Em Joinville, mulheres são as que mais conseguem empregos

Dos 7.500 novos empregos criados este ano na cidade, mais de 4.100 foram preenchidos por mulheres, totalizando quase 55% das vagas.


De acordo com pesquisa realizada em setembro deste ano, as mulheres estão entre a maioria dos novos empregados em Joinville (SC). Dos 7.500 novos empregos criados em 2019 na cidade, mais de 4.100 foram preenchidos por mulheres, totalizando quase 55% das vagas.

Foto: (reprodução/internet)
Foto: (reprodução/internet)

Embora pareça surpreendente, essa não é uma novidade para Joinville, que, desde a década passada, já tem uma maioria elevada de mulheres assumindo novos postos de emprego. No acumulado total dos últimos 10 anos, as mulheres ocuparam cerca de 20 mil vagas das 30 mil criadas.

Em grande parte dos setores, as mulheres dominam

Parte disso é devido ao setor de serviços da cidade, que é muito forte e absorve a maioria do público feminino que busca por novas vagas de emprego. Mas não é somente nessa área que as mulheres têm dominado as vagas.

No setor de construção civil, onde os homens são predominantes, as mulheres dentro dessa área estão em média maior do que em toda Santa Catarina.

ANÚNCIO

Número já foi ainda melhor

A média do estado está em menos de 10% das vagas da construção civil preenchida por mulheres, enquanto que, em Joinville, elas estão presentes em quase 12% das vagas. Essa diferença de porcentagem pode parecer pouca, mas isso representa um total de quase 900 mulheres em um universo de menos de 8 mil vagas.

Mas esses não são os melhores números dentro dessa área. Em 2014, o número de mulheres trabalhando na construção civil em Joinville ultrapassou a marca das 1.000 vagas preenchidas.

Joinville apresenta crescimento constante no número de vagas

Após um período de recessão entre 2015 e 2016, que atingiu todo o Brasil, houve um número grande de fechamento de vagas de emprego em Joinville. Mas esses números têm melhorado nos últimos anos, tanto para mulheres, quanto para homens, uma vez que há um crescimento constante nessas vagas.

Um levantamento de 2018 mostrou que Joinville foi a quinta cidade em todo o Brasil com o maior número de emprego formais criados naquele ano. No total, foram quase 9 mil novas vagas de empregos criadas para homens e mulheres. Já o estado de Santa Catarina criou mais de 41 mil novas vagas em 2018.

Para que áreas as novas vagas foram destinadas?

Dessas 9 mil vagas, quase 6.500 foram criadas na área de serviços, seguida por quase 2 mil no ramo industrial e pouco menos de 1.000 na área do comércio da região. Apesar de todo o crescimento gerado no número de vagas, ele ainda é inferior aos cortes das vagas realizadas entre 2015 e 2016.

Estima-se que mais de 17 mil vagas foram fechadas durante esse período. Ainda em retrospectiva, Joinville foi considerada a cidade com mais crescimento de vagas de emprego do Brasil no ano de 2017.

Sobre Joinville

Joinville foi considerada, recentemente, a segunda melhor cidade para se viver do Brasil. Entre os motivos está o fato de o local ter o estilo de “cidade de interior”. Mas existem outras razões para essa escolha:

  • Mesmo no horário de pico, as estradas não oferecem grandes congestionamentos;
  • Morar em Joinville pode ser até 35% mais barato do que viver na capital de Santa
  • Catarina, Florianópolis, que fica a apenas 2 horas de viagem. Em relação a São Paulo, pode chegar a até 40% mais barato;
  • Número crescente de vagas de emprego.
ANÚNCIO