Todas as vezes que você for ler um ranking sobre os melhores países para o estrangeiro trabalhar em alguma posição vai estar Taiwan. Na maioria das vezes, o país fica na primeira posição, sem dar muitas chances para os países “adversários”. E nós contamos os motivos.
Por curiosidade, as últimas pesquisas que foram feitas e resultaram como Taiwan sendo o melhor país para o estrangeiro trabalhar são da Expart Insider 2019 e da InterNations. Assim, eles consideram aspectos como qualidade de vida, custo de vida, trabalho no exterior, etc.
Taiwan como o melhor país para trabalhar no exterior
Taiwan se destaca por motivos que giram em torno da saúde, da segurança e da qualidade de vida. Mas, se você acha isso genérico demais, tudo bem porque a gente vai detalhar mais sobre alguns desses aspectos. Para começo de conversa, porém, conheça o país.
Estamos falando de um país insular, que fica na região oriental da Ásia. Taiwan tem hoje cerca de 23 milhões de habitantes e um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais altos do mundo. O país sempre fica nas primeiras posições em termos de finanças pessoais.
Assim como no caso da expressão “trabalho no exterior”, o que quer dizer que é uma região, um país, um verdadeiro abrigo para quem quer sair do seu país e ir trabalhar em outro. Por outro lado, a dificuldade é o idioma oficial, que é o mandarim.
O que mais você deveria saber sobre Taiwan
Que é um dos tigres asiáticos. Ou seja, economias que estão crescendo muito na Ásia. E isso vem da indústria de tecnologia, principalmente. Assim, ao falar de Taiwan você já ouvir muito sobre “tigres asiáticos” e “potência tecnológica”, o que tem tudo a ver com eles.
A moeda de lá é chamada de Novo Dólar de Taiwan e o código de telefone é o 886. Há ainda de se considerar outros pontos, como a questão do visto para ir para lá. Só que isso varia porque não é o de turismo (que vale só por 90 dias), não é mesmo? Falaremos disso adiante.
Outro ponto interessante tem a ver com a religião. A maioria das pessoas de lá são budistas ou taoístas. Assim sendo, você vai encontrar muitos templos por toda região, que é uma espécie de igrejas desses religiosos. E no Novo Ano Chinês quase todo mundo tem uma folga semanal.
Os melhores lugares para se alojar e trabalhar em Taiwan
Há pelo menos 4 lugares que são sempre indicados para quem vai trabalhar em Taiwan, são eles: Taipei, Kaohsiung, Taichung e Tainan. Vamos explicar de forma breve sobre cada um deles, continue lendo para entender agora mesmo.
Taipei é a capital norte e a capital de negócios de Taiwan. É a região mais multicultural do país, com o espirito regional. Kaohsiung é uma segunda cidade mais importante, com praias incríveis e templos budistas dos mais famosos.
Tem ainda Taichung, que fica bem ao meio das cidades mencionadas. Ela tem uma comunidade bastante alegre e com uma temperatura mais amena. Por fim, Tainan, que é a antiga capital do país e atualmente um lugar ótimo para conhecer o patrimônio cultural.
Existe mesmo trabalho para estrangeiro em Taiwan
É muito complicado e arriscado dizer que se você sair de qualquer país do mundo e for para Taiwan vai encontrar um emprego. No entanto, essas regiões citadas são vistas como as melhores do mundo para estrangeiros trabalharem.
Assim sendo, o que se tem visto na atualidade é que é necessário ter o idioma inglês muito avançado. Outra coisa é que professores têm conseguido mais chances e aprovações. Isso porque lá há muitas escolas de idiomas focadas no inglês.
Por outro lado, muita gente que trabalha online se muda para Taiwan e depois é que vão em busca de trabalho. De qualquer forma, para concorrer e pleitear uma vaga de trabalho em Taiwan, você precisa ter uma licenciatura, o passaporte e o certificado TEFL.
O certificado TEFL
A licenciatura é a formação acadêmica em algum curso de graduação. O passaporte é o documento oficial do estrangeiro. E TEFL, você sabe o que é? Vamos explicar brevemente nesse tópico para que você não tenha dúvidas.
É uma espécie de curso para comprovar as suas habilidades com o idioma inglês. Assim, é indicado para professores de inglês e exigem conhecimento em ferramentas também. O curso todo costuma ter 16 horas e a prática é o mais importante. A prova final tem valor alto.
Na média, o custo para ter o certificado TEFL fica em 239 libras, sendo que o valor vai para a academia internacional, que gradua em torno de 5.000 alunos todos os anos.
O visto de negócios ou para estudar em Taiwan
Nesse caso, os documentos necessários para ir para Taiwan vão depender do tipo de negócio ou estudo que você está vinculado. Mas, geralmente, usa-se a mesma documentação exigida no visto de turismo, como passaporte, as fotos 3×4, o imposto de renda, reservas, etc.
Geralmente, também será preciso apresentar cartas de convite da empresa para trabalhar lá, por exemplo. O mesmo vale para estudantes de universidades. O fato é que sempre há consulados disponíveis para quem quiser saber mais sobre essa parte burocrática.
Por exemplo, há o site de Taiwan no Brasil, que é da Embaixada e Consulados de Taiwan no Brasil, sendo que o escritório fica em Brasília, no Distrito Federal.
Onde encontrar trabalhos em Taiwan
Para quem não quer chegar lá em Taiwan sem emprego, uma boa ideia é pesquisar sobre as oportunidades em sites que são regionais. Isso vai permitir que você se candidate em algumas vagas ou fique sabendo sobre requisitos e conheça mais do mercado local.
Entre os sites mais conhecidos para esse fim, nós temos: China Fontes B2B, ELS Kojen, Yellow Pages Taiwan e JobERA.com. Além disso, dá para procurar as informações em jornais online, como China Post, Taiwan Notícias, Taipei Times.
E também em agências de emprego de Taiwan, como é o caso da Adecco, da Manpower e da Antal Internacional.
O que é importante saber sobre morar em Taiwan
Há alguns truques que encontramos na internet e dizem muito para quem vai morar em Taiwan. Por exemplo, os táxis são muito caros, especialmente os que ficam no aeroporto. É muito mais conveniente buscar opções mais baratas, como o transporte público (veja abaixo).
O ARC é o cartão de residência em Taiwan, sendo que ele é Foto: (reprodução/internet)obrigatório para viver lá. Assim, é uma espécie de cartão do cidadão, onde tem números do seu passaporte, do seu nascimento, o seu nome completo, o seu endereço fixo, entre outros dados.
O E-Gate é uma maneira simples de registrar o ARC no escritório de imigração. O NHI é o cartão de saúde de Taiwan, que é ótimo para agendar e marcar consultas médicas. Já no caso de aluguel de casas ou apartamento será preciso desembolsar 3 meses adiantados.
O transporte público em Taiwan
Um dos pontos que mais podem significar redução de custos ou complicações para você em Taiwan tem a ver com o transporte. Por isso, dedicamos um tópico inteiro para falar disso. O EasyCard é uma espécie de tíquete que pode ser usado em ônibus, táxi, metrô e bikes.
Logo, dá para comprar em lojas de conveniência e carregar sempre que quiser. Ele facilita muito a vida do estrangeiro e o custo é de 100NT. Aliás, não se deve consumir nada no transporte público e nem nas estações.
As opções que os estrangeiros mais se dão bem são o ônibus e a bike, chamada de Youbike. O ônibus é mais prático, com informações online sobre as linhas e dá para pagar com o card ou moedas, mas sem cobradores. A bike é super rápida, prática e permite uma experiência única.
Outros bons países para estrangeiro trabalhar e morar
Além de Taiwan, considere que há outros ótimos países que também são indicados para quem quer migrar do seu país e tem o intuito não apenas de apesar alguns meses como turista, mas também ficar, morar e trabalhar por lá.
Na própria Ásia, a gente encontra o Vietnã, que tem como ponto forte o mercado de trabalho aquecido e as boas perspectivas de carreira. Além do mais, as pessoas de lá estão satisfeitas com seus salários – ao menos, é o que a maioria dos pesquisados disseram.
E na Ásia, agora no sudeste do continente, também temos Singapura, que é uma região que tem mais de 60 pequenas ilhas e Singapura é uma das maiores, com 5 milhões de pessoas. O fácil acesso à internet, o sistema público de transporte e a segurança são destaques.
Na América e na Europa
Se é para falar de países europeus que são receptivos aos estrangeiros que querem morar e trabalhar, a dupla de Portugal e Espanha são recomendadas. A qualidade de vida se destaca em ambas as nações, sendo que ainda são vistos como “ótimos para morar com a família”.
Na América Latina, temos o México como opção de destaque, considerando a receptividade do povo de lá e o custo de vida, que não é dos mais elevados. Equador entra como principal opção da América do Sul e no Oriente Médio, o único citado é o Bahrein, no Golfo Pérsico.