Estágio para Ensino Superior – Conheça 10 sites para encontrar vagas

Entrar no ensino superior sempre é um sonho de muita gente. Mas conseguir concluir o estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Além da possibilidade de ganhar dinheiro e aprender em um estágio, geralmente, ele também é obrigatório para concluir o curso. 

Foto: (reprodução/internet)

Por isso, não é raro encontrar estudantes em busca de programas de estágios. E eles podem variar muito, desde as localizações até o tipo de trabalho que será executado, o valor que será pago e a empresa que vai ofertar a oportunidade. Conheça essas plataformas e candidate-se.

10 – CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)

O CIEE é uma empresa que tem mais de 5 décadas de atuação na área educacional. Para quem não conhece ainda, considere que é uma instituição governamental, mas sem fins lucrativos. Ela atua em âmbito nacional, na maioria das regiões do país. E tem um papel importante.

Foto: (reprodução/internet)

O seu papel está conectar empresas e estudantes. Ou seja, é uma ponta entre empregadores e estudantes dos vários níveis, como médio, técnico e superior. A empresa atua muito fortemente na internet e permite cadastros gratuitos para todos. 

Sendo assim, mesmo que não tenha uma unidade do CIEE na sua cidade, saiba que você poderá se cadastrar pelo site. A ideia é que você coloque todos os seus dados, como cursos, ano de conclusão, estágios anteriores, etc. Assim, se houver vagas você será comunicado.

9 – Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)

Como o nome indica, o Nube também atua em todo o país e também é focado em estágios. Inclusive, é hoje em dia uma das plataformas mais usadas pelos estagiários brasileiros, ao lado do CIEE. A fundação dele é um pouco mais recente, sendo que aconteceu em 1998.

Foto: (reprodução/internet)

Como o CIEE, é mantido pelo governo. Até aqui são mais de 7 mil empresas cadastradas e mais de 4,5 milhões de jovens estudantes interessados. A plataforma permite que o interessado faça o cadastro de currículos para encontrar vagas de acordo com o perfil dele. 

Para isso, a ferramenta usa localização geográfica, formação acadêmica, período de estudo. Para se ter uma ideia, empresas que fazem o cadastro das vagas lá são: Drogaria São Paulo, Nextel e a Cultura Inglesa, entre outras. 

8 – Estagiarios.com

Agora temos outro banco de dados e vagas para estagiários. A plataforma existe desde 1999 e nasceu para ofertar ao mercado as vagas de estágios para os estudantes das graduações dos mais variados cursos. Hoje, no entanto, também atua no ensino médio e técnico.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, são mais do que 20 mil empresas com cadastro feito lá em ais de 30 mil estudantes. O interessado que quer ter acesso as vagas precisa fazer o cadastro, que é gratuito. Nesse cadastro, ele envia o currículo e somente depois disso começa a pesquisar pelas vagas.

Lembrando que é um portal nacional e as vagas são separadas por regiões, estados e cidades. Isso também facilita a busca e o interesse do aluno candidato. 

7 – Universia

Depois da Nube e da Estagiarios.com também surgiu a Universia. Isso aconteceu em 2000. Só que o que pouca gente sabe é que é uma plataforma espanhola. Atualmente, ela atua em vários países e faz a cooperação academia com universidades e empresas.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, ela liga quem contrata com quem procura estágios, exatamente como as plataformas que anunciamos acima. Assim sendo, no site você poderá ver um painel com todas as vagas de estágio, de vagas para trainee e outras de emprego. 

Atualmente, grandes empresas anunciam suas vagas abertas lá, como é o caso do banco Santander. Outra boa indicação do site é que ele também pode ser uma ponte para quem pretende estudar no exterior através de bolsas de estudos, que são anunciadas lá. 

6 – Companhia de Estágios

Mais uma plataforma bacana para pesquisar vagas de estágios é a Companhia de Estágios. Ela permita o cadastro gratuito dos alunos interessados, que podem ser de universidades ou jovens aprendizes, que estão no ensino médio. Também vale trainees. 

Foto: (reprodução/internet)

Os anúncios são feitos pelas empresas das mais diversas áreas e para as mais diversas regiões. O mais legal, porém, é que esse site permite uma espécie de programa da experiência. É chamado de Job Experience Day, onde escolhe alunos para passar um dia dentro da empresa.

Assim, acaba criando uma boa rede de networking entre os alunos das mais variadas instituições, o que também acaba influenciado o lado social do projeto. Mas, sobre as vagas, saiba que após o cadastro, você será avisado quando alguma oportunidade surgir.

5 – Companhia de Talentos

Esse é um canal que tem parceria com grandes marcas do Brasil. Por isso mesmo, é uma plataforma que recebe, diariamente, muitos currículos de jovens interessados em conseguir entrar em tais empresas, como estagiários, trainees, aprendizes. 

Foto: (reprodução/internet)

Estamos falando de empresas como Vivo, Itaú e Nestlé, que sempre são as mais procuradas pelos jovens brasileiros. Assim, a Companhia faz a ligação entre o interessado e a empresa. O mais legal é que dá para encontrar oportunidades mais especificas.

Ou seja, iniciativas que buscam profissionais para lidar com crises, com pandemia, com projetos tecnológicos. Isso acaba sendo bacana para quem tem um perfil mais arrojado e mais flexível também. O que envolve a personalidade do aluno e do empresário. 

4 – Na Prática

O nome é um pouco diferente. No entanto, saiba que é uma iniciativa respeitada por ter por trás a Fundação Estudar. O site visa, portanto, apoiar o desenvolvimento profissional e acadêmico de alunos jovens de várias graduações. O foco é o estágio. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim, a plataforma faz a conexão entre estudante e empresa. Só que o mais legal é que permite o acesso a um conteúdo digital muito dinâmico e totalmente gratuito, que conta também com conferências e cursos online. 

Outros recursos também podem ser acessados sem custo, como as dicas para quem busca o primeiro emprego ou sobre qual faculdade escolher. Aliás, tem até modelos de currículos prontos para quem quer criar um documento profissional. E teste vocacional também. 

3 – Across

A verdade é que esse site de empregos não é dos mais conhecidos do país. Porém é um dos mais amados, já que quem usa aconselha ele. E há um motivo que pode explicar isso: ele é mantido por uma empresa especializada em recursos humanos. 

Foto: (reprodução/internet)

Ao longo do tempo, ela se especializou na seleção de trainees e de estagiários. Hoje, é uma plataforma incrível para quem quer se candidatar as vagas de forma rápida, simples, gratuita e sem complicação. Além dos estágios tem vagas de emprego também, mas em menor parte.

O portal ainda tem um diferencial, que é a publicação de conteúdos de valor para quem quer conhecer e aprender mais sobre o mercado de trabalho. Há ainda grupos virtuais para debater assuntos importantes, como a pandemia, que está acontecendo agora. 

2 – Vagas.com

Alguns sites a gente deixou para o fim porque eles são sim oportunidades de encontrar estágios. Mas não são focados apenas nisso. O melhor exemplo é o Vagas.com, que é uma das maiores plataformas de vagas de emprego do país. 

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, se você é um estudante que quer começar a estagiar, saiba que é uma boa ideia lançar o seu currículo nele para quando alguma vaga surgir. Só que tenha em mente que ele também pode apresentar outras oportunidades, como de primeiro emprego em empresas.

O mais legal é que sempre dá para filtrar a busca por região, por área de interesse, por requisito. Além disso, o cadastro não tem custo. O problema é que sempre há um grande número de concorrentes, já que é um dos maiores do Brasil. 

1 – 99Jobs

Outro site que faz sucesso por aqui, quando o assunto é vaga de emprego, é o 99 Jobs. Sendo assim, ele é muito lembrado por quem acabou de perder o emprego. O que pouca gente sabe, no entanto, é que também oferece vagas de estágios. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, várias empresas anunciam lá e permite até mesmo a candidatura online e rápida. Logo, você só tem que criar um currículo incialmente, sendo que pode usar o mesmo para concorrente a várias vagas. O objetivo do site é conectar pessoas e empresas.

Agora que você já conhece ao menos 10 ótimas plataformas para enviar o currículo, que tal saber como tudo acontece após o envio do currículo? A gente vai explicar isso abaixo, no último tópico desse artigo. 

E depois que se candidatar?

Se você entrou em todos esses sites, procurou pelas vagas de estágios, entregou o seu currículo e agora está perdido, saiba que tudo bem. O processo é esse mesmo e agora não resta mais nada a não ser esperar. Sendo que quanto mais cadastros fizer, melhor será. 

Isso porque leva um tempo até que a plataforma receba o seu currículo, faça a análise dele e envie para a empresa contratante. Além do mais, ela também pode fazer a sua própria seleção de currículos antes de convocar os escolhidos para a entrevista. Por isso, capriche no currículo.