Saiba quais as melhores empresas de chocolates para trabalhar

Trabalhar em uma fábrica de chocolate é o sonho de muita gente, certo? E isso faz sentido quando a gente considera que essas empresas sempre aparecem na lista das melhores para se trabalhar, devido aos salários e benefícios.

A gente foi buscar aquelas que são mais bem-vistas pelas pessoas e que possuem muitas vagas abertas o ano todo. Vamos começar por citar as que estão no exterior, mas que podem ter unidades no Brasil. Depois, falaremos das nacionais, que também são famosas no mundo.

Foto: (reprodução/internet)

Ezaki Glico (Osaka, Japão)

É uma empresa multinacional de alimentos que faz negócios com mais de 30 países de toda Ásia e Europa. O principal negócio está voltado para a fabricação de produtos de confeitaria, como os chocolates e sorvetes.

Foto: (reprodução/internet)

A Glico, porém, também faz produtos processados, como caldos. A curiosidade está na criação da fábrica, que veio em 1919, quando Riichi Ezaki criou um produto doce feito de caramelo, que ficou conhecido como “Cuchieco”.

Kraft Foods (Ilinois, Estados Unidos)

E quem está por trás da marca Lacta, desde 1996. Atualmente, é considerada a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos, sendo a segunda maior do mundo. A sede por aqui fica em Curitiba e há ainda fábricas em Bauru, Piracicaba e no Pernambuco.

Foto: (reprodução/internet)

Foi eleita pela Great Place to Work Instituto como uma das melhores empresas para se trabalhar no nosso país. E recentemente se fundiu com a Heinz. Entre os produtos mais famosos aqui no Brasil, temos: Amandita, Bis, Babbaloo, Chocolícia, Club Social, Milka, etc.

Mondelez (Ilinois, Estados Unidos)

É um grupo novo, que vem desse 2012, mas que já mostrou a sua força no mercado alimentício. Mas, essa novidade é fruto de uma mudança de nome da área de doces da Kraft Foods, que acabamos de citar. 

Foto: (reprodução/internet)

Hoje, há várias subsidiárias e marcas, como a Belvita, a Oreo, a Milka, a Marabou, a Lacta, a Trident.

Mars (Virginia, Estados Unidos)

É outra multinacional fabricante de confeitaria e ração para animais. É considerada a 6ª maior companhia privada dos Estados Unidos, com base em dados da Forbes. Na área de chocolates opera através da Mars Wrigley Confeitaria.

Foto: (reprodução/internet)

Entre os produtos mais conhecidos, temos as barras de chocolate Mars, além do M&M’s, do Skittles, do Snickers e do Twix. 

Hershey’s (Pensilvânia, Estados Unidos)

É uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, que também faz produtos da panificação, biscoitos e bolos, além de milk-shakes. Ela é de 1894 e veio da Lancaster Caramel Company. O chocolate Hershey’s está disponível em mais de 60 países.

Foto: (reprodução/internet)

Recentemente, adquiriu os direitos para expandir a fábrica de Kit Kat, com um orçamento de US$ 60 milhões e mais de 110 empregos adicionais na nova unidade.

Barry Callebaut (Zurique, Suíça)

Ela é uma das empresas da ADM Cocoa. Assim, é uma processadora de cacau e que fabrica chocolates para o mundo todo. Foi criada em 1996 com a fusão da produtora belga Callebaut com a francesa Cacao Barry.

Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, há dois anos saiu novas versões, como a Ruby, que é o chocolate que usa fórmulas diferenciadas.

Lindt (Zurique, Suíça)

É na Suíça que ficam as principais fábricas de chocolate do mundo, certo? E a Lindt é uma das mais famosas, sendo que conta até mesmo com museu. A fundação dela aconteceu em 1845, sendo que a origem vem com Davi Sprungli-Schwartz.

Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, possuem 12 fábricas, sendo que também tem unidades na Alemanha, França, Itália, Áustria, Estados Unidos. Há também um investimento para lançar novos “Cafés Lindt”, que ficam em shoppings e oferece bolos e sorvetes.

Nestlé (Vaud, Suíça)

Quem é que não conhece a Nestlé, não é mesmo? A marca de alimentos e bebidas é considerada a maior do mundo em receitas e outras métricas. São produtos dos mais variados, como os chocolates.

Foto: (reprodução/internet)

A fabricação de chocolates começou a acontecer em 1985 em Rajá. Atualmente, a receita tem uma participação de 12% que vem desse tipo de alimento. E como outras empresas brasileiras, que veremos abaixo, ela tem feito a maquiagem de produtos, diminuindo o peso dos produtos. 

Godiva (Bruxelas, Bélgica)

A história da Godiva vem de 1926 por conta da família Draps, que abriu a primeira loja. Logo depois, em 1958 chegou na Rue Saint Honoré, na França. Atualmente, faz parte do conglomerado turco Yildiz Segurar e tem mais de 600 lojas no mundo.

Foto: (reprodução/internet)

Os produtos mais conhecidos são bem caros, se comparados com marcas nacionais. No entanto, ninguém resiste ao Godiva Golden Box 24 pralinen.

Ferrero (Piemonte, Itália)

É uma fábrica de chocolates e guloseimas fundada em 1942 na cidade de Alba e por Pietro Ferrero. É atualmente uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, com mais de 20 mil trabalhadores em várias partes do mundo.

Foto: (reprodução/internet)

No Brasil, a Ferrero é dona de produtos de muita fama, como o Ferrero Rocher, o Ferrero Deluxe, o Kinder Chocolate, o Kinder Bueno, o Kinder Ovo, a Nutella, o Tic Tac e o Raffaello. 

Arcor (Córdova, Argentina)

É um grupo argentino que é multinacional e especializado em produtos doces, como guloseimas, chocolates, biscoitos, sorvetes. A fundação é de 1951 e atualmente são mais de 40 unidades fabricantes, sendo que há 5 no Brasil.

Foto: (reprodução/internet)

O Grupo Arcor chegou ao Brasil em 1981 e fez sucesso 4 anos depois com a linha da Tortuguita. Também tem fama pelas balas Butter Toffees. Recentemente, adquiriu outros produtos famosos, como Poosh, Amor, Pirapito e 7 Belo.

Chocolates Pan (São Paulo, Brasil)

É uma fábrica de chocolates nacional, que também vende doces. Ela foi aberta em 1935 por Aldo Aliberti e ficou muito famosa com os “cigarrinhos de chocolates”. Atualmente, eles são “chocolápis”, para evitar a indução ao tabagismo.

Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, no entanto, quem mais faz sucesso são outros produtos de chocolate, como os granulados para bolos, as moedas de chocolates, os chocolates diet, o pão de mel.

Kopenhagen (São Paulo, Brasil)

É uma fabricante de chocolates muito famosa por aqui. É conhecida por fazer produtos para classes altas, sendo que há mais de 300 itens disponíveis atualmente. A linha é personalidade e conta com cestas comemorativas, por exemplo.

Foto: (reprodução/internet)

Há ainda uma rede de franquias no país todo. Ela foi fundada em 1928 e tem mais de 220 lojas com mais de 1 mil funcionários. É líder de mercado no Brasil. E atualmente pertence ao grupo CRM. O seu produto mais famoso é o chocolate Língua de Gato.

Chocolates Brasil Cacau (São Paulo, Brasil)

Lembra que falamos que a Kopenhagen é para ricos? Isto é, para classes A e B. Assim, eles possuem uma espécie de subsidiária que é focada em classes diferentes, a partir da C até a E. É a Brasil Cacau, que foi lançada em 2009 e já tem mais de 800 lojas no país.

Foto: (reprodução/internet)

São mais de 100 itens disponíveis até aqui, sendo que os chocolates mais conhecidos são os bombons, com vários tipos e sabores de recheios.

Cacau Show (São Paulo, Brasil)

Agora, continuando a história da Brasil Cacau saiba que ela é uma das principais concorrentes da Cacau Show, que é de 1988 e teve um sucesso muito grande desde o começo. É considerada até hoje uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo.

Foto: (reprodução/internet)

São 5 fábricas com capacidade de produção de 12 mil toneladas. Em 2008, por exemplo, ultrapassou a Rocky Mountain e se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo.

Neugebauer (Rio Grande do Sul, Brasil)

Agora temos uma verdadeira indústria alimentícia que fica em Arroio do Meio. Ela é considerada a fábrica de chocolates mais antiga do Brasil, sendo que veio dos irmãos alemães Neugebauer.

Foto: (reprodução/internet)

Um fato curioso é que com as crises, a empresa não aumentou o preço dos seus produtos, porém, vem diminuindo o peso deles. A barra de chocolate que era de 200 gramas agora tem somente 90 gramas. O bombom Amor Carioca, o Bib’s e o Stikadinho são produtos famosos.

Garoto (Espirito Santo, Brasil)

É outra marca nacional de chocolates. Sendo que é considerada uma das 10 maiores fabricantes de chocolate do mundo todo, sendo a maior da América Latina. Há mais de 70 produtos, sendo que é a 3ª empresa que mais vende chocolates no nosso país.

Foto: (reprodução/internet)

Entre eles, a gente tem o Batom, o bombom Serenata de Amor, a Paçoca, o Talento, o Crocante, o Surreal, a Opereta, o It Coco, o Aero. Como a Neugebauer, também tem feito a “maquiagem de produtos”, diminuindo o peso deles.

Por outro lado, a empresa tem oferecido vagas de trabalho o ano todo, especialmente os empregos temporários em épocas como a Páscoa.

Como se candidatar para as vagas de trabalho?

Todas essas empresas e fabricantes de chocolate citadas aqui são confiáveis e possuem diversas formas de divulgar vagas. Geralmente, eles possuem a aba de “Trabalhe Conosco” em seus sites. Por lá, dá para enviar o currículo online.

Outra ideia é a de procurar pelas vagas em sites de vagas de emprego, como LinkedIn, Vagas.com, Indeed, InfoJobs, Curriculum, Catho, entre outras opções. A dica é avaliar se há custo para o envio do currículo e saber quais os requisitos de cada vaga ofertada.