Está desempregado? Confira essas dicas de trabalho autônomo

O percentual de desempregados no Brasil está em 11,8%, porém o quantitativo de trabalhadores que estão trabalhando como autônomos ganhou uma proporção muito maior no último ano de 2018, há um total de 24,2 milhões de pessoas trabalhando por conta própria. 

“Desde o início da crise econômica a inserção por conta própria vem sendo ampliada em função da falta de oportunidade no mercado formal. Um dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, dada experiências em crises anteriores, é a redução desta forma de inserção, que atingiu o nível mais alto neste trimestre”, segundo explicou o gerente da PNAD Contínua, Cimar Azeredo, para o site EL PAÍS

Trabalhar de forma autônoma pode ser uma boa opção para todos os profissionais, mesmo aqueles que já possuem um emprego, mas querem empreender. E trabalhar com o que quer é uma grande vantagem de ser um microempreendedor.

Acontece que uma das realidades dos profissionais de hoje, é que nem todos amam o que fazem, o que faz com que o funcionário, não gere bons resultados à empresa e acabe fadigando-se, prejudicando não só a empresa quanto a ele mesmo. 

Também à aqueles funcionários que estão cansados das cobranças de um emprego CLT e prefere fazer seu próprio horário e ser o seu próprio chefe. Além de ser uma boa solução para fugir do desemprego. 

E para você que está buscando soluções para sair desse percentual de desempregados do Brasil, abaixo deixamos algumas dicas para conseguir uma graninha sendo autônomo.

1 – Fazer bijuterias

autônomo
Foto: (reprodução/internet)

Calma, não precisa abandonar tudo e começar a vender arte na praia (risos), mas se você possuir habilidades manuais e se identificar com o ramo de fazer pequenas jóias, é possível ganhar dinheiro na área. E o melhor é que você pode utilizar das redes sociais para divulgar os seus trabalhos. 

2 – Vender docinhos, salgados

autônomo
Foto: (reprodução/internet)

Uma prática que tem sido bastante utilizada, e é simples e deliciosa, é a confecção de doces, salgados ou lanches naturais. Além de ser uma opção barata, você pode aproveitar os seus dotes culinários e abusar na criatividade para começar a trabalhar. 

Existem alguns casos de pessoas que largaram seus empregos, para começar a vender nas praças, comércios e nos mais variados locais.

Aproveite datas comemorativas, e invista nas encomendas e inove na confeitaria. Lembre-se que novidades têm mais tendências a vender mais rápido. 

3 – Cuide de pets

autônomo
Foto: (reprodução/internet)

Quem não ama animais? Uma outra ideia para quem está sem trabalhar, é nas horas livres, ser um cuidador de cachorros, gatinhos. Muitos donos de animais, não tem tanto tempo para cuidar ou dar atenção aos pets, como levar pra passear ou mesmo para o veterinário. E você pode ajudar alguém nessa questão e de praxe ainda ganhar um dinheirinho extra. 

Conforme os clientes forem aumentando, você pode começar a investir em um espaço na sua casa, para que os bichinhos fiquem mais confortáveis. 

Caso more em um local com quintal verde, é possível construir um canil, criar rotas de brincadeiras, exercícios e até hospedar os pets em casa.