Volta Redonda quer recolocar os mais velhos no mercado de trabalho

Com a evolução dos meios de comunicação e serviço, a ascensão da tecnologia e sua utilização em larga escala, o mercado de trabalho se transformou. A um passo de entrar na chamada Indústria 4.0, os profissionais precisam se adequar a esta realidade com cada vez mais rapidez.

Uma coisa é fato: esta não é uma tarefa árdua para jovens do fim do último século. Mas, para os mais velhos, isso pode acabar se tornando um verdadeiro desafio. Para atender a este público, o Governo de Volta Redonda abriu inscrições para cursos específicos de informática.

mercado de trabalho
Foto: (reprodução/internet)

É da região e deseja saber mais sobre esta oportunidade? Continue a leitura deste artigo e entenda o objetivo e mais algumas informações! Este pode ser um ótimo momento para dar um novo tom à sua experiência e capacitação profissional.

O público-alvo da iniciativa

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Governo Municipal de Volta Redonda está lançando este curso que é voltado para companhias de Call Center.

Com a iniciativa, as instituições públicas responsáveis pela capacitação têm um objetivo e alvo comum: homens e mulheres que estejam acima dos 45 anos. Esta preferência tem uma razão bem contundente, que é não deixar esse pessoal mais velho de fora do mercado de trabalho.

Recolocação no mercado de trabalho é um desafio

Não é novidade para ninguém que, quanto mais o tempo passa e a idade avança, menores são as chances de conseguir uma vaga de emprego. Se o indivíduo em questão não for qualificado, a possibilidade de ser inserido é quase que remota.

No entanto, esta afirmativa não é algo apenas do senso comum. Pesquisas realizadas há um tempo apontam essa realidade. Para ser mais específico, precisamos dizer que o grupo de cidadãos com mais de 40 anos que se encontram no desemprego cresce dia após dia.

De acordo com o secretário de trabalho e emprego, do Núcleo de Emprego e Qualificação de Itatiaia, são bem raros os que conseguem se recolocar no mercado.

“A própria indústria não pega essas pessoas, o que é um erro, porque essas pessoas têm qualificação, estão preparadas. Elas estão sofrendo um período de retração do emprego no país e às vezes são muito superiores à pessoas que estão novas e tentam entrar no mercado de trabalho.”

Mais sobre o curso

Em mais uma movimentação do projeto Fábrica de Talentos, que foi apresentado no I Mutirão de Emprego de Volta Redonda, este novo curso foi lançado. Para aqueles que estiverem interessados em receber essa qualificação e ter mais chances de mercado, é preciso estar atento ao prazo limite de inscrições.

Serão aceitos os cadastros até o próximo dia 27 de setembro. Para se inscrever, é preciso comparecer à sede do NaHora em Volta Redonda. O endereço é o Avenida Antônio de Almeida, número 70, bairro Retiro.

Um outro ponto que também estará realizando as inscrições é a sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos. Este último local está na Rua Antônio Barreiros, número 232, bairro Nossa Senhora das Graças.

Para quem tiver dificuldades em comparecer pessoalmente a um destes locais, é possível realizar todo o processo via telefone. Portanto, foram disponibilizados os números 3346-6640 e 3339-9215.