Conheça os 10 melhores cursos gratuitos recomendados para entrar no mercado de trabalho

Você está procurando uma vaga de trabalho para entrar no mercado, mas não está tendo sucesso? Então, que tal fazer um curso e se especializar em algum tema? Uma boa ideia é fazer um curso gratuito de qualidade, que não exige investimento e garante o aprendizado.

A gente fez questão de separar apenas cursos que realmente possuem qualidade, como do Sebrae, do Senar, da FGV, da Rock Content, entre outros. A boa notícia é que são rápidos e de várias áreas, como Direito, Marketing Digital, Tecnologia, Pessoas, Concursos, entre outros. 

Foto: (reprodução/internet)

10 – Direito

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem muitos cursos gratuitos para quem quer entrar no mercado de trabalho e tem a formação em direito. Por exemplo, há cursos sobre direito das políticas públicas, direito eleitoral, direito penal e econômico, além do tributário. 

Foto: (reprodução/internet)

Há ainda o direito da família, imobiliário. E não para por aí, há cursos para docentes que querem dar aulas e de formação de contrato. Além de um que é muito procurado, sobre a introdução às relações de consumo e aos direitos básicos dos cidadãos.

Todos são cursos rápidos, de 5 horas e que podem ser feitos gratuitamente, a partir de um cadastro na plataforma. Os cursos finalizam com provas, onde os alunos devem tirar nota 7 ou mais para passar e concluir o estudo. Todos podem ser feitos a qualquer hora do dia. 

9 – Marketing Digital

Se você procura uma vaga de trabalho pensando em atuar na área de marketing digital, considere que o Sebrae é uma ótima escola por oferecer cursos gratuitos focados nesse tema. A maioria deles tem duração rápida, de poucas horas e pode ser feito a partir de um cadastro. 

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, os mais novos, que são online e grátis, que foram adicionados recentemente são os de marketing digital mesmo, sendo que são 4 módulos complementares, que podem ser feitos em 15 dias. Depois, tem aqueles focados em marketplace e e-commerce. 

Além deles, dá para se especializar em mídias e redes sociais. Um bom exemplo de curso que você pode fazer é um que dita “Os segredos por trás de um Instagram vendedor”. Outro mais genérico é o “sua empresa nas redes sociais”, que é para empreendedores e gestores. 

8 – Conteúdo para a internet

Esse tipo de curso é um pouco mais focado do que o de marketing digital. Ele também é para quem atua na internet, só que tem o objetivo da produção de conteúdo, seja na criação de ebooks, de cursos, de palestras, de textos, de roteiros, de descrições, etc. 

Foto: (reprodução/internet)

É muito comum que jornalistas, publicitários e pessoas formadas em comunicação social façam esses cursos para aprimorar o conhecimento que tem. Por outro lado, não há regras para quem quer começar a estudar. Sendo assim, pode ser uma ótima chance para você. 

Quem oferece os cursos gratuitos de conteúdo é a Rock Content, uma plataforma que faz a interação entre empresas e redatores. Os cursos variam e passam por marketing de conteúdo, inbound marketing, revisão de conteúdo, wordpress e copywriting. 

7 – Tecnologia 

Mais uma vez, a FGV aparece como plataforma ideal para quem quer estudar e conseguir conhecido para entrar no mercado de trabalho. Afinal, a tecnologia é um tema que não sai de moda e envolve qualquer tipo de trabalho, do mais moderno ao mais braçal, certo?

Foto: (reprodução/internet)

Então, a boa notícia é que existem 6 cursos rápidos, de até 10 horas, disponíveis para serem feitos gratuita na plataforma da Fundação. Entre eles, a gente tem aqueles mais rápidos, como fundamentos da gestão de TI e o impacto da TI nos negócios.

Depois, vem os mais longos, como o que dura 60 horas e se chama “instalando, customizando e compreendendo as funções básicas do R” e o maior de todos, que dura 60 horas, e que é uma “introdução à ciência de dados”. Todos estão disponíveis no site e podem ser feitos online. 

6 – Softwares

Sim, o desenvolvimento de softwares está dentro da tecnologia. Porém é muito mais especifico. Então, se você pretende aprender coisas como java, javascript, PHP, .NET, reactjs, angular, python e node.IS, saiba que temos um caminho para você. 

Foto: (reprodução/internet)

A Digital Innovation One é uma empresa de educação focada nesses sistemas tecnológicos. E ela oferece alguns cursos gratuitos também, especialmente para quem quer empreender nessa área. Eles são todos voltados para iniciantes. O que pode ser bom para você. 

As aulas podem ser acessadas pelo site e pelo aplicativo de celular, o que permite a você estudar a hora que achar mais conveniente. Para isso é preciso fazer o cadastro no site, que não tem custo. 

5 – Pessoas

Se você tem formação em alguma área como Recursos Humanos ou pretende trabalhar no atendimento ao cliente, saiba que fazer um curso de “pessoas” pode ser a melhor ideia para você. Afinal, essa especialização acaba sendo um grande diferencial para o mercado de trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

A boa notícia é que o Sebrae  tem mais de 15 cursos nessa área, sendo que todos são gratuitos e podem ser feitos online, de qualquer lugar do mundo. A gente separou alguns deles para você ver como são temas atuais e importantes para toda empresa, de todo porte. 

Confira esses últimos que foram lançados na plataforma: “gestão de pessoas em bares e restaurantes”, “contrato de trabalho”, “gestão de equipe de vendas”, “sucessão empresarial”, “investindo em pessoas”, “a liderança na gestão de pessoas”, entre outros. 

4 – Autoconhecimento

Curiosamente, saiba que tem também uma página da Nube, que é focada em vagas para estágio e aprendizes, que oferece alguns cursos que ajudam os interessados a encontrar empregos e passar nas entrevistas. Para isso, são cursos focados em autoconhecimento. 

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, tem o curso de como “ter sucesso em processos seletivos”. Outro é sobre a “gestão de carreira”. Tem ainda aquele para quem nunca trabalhou e busca o primeiro emprego, visando “elaborar um currículo”. 

Depois tem ainda mais cursos focados nesse processo de busca por um emprego ideal, como “como administrar o seu tempo”, “como falar em público” e “marketing pessoal: sua imagem é você”. Todos eles são gratuitos, online e não exigem cadastro. 

3 – Concursos Públicos

O Alfa Concursos é um site que vende cursos para quem quer passar em concursos públicos. A boa notícia é que eles possuem uma boa quantidade de cursos gratuitos também. Sendo assim, para quem está desempregado e não tem como investir, essa é uma ótima ideia. 

Foto: (reprodução/internet)

Você pode pensar em estudar para as provas, que tendem a serem abertas nos próximos meses. A dica é sempre buscar aqueles estudos que são focados no tipo de vaga que você pretende preencher no âmbito público. Até mesmo porque são mais de 300 opções de cursos.

Por exemplo, tem de Guarda Civil, de Câmara Municipal, de Agente Administrativo, de Analista Legislativo e até da Polícia Federal tem, viu. Outros são de Agente de Trânsito, de Delegado de Polícia, de Técnico Judiciário e tem das Forças Aérea Brasileira (FAB) também. 

2 – Administração Rural

Nesse caso, a gente tem um curso que é muito mais focado no ambiente rural. Assim sendo, se você é engenheiro agrônomo ou mesmo agricultor, que procura uma recolocação no mercado, dá para pensar em cursos gratuitos oferecidos pelo Senar. Todos são à distância. 

Foto: (reprodução/internet)

Eles se encaixam em administração rural e é uma tendência se a gente considerar que o agronegócio é muito forte aqui no nosso país e em todas as regiões. Para quem busca emprego, dá para fazer o curso de capacitação tecnológica ou de campos sustentáveis.

Além dele, nós podemos considerar ainda o de agricultura de precisão, de gestão de negócios no campo, de inclusão digital, de qualidade de vida. E para quem tem um negócio próprio nessa área, uma boa ideia é fazer o curso de “minha empresa rural”. 

1 – Finanças

Outro setor que tem se mostrado muito importante e que, inclusive, não teve grandes problemas durante a pandemia, é o das finanças das empresas. Logo, pode ser um bom caminho para quem busca a entrada no mercado de trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

Aliás, as vagas em bancos são sempre as mais procuradas no país todo. Inclusive, alguns deles só abrem através de concursos públicos. De todo modo, ter conhecimento na área será um grande diferencial para a prova que você vai prestar ou para a entrevista de emprego.

Veja as opções de cursos gratuitos de finanças que o Sebrae oferece: “simples nacional”, “fluxo de caixa para empresas”, “avaliação da gestão da propriedade rural”, “nota fiscal eletrônica”, “como captar recursos”, “controle de gastos no serviço”, entre outros. 

Os cursos têm certificado?

Por fim, pode ser que você tenha ficado com alguma dúvida sobre o certificado dos cursos. Saiba que a maioria deles oferecem sim esse diploma. Porém outros não. O fato é que estamos focando em conhecimento e não, necessariamente, no currículo.

Logo, independente do certificado, saiba que são cursos que vão agregar muito valor ao seu potencial para conseguir uma nova vaga de emprego ou o primeiro emprego no mercado de trabalho. Arregace as mangas e bora estudar!