Escolas de Negócios – Esses são os 12 melhores MBAs para fazer no mundo

MBA é a sigla para Master of Business Administration. Isso quer dizer que é um tipo de pós-graduação indicado e recomendado para pessoas que ocupam cargos de liderança ou que querem continuar nesses cargos. Geralmente, são executivos, gerentes, empresários. 

Então, fazer um curso de MBA é algo como se especializar na gestão e na liderança de uma companhia ou de várias companhias. É uma área de negócios, que oferece estudo em gestão pública, tecnologia, administração, marketing e muito mais. 

Foto: (reprodução/internet)

12 – University of Otago (NOVA ZELÂNDIA)

É considerada uma universidade colegiada, sendo que tem uma ótima pontuação média e chegou a ocupar a segunda posição entre as melhores universidades do país, atrás apenas da Auckland. Mas, quando o assunto é MBA, ela ganha com destaque. 

Foto: (reprodução/internet)

Ela possui 5 campus e se fundou com a Dunedin Faculdade de Educação, criando a University of Otago College of Education. Hoje, está dividida entre a área de humanas, de saúde, de ciências e a de negócios, que é onde estão os melhores MBAs do mundo.

11 – Esade Business School (ESPANHA)

O curso mais famoso e mais indicado e o melhor dessa escola é o Master of Science in Business Analytics. Mas, o que importa é a Escola Superior de Administração espanhola está na lista das melhores de toda a Europa. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim, é o que diz a Financial Times, a The Economist, a Forbes, a QS World University Rankings, etc. E o mais curioso é que há vários programas disponíveis nela, como os de gestão, o full time em MBA, a educação executiva e até mesmo o PhD em ciências da gestão. 

No ano de 2020, ficou listada como a 14ª melhor escola de negócios pela Financial Times. A melhor posição que conseguiu, porém, veio em 2018 e 2019 ao ficar na 3ª posição pela escolha da QS, Mestre em Gestão. 

10 – Imperial College Business School (INGLATERRA)

A primeira escola da Inglaterra que temos aqui é a Imperial. Ela é uma escola de negócios que foi inaugurada pela rainha Elizabeth II no ano de 2004. Ou seja, é uma das mais recentes entre todas as que estão listadas nesse conteúdo. 

Foto: (reprodução/internet)

O resultado é que mais de 90% do corpo docente vem de fora do Reino Unido, sendo formado por ex-alunos de mais de 120 países. Ela fica localizada na Exhibition Road. Ele permite até 639 lugares, em 7 salas de aula e um espaço de reunião. 

9 – ESSEC Business School (FRANÇA)

A primeira escola francesa que vamos listar aqui é a ESSEC, ou melhor, a École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales. Ela é de 1907 e tem sedes em Singapura e Marrocos também. É uma instituição de ensino superior do ensino público.

Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é conhecida por ter um sistema muito rígido de admissão de alunos. Por outro lado, tem ao menos 3 programas educacionais internacionais muito famosos, sendo AACSB, EQUIS e AMBA. 

Em 2020 esteve classificada pela Financial Times como a 6ª melhor escola de negócios da Europa, sendo que o mestrado em gestão e o mestrado em finanças são os grandes destaques.

8 – University of California (ESTADOS UNIDOS)

Ela fica em Los Angeles e existe desde 1919, sendo a segunda de todo sistema de Universidades da Califórnia. Além da sua presença e história, saiba que tem o maior campus da região, com mais de 25 mil estudantes de graduação e outros 11 mil em pós-graduação.

Foto: (reprodução/internet)

A biblioteca central tem mais de 8 milhões de títulos, sendo considerada a 8ª maior de todo Estados Unidos. Uma curiosidade é que tem vários alunos com prêmios Nobel, como Ralph Bunche, Glenn Seaborg, William Sharpe, Richard Heck e Randy Schekman. 

7 – London School of Business (INGLATERRA)

A LSB foi fundada em 1964 e hoje tem um dos melhores MBAs do mundo, com programas executivos e de mestrado. A escola também entra na lista de melhores intercâmbios do mundo, com a conexão entre 32 escolas globais.

Foto: (reprodução/internet)

No ano de 2020, os ex-alunos de lá chegaram a ter uma média salarial de 171 mil dólares por ano.

O diferencial dessa escola é que são várias as opções de estudo acadêmico. Por exemplo, dá para se tornar mestre em administração de empresas, fazer o MBA executivo em várias unidades como na Ásia e Europa, além do mestrado em Liderança, Finanças e Gestão. 

6 – Sloan School of Management (ESTADOS UNIDOS)

Aqui temos uma curiosidade porque possivelmente você achou que essa escola estaria entre as 3 primeiras mais importantes do mundo, certo? Mas, em termos de MBA não é assim que funciona. Ela existe desde 1914 e veio de uma iniciativa do corpo docente da universidade.

Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, é uma das maiores escolas de negócios do planeta Terra. Além de MBA, também oferece outros cursos, como mestrados, que é para os mais jovens e ainda sem experiência. Conforme o ranking da Financial Times, os ex-alunos recebem salários de 197 mil dólares

5 – China Europe International Business School (CHINA)

Essa escola nasceu a partir de uma combinação entre a Comissão Europeia e o governo da China no ano de 1994, em Xangai. Logo, hoje tem muita importância por ter sido berço para pessoas como Liu Qiangdong e Huang Qifan. 

Foto: (reprodução/internet)

A curiosidade positiva está no fato de que a escola forma a maioria de estudantes que não são chineses, como sendo 80% dos formandos. Ou seja, são estrangeiros que residem e moram na região chamada de Ásia-Pacífico. Ou seja, se você é estrangeiro, ponto positivo hein. 

Com relação à média salarial anual dos alunos em 2020 é de 185 mil dólares

4 – Instituto de Administração de Empresas (FRANÇA)

É uma escola que fica na França, mas tem campus em Singapura, Abu Dhabi e São Francisco também. Agora, a gente vai usar uma pesquisa da Poets & Quants par dizer que ela é conhecida por “mandar” alunos para trabalhar nas maiores empresas do mundo. 

Foto: (reprodução/internet)

E quando se fala em maiores empresas, a gente está considerando a MBB, ou seja, empresas de consultoria mais importantes do planeta, como é o caso da McKinsey & Company, Boston Consulting Group e a Bain & Company. 

No ano de 2020, a média salarial dos alunos que passaram por lá ficou em 181 mil dólares. 

3 – Stanford Graduate School of Business (ESTADOS UNIDOS)

Entrando no pódio entre os melhores MBAs do mundo, nós temos a Stanford, com base em uma pesquisa recente da Financial Times. Um dos motivos que a colocou aqui no pódio é o fato de que tem uma taxa de aceitação da escola de apenas 6,9% – dados de 2019.

Foto: (reprodução/internet)

Já com base em números de 2020, saiba que os formandos faturaram a maior média salarial anual, sendo 222 mil dólares. 

Se a gente avaliar o ranking desde 2014 a gente vê que essa escola ganhou várias posições em uma crescente incrível. Na FT Global MBA, por exemplo, saiu da 5ª posição em 2016 para chegar em 1º no ano de 2018. Na Executive Education saiu de 16º em 2016 para 8º em 2018.

2 – Wharton School, Universidade da Pensilvânia (ESTADOS UNIDOS)

Essa é considerada a escola de negócios mais antigas dos Estados Unidos. E ela tem por trás alguns nomes bem interessantes e famosos, como Elon Musk, John Sculley e Donald Trump. Ou seja, estamos falando de alunos notáveis, não acha?

Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que a universidade tem a segunda média anual de salários, sendo de 210 mil dólares. Esse é o mesmo valor da universidade que vem abaixo, que você vai conhecer daqui há alguns segundos.

Antes disso, porém, saiba que a Wharton é a que tem o maior número de artigos publicados por ex-alunos em 50 revistas acadêmicas. Ao menos, foi isso que aconteceu durante os anos de 2017 e 2019, em que uma pesquisa com esse tema foi feita. 

1 – Harvard Business School (ESTADOS UNIDOS)

Em termos de MBA, não há dúvidas de que essa é a melhor universidade do mundo e isso acontece há bastante tempo. A universidade também é famosa por outros cursos, por pessoas famosas que passaram por lá, pela qualidade do ensino.

Foto: (reprodução/internet)

Ela fica em Boston, Massachusetts, sendo responsável pela formação de George W. Bush, Michael Bloomberg e Sheryl Sandberg. E sabe porque ela está entre as melhores do mundo? Porque uma pesquisa indicou que após sair da graduação de lá, o salário do estudante é bom.

E isso quer dizer uma estimativa de 210 mil dólares anuais. Sem contar que com base em dados da Financial Times, a Harvard foi eleita a primeira escolha de recrutadores para vários níveis, cargos e trabalhos oferecidos em processos de seleção. 

Os melhores MBAs estão nos Estados Unidos

Como você acabou de ver acima, apesar de termos uma boa variação de MBAs para fazer ao redor do mundo, com certeza, os melhores estão nos Estados Unidos. De qualquer modo, isso acaba sendo bom para quem quer, também, estudar o idioma inglês, por exemplo. 

Mas, se você está na Europa, uma boa ideia é pensar na Inglaterra, que tem 2 MBAs que entraram na nossa lista. E a Espanha surpreendeu por estar aqui também, assim como a França. Já Nova Zelândia e China são alternativas para outros continentes.