11 dicas para planejar a carreira profissional

O que você entende sobre planejar a carreira profissional? A teoria parece muito simples, só que fazer isso na prática pode ser bem mais complicado. Afinal, sonhar com os pés no chão não é nada fácil, amigo. A boa notícia é que temos dicas valiosas para quem quer fazer isso.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é muito simples: criar um plano de ação, identificar as reais necessidades que você tem e buscar os novos desafios. Como fazer tudo isso sem que tenha que complicar demais? Continue lendo para descobrir. Afinal, ter metas claras pode ser decisivo para o seu futuro.

Para quê planejar a carreira?

Antes de começar com as dicas, a gente decidiu por criar aqui, de forma breve, um tópico para explicar os motivos e as vantagens de se criar esse plano. A primeira coisa é que ela vai ajudar você a se manter focado no trabalho, sem ficar procrastinando ou desanimado. 

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Sabe quando você chega em uma fase profissional em que não tem mais motivação para acordar cedo e ir ao trabalho? Isso é muito mais comum do que você pensa. Assim, quando se tem objetivos na carreira, essa ideia acaba sendo ultrapassada e você se motiva a continuar.

Fora isso, a gente sempre busca o melhor emprego, o que paga melhor, o que nos agrada mais. E, portanto, o objetivo tem que considerar isso. Sendo assim, ainda que esteja infeliz no trabalho atual, você vai ver uma grande chance de mudar de trabalho e de vida mais tarde.

11- Aprenda novas habilidades

Se você escolheu uma profissão, com certeza sabe quais são algumas das atividades e funções envolvidas, e se preparou para elas, seja através de um curso técnico, graduação ou até mesmo por estudar sozinho. 

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/ internet)

Porém, em um mundo globalizado e tecnológico, as informações mudam com muita rapidez, e isso também envolve as profissões. Então, pode ser que o jeito como você aprendeu ou está acostumado a desempenhar sua tarefa não condiga mais com a realidade.

Por isso, é muito importante que você esteja sempre aprendendo e conhecendo mais da sua área. Pode fazer isso por conversar com seus colegas de profissão, fazer cursos livres ou até mesmo voltar a estudar, talvez em uma pós-graduação.

10 – Teoria Smart

Uma das primeiras dicas que merecem estar aqui é sobre a criação de metas. Atualmente, você vai ver várias teorias que citam vários modos de fazer isso. A gente escolheu uma das mais aceitas para citar aqui nessa matéria, ela se chama “smart”.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é pensar que cada letra da sigla é sobre como uma meta deve ser definida, sendo especifica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Resumidamente, estamos falando sobre metas que são racionais e vão te permitir continuar com os pés no chão.

Além disso, acredite em uma coisa: quando o assunto tem a ver com o plano de carreira ou as metas profissionais, a gente não tem como medir um resultado tão diretamente. De todo modo, há indicadores que podem mensurar um saldo positivo ou negativo. 

9 – Defina metas

Agora que você sabe uma das teorias para se criar as metas, a gente vai falar sobre o que você deve ponderar nessa criação. O primeiro ponto é sobre saber o que você quer alcançar e aonde você quer chegar. Depois, use indicadores para mostrar o seu caminhar. 

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, se você está se aproximando das suas metas ou se afastando delas. Há várias formas de medir esse resultado, lembrando que nem sempre será algo medido em números e sim em saldos, hein. Por isso, a ideia é sempre a de criar metas alcançáveis. 

Por último, também é interessante que se tenha propósitos por trás de cada escolha que é feita. Isso será relevante para você durante toda a caminhada. Ou seja, é o que vai motivar você a chegar lá, mesmo quando o caminho estiver complicado. É o impacto, a razão. 

8 – Autoconhecimento

Só para trazer aqui um ponto que muito nos importa, considere que nessa criação de metas você tem que considerar também o autoconhecimento. Afinal, você e só você sabe o que lhe agrada mais e o que lhe agrada menos, correto?

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, leve em conta que estamos falando sobre procurar empregos ou formas de trabalha que satisfaçam você de verdade. Sim, o dinheiro é importante, o salário também. Só que na maioria das vezes, as pessoas deixam de lado esse quesito mais pessoal. O que é um erro.

E é um erro porque sempre que você mudar de emprego você vai se sentir infeliz. Afinal, ainda que ganhe milhões de dólares, você não vai estar fazendo o que gosta, o que é sim um problema a ser resolvido. Por outro lado, considere tentar acrescentar na meta o seu gosto pessoal.

7 – Escreva suas metas

É isso mesmo. Uma das dicas é sobre escrever quais são suas metas e aonde você quer chegar. Por isso, pegue uma folha de papel, um caderno, um rascunho. E anote ali exatamente “o que você quer alcançar profissionalmente”. Talvez um novo emprego, o primeiro emprego, etc. 

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

A ideia de escrever o objetivo faz sentido e está comprovada em estudos. Ainda mais se você criar uma espécie de diário de bordo durante as semanas. Logo, considere escrever tudo o que você fez durante os dias para se chegar até aquela meta. Isso é algo motivador. 

Mais do que motivador, é algo que vai ajudar você evitar a procrastinação, que é desistir de concluir uma tarefa antes que ela seja atingida. E nada de querer escrever no aplicativo do celular, ok? O ideal é fazer isso na folha de papel mesmo, naquele bloquinho de notas, na agenda.

6 – Análise de resultados

Acabamos de falar sobre escrever as metas, certo? Agora vem uma dica muito boa aqui. A cada final de semana, você vai pegar esse papel e vai ver tudo o que fez, analisando aquilo que deu certo e o que não foi tão produtivo assim. E o que você faz com o resultado?

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

O melhor é você continuar fazendo aquilo que gerou resultados e tentar melhorar o que não foi tão bom assim. Geralmente, o erro está em querer conseguir resultados grandes de uma só vez, ao invés de começar pelos passos mais curtos, o que é bem mais indicado. 

Faça isso a cada final de semana e vá modificando e atualizado o seu plano escrito. Mais do que isso, você pode escrever agora em pequenos post-its também aquilo que mais motiva você ou que possa servir como lembrete: “ir na entrevista”, “falar com a empresa x”, etc. 

5 – Prazos

Mais uma dica é sobre os prazos. Lá em cima, quando falamos da meta, a gente não chegou a mencionar isso porque você poderia achar que tinha informação demais. Só que agora, chegando aqui no meio do texto, possivelmente, você vai entender melhor o contexto.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Se por um lado é importante ter metas mensuráveis, saiba que por outro é bacana ter prazos para que elas aconteçam. Se não, você acaba fugindo da sua realidade de uma forma diferente, pecando pela procrastinação. Ou seja, 1 ano é diferente de 10 anos, sabe?

Sendo assim, essa ideia do prazo é o que vai ajudar você a criar e seguir uma rotina. E isso tudo pode parecer que se encaixa em exercícios físicos e não em metas profissionais, mas não se engane. Estamos falando sim sobre uma carreira profissional, viu, que é uma meta de vida.

4 – Parta para ação

Você conhece aquela ideia do luz, câmera e ação? Então, vai chegar em um momento desse plano que você vai ter que começar a agir. Por isso, a importância de ter um bom plano para guiar você. Logo, é a hora de pôr a mão na massa e fazer o seu profissionalismo acontecer.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Lembre-se que você tem metas e prazos. Agora, é hora de unir isso tudo. E para cada novo dia você tem a chance de estar mais próximo do seu objetivo. Sendo assim, assuma a rédea desse caminhão que está transportando a sua vida profissional até um ponto X. 

Observe que você pode sim receber apoio e ajuda de muita gente, amigos, familiares, colegas de trabalho. Porém jamais deixe de considerar que você é quem está por trás de todo personagem, que vai ditar as falas, as ações e ninguém substitui você na hora do show.

3 – Gerenciamento de tempo

E mesmo que você tenha achado que o assunto terminou acima, considere que temos mais um tópico aqui, que é muito importante também. O que queremos falar é sobre o gerenciamento do tempo. Logo, é importante que você saiba que o dia só tem 24 horas e sempre é assim.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, é muito importante você ter métricas também considerando esse tempo. Claro que você não é um super-herói, que deve trabalhar e usar a sua hora do almoço para estudar e deixar de comer ou de dormir ou de praticar exercício físico. Não é nada disso.

Só que você ter uma espécie de “cronograma” para decidir o seu tempo é uma ótima ideia. Há boas formas de fazer isso através da organização de tarefas, do ganho de produtividade e até mesmo de uma noite de sono melhor, o que interfere no restante do dia. 

2 – Estude o cenário atual

É lógico que todos os passos que mencionamos acima são muito importantes para você que quer repensar sua carreira profissional. Especialmente após a pandemia, isso se torna ainda mais necessário- e quase que obrigatório.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/ internet)

É claro que isso não significa dizer que você só vai pensar sua trajetória com base no que está bombando no momento, mas pode ser um bom guia para você. Quais são as atividades que englobam a sua profissão hoje em dia? Quais são as competências mais desejada pelas empresas?

É com base nessas questões que você pode pensar onde e como pode melhorar enquanto profissional. Por isso, fique de olho em notícias do mercado de trabalho, em novos estudos e até mesmo em oportunidades de emprego, já que lá estarão citadas todos os requisitos e funções da oportunidade.

1 – Busque ajuda

Se você veio parar nesse artigo, com certeza está muito disposto e determinado a seguir todos os conselhos que demos até aqui. Mas, infelizmente, isso não é garantia de sucesso. E, exatamente por isso, depois de tanto se esforçar, pode ser que você fique desmotivado sem ver resultados.

11 dicas para planejar a carreira profissional
Foto: (reprodução/ internet).

Esse é o seu caso? Se sim, não se preocupe! Isso é normal de acontecer, e não se culpe, achando que o erro está só em você. Lembre-se que os resultados levam algum tempo para aparecer, mas que eles chegarão, uma hora ou outra.

Mas, em qualquer momento, uma boa dica é procurar ajuda quando você estiver passando por esses “baixos”, já que outras pessoas poderão te ajudar a encarar as coisas de uma outra perspectiva. Que tal desabafar com um amigo ou familiar, ou até mesmo um psicólogo? E é claro que você sempre poderá recorrer ao networking para te ajudar nesse planejamento.

O que é o sucesso profissional?

Agora sim para fechar o texto, o último tópico. Considere que todas essas dicas para planejar a carreira profissional fazem sentido e são aprovadas por pessoas ligadas ao mercado de trabalho. No entanto, tente observar que sempre há formas de atualizar o seu sucesso.

Por exemplo, você pode sonhar em ser um grande executivo na sua empresa atual. Porém, no meio do caminho, pode surgir uma oportunidade para gerir uma empresa americana. Logo, note que o seu esforço não foi em vão e que foi apenas o seu objetivo que mudou. Ok?