Essas são as 10 melhores profissões para quem não gosta de falar em público

Atualmente, vários cursos estão fazendo sucesso por ensinar e ajudar as pessoas a falarem em público. De um modo geral, isso faz muito sentido para quem precisa lidar com pessoas. Mas, a verdade é que nem toda profissão ou trabalho exige essa característica.

Sendo assim, também podemos considerar que alguns tipos de trabalho permitem que as pessoas introvertidas tenham sucesso. Mas, de quais trabalhos e serviços estamos falando? A gente criou uma lista pensando nessas pessoas, com trabalhos que podem fazer sentido.

Foto: (reprodução/internet)

A importância da comunicação em todo trabalho

Antes de começarmos com a lista, no entanto, é preciso saber que estamos excluindo aqui aquelas profissões que realmente exigem falar em público. Porém, saiba que em toda profissão vai ser preciso ter um bom relacionamento com outras pessoas.

Foto: (reprodução/internet)

Isso inclui saber trabalhar em equipe, por exemplo. Logo, saiba que mesmo que seja introvertido, não goste muito de conversar ou se expor em público, você pode precisar ser alguém que se comunique bem dentro da empresa, tudo bem? Então, vamos nessa!

1 – Escritor

Dizem por aí que o trabalho de escritor é um dos mais solitários possível. Portanto, pode ser uma boa ideia para você que não gosta de falar em público. Agora, uma boa novidade é que o escritor não precisa ser somente aquele de livros, trilogias e best-seller.

Foto: (reprodução/internet)

Isso também é possível, claro. Porém, o escritor também pode se especializar em algumas outras áreas, como ao escrever livros digitais, que podem ser vendidos como e-book na internet. Ou ele pode se tornar um redator publicitário ou um copywriter, etc.

O fato é que o trabalho do escritor, ou melhor, de quem escreve, tem sido cada vez mais importante dentro da internet, ainda mais quando a gente pensa em marketing de conteúdo ou marketing digital, que são ferramentas imprescindíveis para as empresas.

2 – Programador

Outro trabalho que é muito atual, muito importante e que não exige que o profissional tenha que ficar se expondo em público é o de programador. Na verdade, ainda que seja injusto, ele é pouco lembrado quando o assunto é exposição.

Foto: (reprodução/internet)

Para quem não sabe, ele é quem cria os programas ou ajuda na criação deles. Assim sendo, é preciso ter muita criatividade e conhecimento na área da tecnologia. E a importância do profissional está no fato de que novos programas estão sendo criados a todo instante.

Resumidamente, nós estamos falando sobre um trabalho solitário, tecnológico e que pode ser lucrativo também. Será que é para você? O jeito é conhecer mais da profissão, das dificuldades, dos salários, do mercado de trabalho e mais. Pode ser o seu emprego.

3 – Publicidade

Se a opção de escritor é válida, a de publicitário também é. E engana-se quem pensa que esse profissional tem que falar em público. Isso porque dentro da publicidade há vários campos de atuação e alguns seguem a linha do “trabalho solitário”.

Foto: (reprodução/internet)

O que é preciso, no entanto, é ter muita criatividade. Afinal, ele pode trabalhar com criações, com imagens, com design. Tanto é que até hoje em dia os publicitários são vistos como “loucos”, no bom sentido, claro. Afinal, a ideia é inventar campanhas que façam sucesso.

O mais engraçado de tudo é que acaba sendo uma ótima indicação para quem se considera introvertido, mas quer começar a sair da casinha, se expor mais. Afinal, o trabalho é uma forma de fazer essa exposição de ideias e opiniões.

4 – Estatístico

Aqui temos uma profissão bem diferente de todas que já falamos. Afinal, ela é da área de exatas. Se por um lado existem as pessoas que fazem as pesquisas e coletam os dados, por outro há quem use tais resultados para fazer análises. Esse é o estatístico.

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, é uma saída interessante para quem gosta de números e de trabalhar sem ter que falar com muita gente. No entanto, precisará daquele contato interno para tirar dúvidas ou fazer comentários que mais tarde poderão ser divulgados. 

Outro ponto interessante é que não existe uma faculdade de estatístico. Porém, a pessoa que tem formação em áreas de exata, como matemática, por exemplo, pode ser um estatístico em alguma empresa de pesquisas ou mesmo fundações. 

5 – Astrônomo

Uma profissão bastante científica, que indica que a pessoa vai passar boa parte do trabalho estudando, é a de astrônomo. O engraçado é que é uma profissão que muita gente sonha em seguir quando criança, mas esquece disso na fase adulta. 

Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, o astrônomo não tem que ficar batendo papo com outras pessoas. Sendo uma ótima ideia para os mais tímidos. E, vamos combinar, nada melhor do que passar uma boa parte da vida de olho nas estrelas e não em pessoas, não é mesmo?

Mas, brincadeiras à parte, considere que é uma profissão difícil, quando a gente se considera alguns aspectos como a formação e o mercado de trabalho. Por exemplo, dá para considerar empresas grandes, como a Nasa, mas nada muito além disso, entendeu?

6 – Caminhoneiro

Agora voltamos para uma profissão bem mais comum e mais simples de ser seguida porque não exige muitas graduações. O caminhoneiro precisa ter a carteira de motorista própria e, a partir disso, já pode começar a trabalhar para empresas ou por conta própria.

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que ele faça entregas através de um caminhão. Ou seja, pode ser entrega de mercadorias, de carros, de produtos e até mesmo de animais. O fato é que ele vai passar a maior parte do tempo na estrada e, em boa parte das vezes, sozinho.

Ele, ainda assim, vai precisar conversar com a sua equipe, empresa, fornecedores, clientes. Porém, nada perto do que seria uma explanação em grupo ou apresentação para o público. Por isso, também entra como profissão para introvertidos. 

7 – Editor de Vídeo

O editor de vídeo é um trabalhador que precisa de muita concentração e, inclusive, ficar sozinho é uma boa ideia para isso. Sendo assim, nada melhor do que alguém que consiga conviver sem outras pessoas ao redor, não acha?

Foto: (reprodução/internet)

A formação dele pode ser em várias áreas como em comunicação social, o que seria algo controverso. Porém, dá para pensar também que ele pode ter uma formação em nível mais baixo e se especializar através de cursos mais teóricos sobre determinados programas.

A partir disso, ele poderá atuar fazendo edição de vídeos de vários tipos, como são aqueles para o Youtube, que fazem o maior sucesso hoje em dia. Sendo que acaba sendo uma profissão da atualidade também, ótima para introvertidos que querem ganhar dinheiro. 

8 – Tradutor

O tradutor é aquela pessoa que pega um texto ou um vídeo e traduz. Simples assim, ok? E ele pode trazer do inglês para o português, do japonês para o árabe e muitas outras variações. A ideia é transformar um texto em outras línguas, acessíveis a mais pessoas.

Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, a tradução tem ganhado força em alguns canais, como de séries e filmes, além dos bons e velhos livros ou artigos científicos. De todo modo, cada um tem o seu grau de dificuldade, mas todos exigem muito conhecido do profissional.

Fora essas questões, também é uma profissão que não exige um contato direto e o tempo todo com clientes e pessoas. Assim, dá para trabalhar de modo mais solitário e até mesmo em casa, o que é ótimo para quem não gosta muito de ter que lidar com pessoas o tempo todo.

9 – Arquivista

O arquivista é uma profissão que é ótima para pessoas mais introvertidas. Porém, temos um alerta aqui. Se a cima a gente falou muito de profissões do futuro e tendenciosas para os próximos anos, nesse caso é justamente o inverso.

Foto: (reprodução/internet)

E não estamos falando que a profissão vai acabar, está bem? No entanto, com tanta tecnologia e possibilidades de digitalizar as informações e os documentos, o trabalho do arquivista tem ficado um pouco mais para trás. Portanto, vale a pena considerar esse alerta. 

Já por outro lado, ainda temos que considerar que no mundo todo há bibliotecas, museus e todo tipo de empreendimento que necessita de um trabalho de arquivos. Logo, a ideia é arquivar e não ficar falando com pessoas, entendido?

10 – Técnico de Laboratório

Lembra que acima falamos do estatístico? Pois é, aqui o conceito é parecido, só que ao invés de números matemáticos de pesquisas, a ideia é fazer as contas com base em exames clínicos médicos, como de sangue, de urina, entre outros. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, é uma área voltada para a saúde, que tem um ponto matemático por trás. Logo, o profissional tem que valorizar muito o silêncio para não errar na avaliação. Por isso, acaba sendo uma profissão muito mais de introvertidos do que das pessoas extrovertidas. 

Sobre a formação, saiba que há vários cursos técnicos para esse trabalhador e até mesmo algumas pessoas para quem já é da área da saúde. 

Qual é a sua área?

Uma próxima forma de pensar e considerar essas profissões é fazendo um sentido contrário: e pensando na sua área de atuação. Você curte mais exatas, humanas, biológicas? Tudo isso pode influenciar na escolha da profissão.

Além do mais, ainda que você tenha crescido sendo alguém que é introvertido, considere que no mercado dá para mudar esse cenário através de cursos, adaptações e até mesmo uma vivência diferente no mercado.