Como funciona um estágio?

O funcionamento dos programas de estágio ainda é uma grande preocupação, tanto para o jovem que estuda e quer saber mais sobre estágios, quanto para aqueles que estão quase acabando sua graduação e precisando fazer um estágio obrigatório. Portanto, o estudo e o trabalho fazem uma ponte, para que seja possível manter o bom ritmo nos estudos e executar bem suas funções como trabalhador. 

ANÚNCIO

O estágio tem uma carga horária reduzida, comparado a trabalhos que não se encaixam na categoria. Sua criação se dá, com o intuito de possibilitar a formação de profissionais qualificados, independente da área que estão inseridos. Assim, esses funcionários executam suas funções da melhor forma possível, proporcionando crescimento pessoal e profissional. 

Estagiar continua sendo uma experiência muito rica, pois os jovens têm a chance de  experimentar diferentes áreas da empresa, antes de se formar. Além de cursos profissionalizantes, o estágio te dá a experiência, que no mercado de trabalho conta muito.

Como funciona um estágio
foto(reprodução/internet)

No estágio, o estudante amadurece, cria responsabilidades e visão do que ele quer e do que ele não quer para o seu futuro. Saiba como funciona um estágio e suas vantagens, ao longo deste artigo. 

Como funciona um estágio?

Não existe somente um tipo de estágio, assim como não há somente um tipo de cargo em uma empresa, existem várias organizações e indústrias. Portanto, o nível de interação é muito alto, tanto com diferentes áreas de trabalho, quanto com a possibilidade de conquistar crescimento profissional,  a partir do desempenho no seu dia a dia, como estagiário.  

ANÚNCIO

Para conseguir uma vaga de estágio é muito simples, existem programas, sites, plataformas, como CIEE que é um site de cadastro para concorrer às vagas. Você faz seu cadastro no CIEE, monta seu perfil, com seu currículo, contendo experiências anteriores, cursos e afins. Com isso, o site disponibiliza as vagas que tem mais a ver com seu perfil. 

Lá estarão disponíveis o seu e-mail para contato e telefone, as empresas normalmente ligam, marcando entrevistas. Na mesma plataforma, está disponível processos seletivos para órgãos públicos, que normalmente, se iniciam com uma prova de caráter eliminatório. Para encontrar uma vaga que esteja de acordo com o seu perfil, é necessário que você esteja bem direcionado, em relação a área que quer ocupar, pois a partir disso, você pode filtrar as oportunidades do mercado. 

Quais são as vantagens de estagiar?

No ambiente de trabalho propriamente dito, o estagiário tem a oportunidade de presenciar a realidade e o funcionamento de uma empresa, isso faz com que ele desenvolva melhor suas habilidades dentro da área de atuação que deseja seguir, ou mesmo se descobrir profissionalmente, e é justamente esse o propósito do estágio.

Além disso, com o estágio você pode adquirir independência financeira e assim administrar suas próprias despesas, e com isso, você começa a aprender a gerir melhor o seu dinheiro, educando-se financeiramente.

Mais detalhes sobre estágio

A carga horária varia de 4 até 6 horas diárias, acompanha também, alguns benefícios como vale transporte, vale alimentação, plano de saúde (em alguns casos) entre outros. Contudo, essas vantagens dependem da instituição pela qual você foi contratado. 

Com o tempo de permanência é a mesma coisa, tudo depende da empresa e do contrato feito com ela. Algumas empresas, delimitam um tempo de 6 meses podendo chegar até 2 anos. O estágio é um recurso específico para estudantes, então, se você não estuda, não pode fazer estágio. Lembre-se que há estágios que não são remunerados, somente pela experiência de crescer em conhecimento na área que você deseja atuar. 

ANÚNCIO