12 Filmes e Séries para quem quer trabalhar no setor editorial

Se você gosta do setor editorial e até pensa em trabalhar nele, uma boa ideia é se inspirar em obras que contam sobre esse setor. Nós pensamos nessa questão e reunimos aqui os melhores lançamentos audiovisuais para você assistir enquanto observa esse mercado, que continua gerando empregos novos a cada dia. 

Ao passo que não nos preocupamos em misturar aqui filmes e séries. Nem mesmo pensando em gêneros. De todo modo, seguimos uma sequência, que tem a ver com as datas de lançamentos deles. Assim, vamos começar com um de 1977 e chegaremos até 2019. Confira!

12 Filmes e Séries para quem quer trabalhar no setor editorial
Foto: (reprodução/internet)

12 – Providence (1977)

Vamos começar com um clássico dos cinemas. Providence é sobre um escritor que prestes a morrer devido à um câncer, opta por reunir a família e terminar o seu romance. 

O mais legal é observar a estrutura literária do romance dele, sendo que ele usa para isso a sua família, transformando-a em um modo perversos da personalidade dos filhos. 

11 – Bored to Death (2009)

Um seriado antigo, de 2009, que faz o maior sucesso até nos dias atuais é esse aqui. Inclusive, ele é ótimo para quem está pensando em escrever livros e histórias, mas passa pelo famoso “bloqueio criativo”. Então, é sobre esse vilão da vida de muita gente. 

A série é original do canal HBO e conta sobre um escritor que sofre para conseguir escrever um novo livro ao mesmo tempo em que enfrenta uma situação infeliz, o término de um namoro. Além disso, ele se torna viciado em bebidas. A boa notícia é que tem tempo livre. 

É uma série focada em mostrar o lado humano dos escritores, especialmente por tratar a profissão sem romantização. O elenco é formado por atores e atrizes de peso, como Jason Schwartzman, Ted Danson e Zach Galifianakis. 

10 – A proposta (2009)

É um filme que nunca sai de moda, de tanto que ele é exibido na TV aberta e também em canais fechados. Estamos falando sobre uma história que é de uma editora-chefe de uma grande editora americana. E também conta sobre o assistente dela.

Assim, é um dos poucos filmes que apresentam o mercado editorial sem muito romance. A chefe é o que faz boa parte desse enredo macabro da vida real. Ela é vivida por ninguém menos do que Sandra Bullock e o outro ator é famoso também, Ryan Reynolds. 

A sinopse conta: “Margaret Tate é uma poderosa editora de livros que corre o risco de ser deportada para o Canadá, o seu país natal. Para permanecer em Nova Iorque, ela se diz noiva do seu assistente, Andrew. O jovem aceita, mas impõe uma condição excêntrica”. 

9 – O Escritor Fantasma (2010)

A história é sobre um ex-primeiro ministro britânico que vive em regime de semi-exílio em uma ilha do Maine, nos Estados Unidos. Ele foi declarado suspeito de terrorismo. E na prisão, Adam Lang trabalha em um livro, uma autobiografia.

Inclusive, ele recebeu US$ 10 milhões antes mesmo de começar a escrever o livro para esse fim. Porém, após a morte de quem seria o autor do livro de Lang, a editora contrata um substituto. Porém, ele passa a temer a própria vida. 

8 – As palavras (2012)

Bradley é o ator principal e vive um bloqueio criativo, que é comum na vida de muitos escritores. Curiosamente, ele tem um atitude que não é muito aconselhável: publicar um rascunho de um escrito que ele encontra em uma bolsa comprada em um brechó.

É um lado polêmico do mercado editorial, que envolve jovens escritores fantasmas, os direitos autorais e os plágios. Com certeza, trata-se de uma crítica. E no elenco ainda tem Zoe Saldana, que é uma atriz global conhecida por ter feito “Os Guardiões da Galáxia”.

A sinopse é sobre Rory casado com Dora e que trabalha na editora de livros. Ele sonha em ter o próprio livro. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, encontra uma pasta com várias folhas amarelas. Resolve passar tudo para o computador e cria um livro.

7 – Younger (2015)

Essa é uma série muito indicada para quem pensa em trabalhar no mercado editorial. Ou seja, é para quem quer organizar ou criar feiras de literatura, de escritores, para os amantes da leitura. Nos primeiros episódios, a série lembra uma comédia romântica. 

No entanto, considere que ao citar uma mulher que mente a idade para conseguir um emprego, a história se desenrola ao se tornar um dos seriados mais interessantes sobre os editores de livros do mundo todo. É de Darren Star, de Sex and the City e Emily em Paris.

Para quem se interessou, aqui vai a sinopse original: Younger conta sobre Liza, que é uma mãe solteira que se encontra de volta ao mercado de trabalho. Porém, a idade não é uma vantagem. Ela conhece Maggie e começa a trabalhar como assistente dela.

6 – A Garota do Livro (2016)

É um longa-metragem que traz pontos sensíveis do mercado editorial. É sobre uma jovem assistente editorial que é silenciada pelos homens ao seu redor. É um suspense dramático, que mostra sobre as grandes publicações. E traz ainda o trabalho de uma assistente de uma editora.

Emily VanCamp é quem vive o papel principal. A sinopse conta sobre Alice Harvey, que é uma assistente de uma editora e sonha em ser uma grande escritora. Ela é filha de um poderoso agente literário de Nova Iorque. Ela é convidada para lançar um livro de um antigo cliente do pai.

5 – O Mestre dos Gênios (2016)

Essa é uma história que conta sobre Max Perkins. Ele trabalhou em uma editora chamada Scribner, que contou com alguns dos maiores gênios da literatura mundial, como é o caso de Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe. 

O filme é baseado na biografia de Max e acompanha a vida pessoal dele, mostrando até mesmo a sua relação com os escritores citados. Os analistas e especialistas de cinema elogiaram muito a trilha sonora, atuações e até mesmo o roteiro.

4 – You (2018)

Agora uma série bastante recente, que conta sobre Joe Goldberg. Ele é um gerente de livraria que fica obcecado por uma cliente que visita a sua loja. Sendo assim, é um enredo diferente dos que foram tratados aqui: mostra o lado de quem atua na venda de livros.

Para quem gosta de ler, esse filme é bem legal porque faz referências a livros o tempo todo. A sinopse diz que é: “uma impactante história de obsessão de um nova-iorquino que usa ferramentas do mundo digital para conquistar o coração da amada”. 

3 – A Livraria (2018)

O filme é baseado no livro homônimo de Penelope Fitzgerald. Ele conta sobre uma história que acontece no final da década de 1950. É sobre uma mulher que chega de uma pacata cidade do litoral da Inglaterra e decide abrir uma livraria. 

A iniciativa é vista com maus olhos pela comunidade local, que é muito conservadora. Por isso, ela é obrigada a lutar por seu ideal. É um filme que foi muito bem visto pela crítica, especialmente porque gosta do mercado editorial.

2 – A Esposa (2019)

Também é um filme polêmico e crítico. Portanto, não vá pensando que você vai encontrar aqui uma comédia romântica, está bem? Joan Castleman abriu mão do talento que tinha com os livros e a escrita para ajudar o marido a brilhar. 

No entanto, ela entra em crise e decide abandonar ele, mesmo tendo vendido o Nobel de Literatura. Isso depois de 40 anos de casamento. O filme é bem legal e mostra os bastidores de uma premiação que é a mais prestigiada no mundo dos livros, da Academia Sueca. 

1 – Romance is a Bonus Book (2019)

Temos aqui a série mais recente para quem quer ou pensa em seguir carreiras literárias, além do fato de ter uma curiosidade: é incrível porque soa como uma novela asiática. Assim sendo, é um romance sul-coreano, que conta sobre uma jovem desempregada.

Ela consegue um emprego em uma editora onde o seu amigo de infância se tornou chefe. É uma série muito leve, romântica e que também cita, indiretamente, muito do mercado editorial, especialmente o asiático. 

Veja uma parte da sinopse original: “Cha Eun Ho é um escritor talentoso que trabalha como chefe de uma editora. Já Kang Dan Yi é uma mulher divorciada que acabou de perder o emprego. Amigos de infância, eles se reencontram anos depois”. 

Onde assistir

Se você gostou de um ou de mais indicações dessas, saiba que a maioria está disponível na Netflix. Mas, em outros casos, dependendo das produções e lançamentos, eles podem estar em outras plataformas, como Amazon Prime Video ou HBO GO ou Disney, etc. 

O fato é que também é possível encontrar em empresas que atuam como locadoras de filmes virtuais ou que possuem um bom plantel de títulos. A maioria é de fácil acesso e tem disponibilidade para as legendas em vários idiomas, também. Então, pode ser a hora certa para você maratonar, não é mesmo?