Procurando um estágio? Conheça as vantagens

O estágio é uma ótima escolha para um primeiro emprego ou capacitação profissional, além de possibilitar um maior conhecimento no âmbito acadêmico, desenvolvendo habilidades como, saber organizar o tempo, ter autonomia e muito mais. Permite a vivência de experiências enriquecedoras gerando maiores resultados no futuro.

ANÚNCIO

Não somente para o empregador mas também o empregado é de extrema importância o bom desenvolvimento desse indivíduo, pois assim há crescimento mútuo. Com carga horária de no máximo 6 horas por dia, com todos os direitos trabalhistas exigidos legalmente. Poupando gastos e gerando um bom desempenho para ambos os lados

Procurando um estágio? Conheça as vantagens
Foto: (Reprodução/internet)

Todos os programas de estágio vem com a proposta de trazer oportunidade de estudar e trabalhar, de maneira que um não interfira no outro. Confira mais informações sobre estágio a seguir.

Qual a importância de fazer estágio?

Em primeiro lugar é importante destacar que a grande procura por estágios não é por acaso. A busca por experiencia no mercado é extremamente valorizada. No âmbito profissional um estágio abre muitas portas, pois dá uma visibilidade maior, além de que te prepara para contratações posteriores visando um bom desempenho profissional e trabalhando habilidades específicas do indivíduo.

Portanto há alguns programas que proporcionam toda essa autonomia. O jovem aprendiz é um ótimo exemplo da inserção jovem no mercado de trabalho. É um programa de inclusão para a capacitação do jovem nesse novo mundo.

ANÚNCIO

Mais sobre o programa

Existe hoje o programa jovem aprendiz que possibilita a inserção de jovens no mercado, como uma primeira experiência ou continuação de uma carreira. Esse programa tange principalmente jovens de baixa renda que buscam aprender e aprimorar seus conhecimentos. Visa o desenvolvimento pessoal e a capacitação profissional.

Esse programa exige matrícula e uma boa frequência na escola, para que o estudo e o desenvolvimento profissional caminhem juntos. Por isso os horários de aula não devem chocar com os horários de trabalho.

Uma pergunta que é regularmente feita é se todo esse processo é regido por alguma lei. Essa iniciativa tem como base a lei Lei 10.097/00 da Aprendizagem, no art 428 diz:

“Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação”.

Embasado nesta lei os programas de estágio tem toda segurança, pois tem comprometimento com o aluno que está crescendo profissionalmente.

Participar desse programa é fácil. É necessário ter entre 14 e 24 anos, está matriculado em uma instituição de ensino e cadastrar o currículo no site do jovem aprendiz. O programa dura em média de 1 a 2 anos e consiste em um processo prático e teórico que dá acesso a uma maior vivência das rotinas de trabalho. Assim como o jovem aprendiz existem vários outros programas, para diversos públicos.

Outros meios

O iel, por exemplo é um programa de estágio que tem como objetivo aproximar os estudantes de cursos técnicos e universitários do meio profissional.
São mais de 150 mil estudantes trazendo suas histórias para serem compartilhadas e assim desenvolvendo se em todas as áreas.

A iel trás meios de trabalhar a criatividade e todas as habilidades que existem em você, transformando isso em bons resultados. Para solicitar uma vaga é muito simples entrando no site do iel você tem acesso a página de cadastro e se candidata a vaga de sua preferencia que mais se encaixa no que você procura ou com sua personalidade.

Outro programa é o ciee que é um programa muito requisitado, quando se fala de estágio. É uma empresa privada que ajuda vários jovens e adultos se realizarem profissionalmente. Para participar é necessário apenas estar matriculado no ensino médio ou superior, integrando também a educação especial.

O cadastro no ciee é de fácil acesso e de rápida execução, além disso é totalmente gratuito. Pode ser feito online e basta se cadastrar para se candidatar para mais de uma vaga simultaneamente.
Sabendo disso você terá mais autonomia para gerir seu futuro e escolher da melhor forma o meio que te encaminhará para uma resolução mais completa daquilo que busca.

ANÚNCIO