Dicas para se manter focado trabalhando no home office

Ter disciplina para trabalhar de casa não é uma tarefa tão simples. Porém, nesse início de 2020 muitas empresas precisaram adaptar o trabalho de seus colaboradores para que pudesse funcionar o famoso home office.

Isso só foi preciso por conta do estado de alerta em quase todos os países do mundo, com a chegada de um novo vírus. Dessa forma, os governos tomaram a iniciativa de decretar uma quarentena para as pessoas não saírem de casa por um tempo.

Se você está nessa nova situação, deve estar percebendo como pode ser difícil se manter focado neste momento. Para conseguir produzir igual ou até melhor do que quando precisava ir para a empresa, vamos dar algumas dicas que podem ser essenciais.

focado no home office
Foto: (reprodução/internet)

Existem algumas pessoas que já trabalhavam de casa há muito tempo. Mas, depois de algumas pesquisas, podemos concluir que alguns passos podem auxiliar nesta tarefa de se manter focado. Portanto, fique por aqui para saber essas dicas.

Tenha um horário estabelecido

Uma das coisas mais importantes para conseguir ter foco no home office é estabelecer um horário. A ideia é que você trabalhe no mesmo horário que estaria de serviço no escritório ou empresa na qual você trabalha, mas isso pode ser adaptado.

ANÚNCIO

Algumas pessoas que não conseguem manter o foco com muita gente em casa, acabam percebendo que o horário que mais produz é de noite ou até mesmo de madrugada. Então, é interessante que você entenda seu melhor horário de produção.

Mas não esqueça de fixar esse tempo, isso pode ajudar muito a não perder o ritmo da sua produção e manter o foco no seu trabalho.

Programe seu dia

Depois que você já estabeleceu o melhor horário para trabalhar, está na hora de programar todo o seu dia. Essa também é uma dica muito valiosa, alguns especialista afirmam que ter o dia organizado pode até ser um canal de motivação.

focado no home office
Foto: (reprodução/internet)

Maximize a eficácia de seu tempo em casa ao estruturá-lo como um dia típico de trabalho”, afirma Elizabeth Grace Saunders, uma coach que fez um artigo sobre produtividade para a universidade de Harvard.

Uma das maneiras mais simples e que podem ser eficientes é fazer lista de tarefas. Um dia antes, escreva tudo o que você precisa fazer como reuniões, pagamentos, organização de planilhas etc. Isso também irá te ajudar a não esquecer alguma tarefa muito importante.

Tenha o momento de descanso

Para que a disciplina seja mantida, é sempre necessário ter as pausas para os descansos, nada de pensar que você pode produzir mais que o normal. Isso pode acabar cansando sua mente e desmotivando os próximos dias.

E acredite, as pausas são essenciais para uma produção mais consistente, fato que é comprovado cientificamente. Em uma pesquisa de uma instituição de Mídia Social, foram colocados em análise os hábitos dos funcionários que se destacavam na produção.

Então, foi concluído que quase todos trabalhavam de uma maneira bem focada por mais ou menos 50 minutos ou 1 hora e depois faziam pausas de 15 a 20 minutos. Ao voltarem ao trabalho, eles estavam com a mente mais descansada e pronta para produzir melhor.

Conclusão

Percebemos que existem algumas práticas que podem te ajudar a ser bem produtivo trabalhando de casa. Entretanto, talvez o mais importante seja a consistência para que esse trabalho vire um hábito e se torne cada vez mais leve.

ANÚNCIO