Quiropraxia – Vale a pena trabalhar na área?

Atualmente, um dos locais pelo qual os brasileiros mais reclamam de dor no corpo, é a dor na coluna vertebral. E infelizmente, a grande maioria não tem o hábito de cuidar da coluna, assim também não cuidam do mais simples que é a postura. 

Com a Quiropraxia, é possível tratar e localizar os problemas que existem na coluna. Podendo até evitar problemas futuros na região. O profissional Quiroprata tem como principal instrumento as próprias mãos, pois é com ela que os ajustes na coluna são feitos. Em algumas sessões o paciente já consegue sentir os inúmeros benefícios e já conseguem sentir as dores diminuirem.

quiropraxia

Como funciona a Quiropraxia? 

A Quiropraxia é um tratamento técnico, dentro da área da saúde. Criado em 1895 nos Estados Unidos, pelo pesquisador Daniel David Palmer. O nome Quiropraxia significa “praticar com as mãos”. 

Além da promoção de qualidade de vida, o tratamento é recomendado quando há dores na coluna vertebral, tensão muscular, muita dor de cabeça e restrição de alguns movimentos. 

Pode ajudar a aliviar as dores de cabeça, causadas por tensões cefaleias. No geral, são causadas por má postura no trabalho no dia-a-dia, ou até mesmo durante o sono; desalinhamentos na coluna cervical; contraturas na altura do pescoço e ombros; fatores emocionais como estresse e ansiedade. 

Existem casos de má postura que somente o quiropraxista poderá solucionar. Por isso antes de realizar qualquer procedimento sozinho, vá em um Quiroprata profissional. 

Mercado de Trabalho

Um profissional da área, geralmente trabalha em clínicas particulares multidisciplinares, ou abre o seu próprio consultório. Em algumas empresas, é realizada a contratação de profissionais para cuidar da prevenção de doenças ocupacionais dos funcionários. 

Podendo atuar também em academias e clubes, tratando de lesões esportivas. 

O curso

O curso tem duração de até 5 anos, e possui uma grade curricular que aborda, o tratamento das disfunções das articulações humanas, por meio de procedimentos manuais, chamados ajustes quiropráticos. No curso o treinamento é normalmente prático. 

Já na teoria, há disciplinas como anatomia, fisiologia, fisiopatologia da coluna cervical e biomecânica do movimento. Após o 6 semestre, começa o estágio supervisionado, que trabalha diretamente com a comunidade. O TCC (trabalho de conclusão de curso) é obrigatório.