10 dicas na hora de procurar um emprego

Essa não é a fórmula mágica para procurar um emprego, mas é a maneira mais indicada para tornar essa tarefa mais fácil.


Chega um momento na vida em que a maior parte das pessoas percebe que precisa de um emprego. Mas como agir, então, em uma realidade onde procurar um emprego estável parece cada vez mais difícil? Este artigo apresenta 10 dicas na hora de procurar um emprego.

procurar um emprego
Foto: (reprodução/internet)

Tenha um objetivo

Pode parecer uma dica muito vaga, mas faz toda a diferença. Na verdade, a primeira coisa na hora de procurar um emprego é ter um objetivo a fim de filtrar as oportunidades e decidir quais servem melhor. O indicado é procurar empregos que valorizem as habilidades da pessoa.

Trocar conhecimentos

Trocar conhecimentos é essencial para aumentar as chances de ser conhecido e, por fim, contratado. E, para isso, é preciso mais que distribuir cartões de visitas para qualquer pessoa: deve-se filtrar pessoas que trabalham na área almejada.

Redes sociais

As redes sociais podem ajudar na contratação, visto que são a porta de entrada para o envio de currículos on-line e aumento de portfólio. A rede social campeã na hora de procurar emprego é o LinkedIn.

ANÚNCIO

Sites de busca de emprego

Diversos sites oferecem oportunidades para envio do currículo e, possivelmente, a contratação. Há sites pagos e gratuitos, e neles é possível filtrar as vagas de acordo com as necessidades das pessoas. É algo que ajuda ao procurar um emprego.

Tenha um bom currículo

Existem empresas que contratam funcionários até mesmo com o currículo em branco, mas, a fim de ter mais e melhores chances, é interessante preenchê-lo. Se não é possível fazer um curso superior, pode ajudar fazer um curso profissionalizante. Ah, e deve-se colocar dados verdadeiros!

Buscar mais conhecimento

Para manter o conhecimento atualizado, vale a pena fazer cursos (on-line e presenciais) para isso, enquanto tiver tempo disponível. Além de ajudar no currículo, ainda mantém na memória os aprendizados adquiridos.

Faça trabalho voluntário

Outra dica na hora de procurar emprego é fazer trabalho voluntário, pois através dele é possível conhecer novas pessoas, agregar ao currículo e aumentar, é claro, as chances de ser contratado.

Busque ser uma referência

Buscar ser uma referência é outra dica na hora de procurar emprego porque constrói a marca pessoal da pessoa. Assim, ela pode ser vista como uma profissional com uma proposta única — o que necessariamente implica em melhores chances.

Preparar-se para as entrevistas

Conseguir uma entrevista é difícil, mas, a partir dela, as chances de ser contratado dependem do que será falado lá. Por isso, é adequado se preparar para ela, tanto na maneira de se vestir quanto de se portar. A entrevista de emprego é a melhor oportunidade para convencer o empregador na contratação.

É importante não contar mentiras, não desmerecer colegas e outras empresas e não ser egocêntrico. É recomendado perguntar sobre todas as dúvidas que tiver, mas é muito bom também pesquisar sobre a empresa antes da entrevista.

Autoconfiança

A última dica na hora de procurar emprego é ter autoconfiança. De fato, ela por si só não garante o emprego, mas ter todos os atributos citados acima e não confiar em si mesmo mostra uma um grande problema que o entrevistador certamente notará.

ANÚNCIO