Veja 10 vantagens de trabalhar como motorista de app

Praticamente todos os brasileiros, ou uma grande maioria deles, já pensou alguma vez na vida em se tornar motorista de aplicativos. Você, possivelmente, também passou por isso, não é mesmo? Agora, quais são as reais vantagens dessa profissão? A gente listou as melhores.

Porque há sim vantagens em ser motorista do Uber, do 99 Táxi e outros aplicativos. Inclusive, há histórias no país que contam mais sobre isso, sendo que tem pessoas que retomaram a vida profissional e asseguraram as contas da família trabalhando como motorista de app.

Foto: (reprodução/internet)

10 – Pode ser a principal fonte de renda da família

A primeira vantagem que a gente vai citar aqui é bem legal porque pode ser relatada em várias histórias aqui no Brasil. Em meio á crise financeira que o país viveu há algum tempo, muita gente encontrou no aplicativo uma forma de trabalhar e garantir a renda da família.

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, se antes essa opção era vista apenas como trabalho de renda extra, hoje em dia já representa a renda bruta mensal da família. O motivo é claro: flexibilidade de horário e também a ideia de que “quanto mais se trabalha, maior é o salário”. 

Portanto, para quem está precisando mais de dinheiro dá para considerar um trabalho por maior parte do dia. Já para quem tem benefícios sociais e só quer complementar a renda, então, dá para pensar em trabalhar menos horas por dia também. 

9 – A chance de ganhar dinheiro extra

Se por um lado a gente tem o trabalho de motorista de Uber como fonte principal de renda para muita gente, a gente também não pode deixar de citar que é uma forma que outras tantas pessoas encontraram para ganhar dinheiro extra, não é mesmo?

Foto: (reprodução/internet)

O motivo para isso você já sabe ou pelo menos desconfia: a flexibilidade de horários permite esse trabalho no contra turno do outro emprego. Isso é ainda mais comum em casos de pessoas que trabalham até 6 horas por dia. Mas quem trabalha mais também entra. 

Isso porque basta imaginar uma situação em que a pessoa trabalha em horário comercial, sendo das 8 horas até as 18 horas de segunda-feira até sexta-feira. Então, ela poderia fazer o trabalho de motorista durante a noite e aos finais de semana, por exemplo. 

8 – A autonomia profissional

Abaixo, a gente vai comentar sobre o fato de que ser motorista de aplicativo hoje em dia é uma profissão regulamentada. Mas antes disso, saiba que existe a vantagem de que o profissional se torne dono do próprio negócio. Isso porque ele se torna autônomo.

Foto: (reprodução/internet)

E o que queremos dizer com autônomo? Que ele vai poder criar o próprio ambiente, cronograma e horário de trabalho. O que é bem raro de acontecer se você trabalha com carteira assinada para uma empresa, companhia ou no comércio, por exemplo.

Logo, você pode ser o seu único chefe. É claro que isso também vai exigir de você mais atenção, mais esforço, mais dedicação, mais paciência. Ainda assim, para quem é organizado, esse tipo de trabalho costuma ser ótimo porque permite essa autonomia. 

7 – Os programas de benefícios

Hoje em dia, a gente não precisa ir muito longe para ver que o motorista de app, como o motorista Uber, consegue acessar alguns programas de benefícios simplesmente por ser esse profissional ligado às empresas de transporte de pessoas. 

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, dá para considerar que postos de combustíveis permitem um preço mais acessível no litro da gasolina ou do etanol para quem comprovar que trabalha de Uber. Além disso, as próprias empresas, como Uber e 99 Táxi, permitem seus programas de vantagens.

Assim sendo, dá até para alugar um carro para trabalhar de motorista pagando menos. Isso porque elas possuem acordos, ofertas e contratos com as locadoras em todas as regiões do país. E mais do que isso: hoje em dia você encontra até cursos de inglês para esse profissional. 

6 – É uma profissão regulamentada

Um dos pontos fortes de se tornar motorista de aplicativos, que tem sido a alternativa de muitas pessoas, é o fato de ser uma profissão regulamentada. Ou seja, o profissional pode fugir do mercado informal ainda mais com a chance de ser MEI, como falaremos abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, além dos benefícios cobertos pela legislação brasileira, ainda dá para considerar que ao se tornar empreendedor, ele pode acessar planos de saúde e odontológicos para empresas, o que tende a ter mais ofertas e promoções. 

O mesmo vale para a linha de crédito e para os cartões de crédito que acabam sendo mais vantajoso para quem é pessoa jurídica do que para pessoas físicas. E até na hora de criar cadastros dá para ter um emprego formal informado, o que é bem-visto pelas empresas.

5 – A possibilidade de ser MEI

O MEI é um formato de empreendedorismo que existe aqui no Brasil. Ele traz muitas facilidades, como na hora de pagar os impostos unificados. Mas não se trata somente disso. Também tem benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Foto: (reprodução/internet)

Além disso, tem a pensão por parte e o auxílio-morte. Outra coisa é que ao se formalizar como MEI, o motorista pode criar uma boa relação com o governo, inclusive, na hora de declarar o imposto de renda. Assim, ele se tornar um microempreendedor, dono do próprio negócio.

Só que para isso é preciso seguir algumas regras, como ter um faturamento máximo de R$ 81 mil no ano. Por outro lado, ele tem até um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), além de certificados e a chance de atuar de forma muito mais profissional e regularizada. 

4 – Os requisitos são acessíveis

A gente não pode terminar o texto sem falar, também, que os requisitos para se tornar motorista de Uber, de 99 Táxi e de outros aplicativos são simples. É preciso ter um carro que não seja tão antigo, ter a carteira de habilitação atualizada e disposição.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, hoje em dia, até mesmo quem não tem carro próprio pode trabalhar como motorista já que, como mencionamos acima, essas empresas permitem a parceria com várias locadoras, possibilitando o aluguel de veículos para os futuros motoristas. 

Por outro lado, a disposição também é um item que entra como requisito. Isso porque dependendo da região, o trânsito pode ser caótico e complicado, além de lento. Assim sendo, é um tipo de trabalho que pode exigir muito do profissional. É legal saber disso também. 

3 – É ótimo trabalho para o primeiro emprego

Para complementar a ideia dos requisitos acima, considere que outra das regras é ter experiência ao dirigir carros. Geralmente, os apps exigem dois anos de carteira de motorista. Após isso, saiba que o interessado já pode se candidatar ao trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, como muita gente tem sofrido em encontrar o primeiro emprego no Brasil, os aplicativos se tornaram opções viáveis para essas pessoas. Já que os requisitos são acessíveis. Ou seja, não é preciso ter trabalhado em outro lugar antes, entendeu?

2 – A possibilidade de descansar

Esse tópico é um complemento para quase tudo o que falamos acima. Se você tem horários mais flexíveis, pode empreender e trabalhar quando quiser, então, isso também quer dizer que você poderá escolher os melhores horários para ir ao médico, se exercitar e descansar. 

Foto: (reprodução/internet)

E por que isso seria uma vantagem? Porque hoje em dia, quando se trata de grandes empresas e horários de trabalho engessados, poucas pessoas conseguem encontrar tempo para cuidar de si próprias. Sendo assim, nem mesmo uma boa noite de sono é possível, em alguns casos.

O problema é que essa falta de cuidado vai resultar em números ruins lá na frente. Ou seja, ficar sem dormir, sem comer bem, sem fazer exercícios não vai fazer com que a pessoa tenha uma vida saudável. Para quem trabalha por conta própria, isso pode ser revisto.

1 – A vantagem de conhecer novas pessoas

Você já ouviu dizer que o networking é um caminho sem volta, não é verdade? Essa expressão significa algo como rede de contatos. Sendo assim, quanto mais pessoas a gente conhece, então, maiores são as chances de a gente ter ideias novas e encontrar soluções. 

Foto: (reprodução/internet)

Mas soluções para o quê? Para tudo na vida. Por exemplo, o motorista de aplicativo vai conhecer gente diferente todos os dias. É claro que algumas não gostam de falar e conversar. E isso tem que ser respeitado. No entanto, a maior parte gosta disso.

E é a partir desse bate-papo que podem surgir reflexões, comentários e até mesmo ideias de negócios. Por fim, definitivamente, considere que ser motorista de passageiros é uma das profissões mais sociáveis do mundo. O que, por sua vez, acaba sendo mais uma vantagem.

Os aplicativos de transporte além do Uber e 99 Táxi

É claro que você já conhecia o Uber e o 99 Táxi, que são as duas maiores empresas de transporte de pessoas por aplicativos do país e talvez do mundo. No entanto, considere que também tem outras possibilidades no mercado. Inclusive, com regras e vantagens parecidas. 

Por exemplo, uma que tem ganhado muito mercado é a Cabify, que chega a pagar até 85% de toda a corrida para o motorista. Aliás, eles exigem um rigor bem grande para que a pessoa se torne motorista do app. Depois, tem o inDriver e o Yet Go, que são mais novas no mercado.