Para o estrangeiro que vê o Canadá como uma ótima nação para morar e trabalhar, a notícia é boa: há vários cargos e funções que estão em alta. E o motivo disso pode ser variado, o que quer dizer que vai desde a falta de mão de obra especializada até mesmo o número de vagas.
Para se ter uma ideia disso, as vagas abertas e em alta são para ajudantes gerais e até mesmo para engenheiros. Além disso, ainda passa pela área da saúde e das finanças. Tem vagas de motoristas também, o que abrange um grande campo de funções e veículos.
1 – Sales Associate
O Sales Associate é o nosso Representante de Vendas. E sim, esse é um tipo de profissão em alta em alguns países da América, como no caso do Canadá. Isso porque fazer os produtos saírem das prateleiras e chegar até a mão dos consumidores tem as suas técnicas.
Esse profissional de vendas precisa ter habilidades técnicas de vendas, além de uma boa comunicação em inglês (ou em alguns casos em francês), além do bom e velho poder do convencimento para falar com o lojista de forma que ele entenda a importância do assunto.
Curiosamente, não podemos deixar de falar que o varejo é o maior empregador do Canadá, com mais de 2 milhões de trabalhadores exercendo as funções de vendas. Atualmente, o salário anual médio fica em CAD 34.200 e em alguns casos chega a quase CAD 60.000.
2 – Driver
O Driver é o Motorista que a gente conhece bem. E lá no Canadá todos os motoristas são muito requisitos e não apenas os de aplicativo, viu. Aqueles de longo percursos são bastante visados assim como aqueles mais técnicos, de empilhadeiras.
Então, para quem sabe e gosta de dirigir veículos comerciais, o Canadá pode ser uma boa ideia de nação com empregos. Para isso, lembre-se que é preciso ter a carteira de habilitação especifica e, para estrangeiros, uma certificação que seja válida no país canadense.
O salário médio anual é de CAD 39.100, mas os mais experientes podem chegar a um salário anual que é o dobro disso.
3 – Recepcionist
Aqui em países da América do Sul, o trabalho do recepcionista é um dos mais procurados por conta do fato de não exigir muito conhecimento técnico e sim mais comunicativo. No Canadá, a ideia é bem próxima disso, viu. Afinal, esse trabalhador é a primeira impressão da empresa.
Entre as habilidades que são mais exigidas para esse profissional, nós podemos citar a boa comunicação, o atendimento ao cliente, o conhecimento em sistemas telefônicos e até mesmo o uso de programas de computador que registram as informações.
Já em termos de salários médios anuais, a gente tem uma variação bem legal, que parte de CAD 30.000.
4 – General Labourer
O Ajudante Geral é outro profissional que tem papel importante no Canadá. O salário anual dele é um dos mais populares, sendo que parte de CAD 30.000. No entanto, é um ótimo emprego para estrangeiro que quer entrar no mercado de trabalho local.
Esses trabalhadores são como coringas, ou seja, eles podem preencher lacunas em toda função, como fazendo tarefas que permitem a organização de um negócio e até mesmo limpezas de repartições ou movimentação de materiais.
O mais legal desse trabalho é que ele pode ser o pontapé inicial para a pessoa conseguir subir de cargo. Afinal, o profissional fica sabendo e entendendo de todas as áreas da empresa. Por outro lado, geralmente, exige-se que ele seja capaz de encarar tarefas físicas também.
5 – Heavy Duty Mechanic
Curiosamente, o nome é comprido, mas a gente tem uma expressão que também é comum em outros países, sendo “Mecânico de Serviço Pesado”. Ou seja, é um mecânico mesmo, só que trabalha com maquinários pesados.
Eles podem atuar na fabricação de peças, na energia ou até mesmo em áreas da construção. Todos os setores citados são importantes para o Canadá, por isso, o mecânico de peças é tão requisito nesse país. E isso tem acontecido há alguns anos.
O salário médio anual é bem bacana, sendo mais do que o dobro do Ajudante Geral, sendo a partir de CAD 70.000.
6 – Merchandiser
O Comerciante é outro trabalho que pode interessar a você no Canadá. Assim sendo, para quem já esteve em uma loja de varejo sabe como é o trabalho de um comerciante: próximo a de um vendedor.
Eles podem selecionar e exibir os produtos das vitrines e dentro das lojas. A função é a de abrir o comércio, como acontece na América do Sul. A ideia é outra: fazer a parte da experiência para o consumidor. Ou seja, é algo mais voltado para marketing e publicidade.
Ao mesmo tempo, as atividades devem ser voltadas para as vendas. Por exemplo, qual produto tem que ficar embaixo da prateleira? Qual vai ficar na frente da loja? Esse tipo de coisa. E, para tudo isso, o salário médio anual parte de CAD 30.000.
7 – Electrical Engineer
O bom Engenheiro Eletricista também tem seu papel de importância no Canadá. Ainda mais porque é uma profissão que poucos seguem por lá. Assim, se você tem essa formação pode ter o seu espaço no mercado de trabalho de lá, viu.
Uma curiosidade que vale a pena citar é a de que o engenheiro eletricista pode atuar desde os projetos eletrônicos até mesmo o setor de energia, como conhecemos na América do Sul. Por lá, também é comum que ele trabalhe com telecomunicações.
Outra curiosidade é que a maioria das engenharias que existem no Canadá sofrem com a falta de mão de obra de pessoas capacitadas. Por isso mesmo, o salário anual médio tende a ser um dos mais altos dos que foram citados até aqui, partindo de CAD 100.000.
8 – Accountant
O Contador é um profissional especialista em dinheiro. Ele será responsável por supervisionar orçamentos de empresas e pessoas, além de ajudar no controle de gastos. Há ainda a opção de se especializar em temas sob demanda, como a folha de pagamento ou auditorias.
De fato, é uma das profissões mais bem-vistas nas cidades canadenses. Só que o contador precisa ter o curso de CPA (ou equivalente) para atuar em campos contábeis. Se você tem essa formação, com certeza, vai encontrar várias vagas abertas no Canadá.
O salário médio anual fica a partir de CAD 50.000.
9 – HR Manager
O Gerente de Recursos Humanos é outra oportunidade de emprego para quem quer trabalhar no Canadá. Aqui, no entanto, há um problema. Apesar dessa informação, as vagas para essa função são bastante concorridas. Por isso, destaca quem tem mais habilidades.
Logo, as empresas conseguem fazer processos seletivos bem mais completos e só quem está realmente preparado consegue entrar no mercado nessa área. Além do mais, cada empresa tem as suas regras para essa área de Recursos Humanos.
Costuma ser um trabalho legal para quem está dentro de uma empresa e pretende subir de cargo. Isso garante que a pessoa saiba mais dos fundamentos da empresa, por exemplo. O salário médio anual parte de CAD 80.000.
10 – Registered Nurse
O Enfermeiro Credenciado também tem o seu espaço no Canadá. A principal informação que comprova isso é o fato de que a população idosa, como em toda parte do mundo, está em crescente. E isso, por sua vez, pressiona o sistema de saúde.
Com a falta de pessoas qualificadas para esse trabalho, surgem as oportunidades com bons salários. E, apesar de uma busca acirrada, considere que quem tem o credenciamento acaba conseguindo preencher os postos de trabalho abertos.
O enfermeiro do Canadá precisa garantir ao médico todo respaldo necessário e focando no atendimento aos pacientes de forma bastante intensiva e cuidadosa. O salário anual médio parte de CAD 75.000.
O que é CAD
CAD é a sigla para dólar canadense, que não é o mesmo que o dólar americano. Aliás, o valor canadense tende a ser até 25% mais barato. Ainda assim, especialistas afirmam que o CAD terá uma recuperação econômica sólida, com boa taxa de atratividade.
Para o estrangeiro que vai para o Canadá há várias formas de levar o dinheiro, seja em espécie ou no cartão de crédito. Já para quem vai trabalhar lá, o ideal é mesmo é ter uma conta bancária no Canadá para receber o salário em CAD. No Canadá, o pagamento é anual.
Para se ter ideia, 1 CAD equivale a 4,44 reais brasileiros. O mesmo CAD tem equivalência a 0,75 dólar americano. E esse mesmo CAD também é o mesmo que 6,79 coroas suecas. Ou incríveis 72,50 pesos argentinos.
O desemprego no Canadá
Por fins de curiosidade, saiba que o desemprego no Canadá, conforme a Statista, tem apresentado uma tendência de queda desde 2009, o que é muito bem visto pelos estrangeiros que querem atuar no mercado de lá.
Em 2019, por exemplo, chegou a ficar em 5,7%, o que é considerado o mais baixo das duas últimas décadas. Mas, a mesma empresa também disse que pode haver um aumento até 2024 devido a motivos internos.