos aos exemplos. Leve em conta que grandes bancos sempre visaram pessoas mais “dentro do padrão” na hora de contratar para atuarem no atendimento ao público, como bancários. Porém, hoje em dia, com os bancos digitais, isso mudou muito.

A ideia desses bancos é se aproximar das pessoas. Logo, a contratação de gente “descolada”, que podem ter tatuagens, piercings e barbas grandes acaba sendo até mesmo um diferencial. Exemplo real e clássico vem do Nubank, banco Inter e banco Next. É só ver para crer. 

Mais do que a barba, o fit cultural

Você já ouviu falar do fit cultural? A gente vai explicar com base em uma pesquisa, que é da Robert Half. Eles disseram que, geralmente, o candidato que se encaixa na cultura da empresa é o que mais resulta em contratações. Mais do que habilidades ou requisitos. 

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Assim, os recrutadores avaliam da seguinte forma, quando perguntados sobre o que pode fazer alguém ser contratado: fit cultural (29%), seguido de habilidades comportamentais (26%), resultados (17%). 

E quando o candidato não se encaixa na cultura da empresa, ele pode ser desclassificado. Sendo esse o segundo motivo (23%) das causas de desclassificação. Ou seja, a barba pode ser um diferencial ou pode ser um péssimo negócio para você.

O fit cultural da empresa e o seu

O resultado é que o fit cultural é mais ou menos o estilo da pessoa. E quanto mais próximo isso for do fit cultural da empresa, então, maiores as chances de sucesso na contratação. Porém, o contrário também é muito válido. 

É preciso fazer a barba para ir na entrevista de emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Agora, lembre-se que a nossa sociedade está em uma fase de transição e aprendizagem. Por isso, você também pode ser alguém que quebre os paradigmas. Recentemente, vimos que uma mulher totalmente tatuada se tornou médica cirurgião, o que é raro, mas aconteceu. 

Em caso de discriminação, procure seus direitos

Sendo durante o trabalho ou até mesmo na entrevista de emprego, se você se sentir discriminado, saiba que tem todo o potencial para procurar os seus direitos porque isso é ilegal, imoral e está contra as leis.

No entanto, tente se lembrar de que é preciso recolher provas, o que acaba sendo mais complicado do que parece. De todo modo, saiba que se sentir discriminado, você pode recorrer ao seu direito de igualdade. Procure um advogado.