Como se preparar para entrevista no Vale do Silício

Com a chegada da internet, se tornou muito mais comum conseguir visualizar oportunidades de trabalhar fora do país. Com o Brasil passando por um período de crise que parece não ter fim, as vagas de emprego no exterior parecem cada vez mais atraente, principalmente quando são em empresas mundialmente reconhecidas.

O Vale do Silício é um dos locais mais desejados pelo brasileiro que pretende trabalhar no exterior. Muita gente não sabe, mas o Vale existe um aglomerado de empresas, que ficam na Califórnia, nos Estados Unidos. São muitas as grandes companhias que atuam por lá, como a Netflix e o Google.

O Vale é bastante conhecido pelas atividades tecnológicas que as empresas exercem por lá e, por isso, é uma excelente oportunidade para quem é bem capacitado profissionalmente na área da tecnologia. No entanto, é necessário ficar bastante atento para conseguir se preparar bem para as entrevistas no local.

Como se preparar para entrevista no Vale do Silício
Fonte: (reprodução/internet)

Quer aprender a se preparar para entrevistas no Vale do Silício? Fique aqui e confira um pouco mais sobre os processos seletivos.

Empresas que estão no Vale do Silício

Caso consiga trabalhar no Vale do Silício, saiba que sua empresa é, sem dúvida, uma das mais reconhecidas do mundo. Isso porque, apenas as mais renomadas estão por lá e todas elas contam com foco de atuação na área tecnológica.

ANÚNCIO

No entanto, ainda assim, é possível encontrar vagas de emprego disponíveis para outras áreas de atuação, basta fazer uma pesquisa mais ampla. Trabalhar em uma dessas empresas vai agregar muito valor ao seu currículo, o que te ajudará a alçar voos mais altos no futuro.

Agora confira quais são as empresas que atuam no Vale do Silício:

  • Apple;
  • Facebook;
  • Google;
  • Intel;
  • LinkedIn;
  • Microsoft;
  • Netflix;
  • Yahoo!.

É importante ficar atento a alguns pontos

O Vale do Silício é muito atraente para quem quer ser notado pelo mercado de trabalho internacional, mas é importante que o candidato se atente a alguns pontos. Primeiramente, o nível de inglês deve ser avançado, pois é a única linguagem que será utilizada por lá.

Além disso, é recomendado que o candidato já seja formado em alguma área relacionada à tecnologia. Apesar da preferência por esse nicho, outras vagas também estão disponíveis, portanto, não se desanime. Para os estudantes, saibam que também existem oportunidades por lá.

São muitos os programas de estágio disponíveis em grandes companhias, basta pesquisar pelas vagas. As áreas de marketing e economia contam com diversas oportunidades, logo, profissionais do ramo também podem se sair bem no Vale.

Como se preparar para a entrevista

Apesar de ser tratar de grandes corporações, o processo de entrevista é muito semelhante ao que é aplicado em empresas do Brasil. Na entrevista, serão feitas perguntas padrões sobre o candidato, mas lembre-se de que você estará sempre sendo avaliado enquanto isso.

Perguntas como “no que você acredita que precisa melhorar?” e “em qual área você mais gosta de trabalhar?” são comuns, já que eles buscam realocar os futuros colaboradores para áreas que eles consigam performar melhor, sem maiores insatisfações.

Como se preparar para entrevista no Vale do Silício
Fonte: (reprodução/internet)

É importante ser sincero e não mentir sobre possíveis capacitações profissionais que não tenha, pois podem te delegar tarefas que você não é capaz de cumprir. Lembre-se que, nas maiores empresas do mundo, eles prezam pelo desenvolvimento dos funcionários, portanto, não tenha medo de apontar seus defeitos e se desenvolver dentro da companhia.

Como se candidatar para as vagas de emprego

Para se candidatar às vagas de emprego no Vale do Silício, o candidato terá que realizar uma busca um pouco diferente. Primeiramente, sites como o InfoJob, que hospedam vagas nacionais, não ajudarão nessa missão. No entanto, o LinkedIn sim.

No LinkedIn, é possível fazer a busca de vagas para a região, além de poder conferir o perfil de cada uma das empresas que estão por lá. Após achar uma vaga que te atraia, basta clicar para se candidatar, que será redirecionado para o site da empresa. Depois disso, basta enviar o currículo e esperar por um possível contato da empresa.

ANÚNCIO