Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar

Você gosta muito de viajar? Já pensou em trabalhar viajando? Ou melhor, viajar enquanto trabalha? Hoje em dia, muito mais do que qualquer época do mundo, essa é uma possibilidade muito real para muitos profissionais – de várias áreas. 

Sabendo disso, nós fomos buscar aqueles empregos que possibilitam essas viagens à trabalho. Pode ser que você ainda não tenha encontrado o seu emprego do sonho, mas ao viajar enquanto trabalha pode estar bem mais perto disso. Veja as opções que listamos abaixo.

ANÚNCIO
Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

10 – Turismo

E vamos começar com o que é mais óbvio. Qualquer atuação na área de turismo nos revela que a pessoa gosta de viajar ou, pelo menos, de conhecer novos lugares, não é mesmo? O gestor de turismo, por exemplo, é aquele que atua em agências de viagens. 

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Tem também aqueles que queiram ser guias turísticos, apresentando os lugares históricos, mais importantes e mais legais para os turistas que chegam até determinada cidade. Há ainda uma grande variedade de funções que podem ser exercidas dentro da área de turismo.

Assim, a nossa lista passa por guias, agentes, consultores, turismólogos, recepcionistas de hotéis, recreadores, gerentes, promotores, pilotos, comissões de bordo e até mesmo os motoristas ou taxistas que atuam nessas regiões voltadas para o turismo.

ANÚNCIO

9 – Comércio Exterior

Trabalhar no comércio exterior já indica, por si só, que a pessoa vai estar em vários lugares do mundo durante o ano. Afinal, esse profissional, entre tantas funções, pode ser o responsável por mediar a relação entre vendedores e compradores, por exemplo. 

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

A carreira, no entanto, é uma das mais difíceis de ser completa. Isso porque exige muito estudo, muito networking e muita dedicação do profissional. Mas, também traz vantagens, como os bons salários e a chance de conhecer o mundo em viagens a trabalho.

Para quem não se ligou nessa profissão, saiba que a pessoa formada em comércio exterior pode atuar para várias multinacionais, que são empresas que importam ou exportam produtos e precisam ter uma boa relação com outros países. 

8 – Relações Internacionais

E para tirar logo a sua dúvida entre o comércio exterior e as relações internacionais, saiba que nesse último caso o foco está muito mais voltado para as relações jurídicas entre países. Ou seja, acaba sendo uma representação mais comum em cargos públicos. 

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Mas, de todo modo, o trabalhador também vai acabar trabalhar viajando muito. E é muito interessante para quem pensa até mesmo em morar fora. Por outro lado, considere que ser alguém diplomático é quase que uma exigência “indireta”. 

Para trabalhar na área, o interessado precisa ter bacharel em relações internacionais, onde vai aprender assuntos técnicos. É uma faculdade promissora e muito visada pelos órgãos públicos. Portanto, após entrar nela, já fique de olho nos editais.

7 – Representante Comercial

Mais uma profissão que é um pouco óbvia para quem gosta de viajar. O representante comercial é aquela pessoa responsável por representar a empresa. E não é raro de acontecer fatos em que esse profissional é enviado para outras regiões, do país ou do mundo. 

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Agora, o que também é óbvio é que a escolha dele vai ter a ver com a facilidade em falar o idioma e estar longe da empresa que essa pessoa tenha, certo? Então, se você é representante comercial, comece a se preparar porque a sua chance pode surgir a qualquer momento. 

Mais do que viajar a negócios, estamos falando sobre alguém que vai andar por terras que podem ser férteis para o crescimento da empresa. E mais do que vender, nós estamos falando também sobre um profissional de confiança do gestor ou do dono da empresa. 

6 – Aulas de Esportes Marítimos

Aqui temos uma profissão que é bem voltada para o turismo, mas nem tanto. Como assim? O instrutor de esportes marítimos vai precisar, em algum momento, dar aulas práticas e isso inclui o mar, certo? Então, ele pode passar a vida toda em um mesmo lugar, é verdade.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Mas, a ideia desse texto é mostrar que esse profissional também pode passar boa parte da vida viajando – seja para ensinar pessoas de outros lugares ou para acompanhar pessoas que vão até esses lugares para praticar o esporte.

E se você não se ligou, saiba que estamos falando sobre dar aulas de cursos de mergulho, de advanced open water diver, para mergulhadores de resgate, entre outros. 

5 – Aulas de Idiomas

Atualmente, muito se fala sobre os professores de idiomas. E essa é uma verdade porque em todo canto do mundo, quem sabe falar e ensinar um novo idioma tem espaço para atuar. Pode ser na escola, de forma particular, em concursos públicos, em aulas extras, reforços, etc.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

É comum que se pense em inglês. Mas, considere que também dá para ganhar dinheiro e viajar muito se você for bom em assuntos como mandarim, espanhol, francês ou italiano, além das linguagens orientais, claro. 

Em países sul-americanos, pessoas que dominam o inglês e sabem ensinar o idioma possuem grandes chances de se dar bem porque é um mercado crescente. Já para quem fala outra língua, também é possível pensar em conhecer novos lugares e ensinar a sua cultura por lá. 

4 – Cuidadora de Crianças/Bebês

Ou seja, babás. É isso mesmo, as babás também podem passar alguma fase da vida viajando. E estamos falando de alguma fase porque tem um programa especifico que beneficia elas. Assim, mulheres de até 26 anos podem ser contratadas como babás em outros países.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

O programa Au Pair é quem permite isso. A ideia é que ela passe um ou dois anos atuando como babá de uma família nos Estados Unidos, na França e em outros países. Em troca, ela ganha um pequeno salário e a moradia e alimentação. 

Além da chance de conhecer uma nova cultura, aprender um novo idioma e estar em um lugar com uma cultura bem diferente. Para quem está sem emprego ou quer essa experiência, sem dúvidas, o programa pode ser uma forma de melhorar muito o currículo. 

3 – Marketing Digital

Já o que era esperado para esse texto, saiba que todo mundo que está no marketing digital de alguma forma pode trabalhar viajando. Afinal, estamos falando do meio digital, que permite contatos a longas distâncias, através da internet. 

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Então, dá para pensar em trabalhos como nas redes sociais, com produtos digitais, com vendas, em marketplace e e-commerce, com redação, edições, textos, publicidade e muito mais. Aliás, uma boa parte das profissões hoje permite a atuação online, certo?

Portanto, se considerarmos o viés do marketing digital, saiba que trabalhar viajando não é algo somente possível como também provável. E na dúvida, procure saber mais sobre os chamados nômades digitais. 

2 – Arqueologia

Aqui começamos a trazer assuntos um tanto quanto menos óbvios, está bem? O arqueólogo é aquele que procura, avalia e estuda objetos ou itens que são “deixados” debaixo da terra. A ideia por trás é justamente entender as sociedades, o mundo.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Você sabia que através de uma única peça dá para saber como eram as formas de comercialização de tempos antigos? Foi através de descobertas como essas que muita história, através de filmes e séries, começou a ser contadas. 

Por exemplo, é por isso que hoje se conhece tanto dos povos antigos, dos vikings, dos romanos, entre outras civilizações. Bom, e só para concluir a ideia, um arqueólogo nunca está em um único lugar. Para onde há novidades enterradas, ele vai.

1 – Assistentes

Hoje em dia, os assistentes podem ser virtuais. Afinal, ninguém mais precisa estar em uma sala, com pouca metragem quadrada para atender aos requisitos de uma pessoa. Dá para usar o telefone e a internet para isso.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Com as crises e pandemias que tivemos, muita gente começou a trabalhar de casa. E o trabalho de assistente foi um dos que mais migraram para esse formato. Ainda que existam empresas e lugares resistente, saiba que é uma questão de tempo até ser totalmente online.

Afinal, quando você quer marcar uma consulta, você vai até o lugar ou você telefona? E quando quer fazer a compra de uma refeição? Portanto, ao que tudo indica, além de ser mais barato e acessível, o assistente que atua online pode ser muito mais eficaz também. 

E existem muitas outras profissões, hein!

Só para concluir a ideia, saiba que pensamos em começar o texto com algumas profissões óbvias e terminamos falando de algumas que são um pouco mais resistentes. Ainda assim, leve em conta que hoje em dia quase todas podem ser digitais.

Os 10 melhores empregos para quem gosta de viajar
Foto: (reprodução/internet)

Você sabia que há advogados ganhando dinheiro sem precisar sair de casa? É óbvio que durante uma assembleia com um juiz, ele pode ter que ir até o local. Só que o atendimento ao cliente pode ser feito totalmente online, com envio de documentos digitalmente também. 

Os requisitos para trabalhar viajando

Leve em conta que citamos muitas profissões diferentes, de áreas distintas. Assim, os requisitos para ser um profissional dessa área ou nessa função vão depender muito de cada caso e situação.

Há por exemplo trabalhos para funcionários públicos, que exige o concurso público. Outra opção é de trabalhos em multinacionais, o que envolve um grande processo de seleção. E alguns exigem apenas muito conhecimento, dinâmica e competência.

ANÚNCIO