5 dicas para ser efetivado no estágio

Ser efetivado no estágio é um dos primeiros passos para exercer a função escolhida e poder ascender na carreira.


Conseguir estágio é motivo de comemoração, pois a pessoa consegue, enfim, terminar a faculdade na área que escolheu para si.

Mas ser efetivado é um pouco mais difícil, embora o benefício de ter um emprego garantido seja atraente. Aqui, é possível ver 5 dicas para ser efetivado no estágio.

Image result for trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Tenha iniciativa

A primeira dica para ser efetivado no estágio é ter iniciativa. De fato, o estagiário tem as tarefas para as quais é incumbido, mas só isso não basta na hora da efetivação. É preciso procurar por problemas e, através disso, conseguir soluções para a empresa.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao ajudar um colega que sofre de alguma dificuldade no momento ou agir de maneira a ajudar a empresa a atingir os seus objetivos estratégicos. Essa é a primeira dica e algo que deve estar sempre na mente do estagiário.

ANÚNCIO

Mostrar interesse

O interesse no crescimento dentro da empresa precisa ser mostrado a fim de que o estagiário consiga a efetivação. De nada adianta trabalhar como quem não quer nada, como se estivesse esperando ser mandado embora. É preciso demonstrar que quer a vaga e que vai lutar por ela.

Gerar resultados

Para conseguir a efetivação no estágio, uma dica excelente e que combina com ter iniciativa é gerar os resultados. Ter iniciativa e mostrar interesse nada efetivação demonstra uma boa vontade, mas isso por si só não garante que a pessoa será, enfim, efetivada. Para isso, é preciso gerar resultados.

Isso significa que a pessoa precisa saber o que a empresa espera de si mesma (ou seja, os resultados que quer atingir) e saber o que a empresa espera da pessoa enquanto funcionária. Assim, consegue visualizar as demandas e, se consegue gerar os resultados esperados, tem mais chances de efetivação.

Manter bons relacionamentos

Outra dica muito importante para quem está lutando para ser efetivado no estágio é procurar manter bons relacionamentos no trabalho. Isso significa que é expressamente recomendado ser simpático, carismático, conversar com todos, a fim de que vínculos possam ser formados.

Entretanto, os funcionários e chefes valorizarão esse tipo de atitude ainda mais se for feita com sinceridade. Há pessoas que são mais extrovertidas e que, portanto, têm mais facilidade em se comunicar, mas mesmo os introvertidos podem ser educados, polidos e podem demonstrar vontade de ajudar o próximo.

Ter ética

Por último, uma grande dica para ser efetivado no estágio é agir sempre com ética. É importante manter os valores acima de qualquer coisa e valorizar a colaboração — e não a competição. É importante não passar por cima de ninguém para atingir os próprios objetivos.

A característica altruísta é algo que, sumariamente, é muito valorizado nas empresas. Geralmente, as empresas estimulam características assim a fim de ter profissionais que saibam se ajudar e lidar com questões difíceis em conjunto.

É importante conhecer os valores da empresa e segui-los, contanto que esses sejam os valores do funcionário em específico também. Se em algum momento for percebido que os valores dessa pessoa não são os mesmos da empresa, é recomendado que isso seja comunicado para não haver conflito.

ANÚNCIO