Jovem Aprendiz 2020 Caixa, Bradesco e Correios: inscrições e benefícios

A maioria dos jovens em idade escolar tem como principal objetivo dedicar-se aos estudos para, no futuro, conseguir uma boa colocação profissional. Entretanto, seja por querer começar a trabalhar mais cedo, seja para ajudar financeiramente em casa, eles passam a procurar vagas que condigam com seu perfil.

Na tentativa de estimular a entrada desses jovens no mercado de trabalho, foi criado o Programa Jovem Aprendiz, instituído pela Lei 10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. Com essa iniciativa, os jovens não apenas recebem capacitação profissional na área, como também passam os próprios responsáveis pela sua carreira.

Visto que tem força de lei, todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a ter em seu quadro de funcionários entre 5% e 15% de jovens aprendizes. Nesse artigo, veremos algumas vagas disponíveis para o Programa na Caixa, Bradesco e Correios.

Jovem Aprendiz 2020 Caixa, Bradesco e Correios: inscrições e benefícios
Foto: reprodução/internet

Jovem Aprendiz na Caixa

No momento, a Caixa Econômica Federal está contratando apenas Menores Aprendizes, modalidade do programa específica do Jovem Aprendiz. Assim, os requisitos são ter entre 15 e 17 anos, renda familiar mensal per capta de até 50% do salário mínimo e estar cursando no mínimo o 9° ano ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos.

As contratações são realizadas por meio de entidades parceiras de aprendizagem, que variam de acordo com o estado. Por isso, é necessário entrar no site do banco, ver qual é a instituição autorizada do seu estado e na plataforma dessa entidade, ver as vagas abertas e candidatar-se àquela que mais se adequa ao seu perfil.

ANÚNCIO

Jovem Aprendiz no Bradesco

O Bradesco é um banco brasileiro fundado em 1943 por Amador Aguiar que desde então oferece soluções financeiras para seus clientes. A instituição também oferece vagas para jovens aprendizes que tenham entre 16 e 23 anos, esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e que seja estudante da rede pública, de preferência.

Visto que o banco está presente em todo o país, é necessário entrar na plataforma de empregos para saber quais e onde estão as vagas disponíveis. O processo para se inscrever também é feito por lá de maneira digital, ao cadastrar seu currículo e preencher um formulário com suas informações pessoas e profissionais.

Jovem Aprendiz nos Correios

O Correios, por ser uma empresa pública federal, contrata os jovens aprendizes por meio de um concurso público, que teve as inscrições encerradas no dia 29 de maio de 2020. Entre outras coisas para se candidatar, era necessário que o adolescente tivesse entre 14 e 22 anos, e que estivesse cursando no mínimo o 6° ano fundamental.

Como a seleção é por meio de concurso, em geral todas as inscrições são realizadas apenas e diretamente pela plataforma digital dos Correios, sendo possível também consultar por lá o edital com outras informações referentes à seleção.

Quer entrar no mercado? Esta é uma ótima opção

Ainda que seja um esquema especial de contratação, o trabalho enquanto Jovem Aprendiz é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ou seja, o jovem tem todos os seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, como férias, FGTS, remuneração de acordo com o salário mínimo e tempo de atividade validado para a aposentadoria.

Além de poder receber vale transporte e alimentação e/ou refeição, trabalhar como jovem aprendiz é uma boa oportunidade para aqueles que desejam capacitar-se profissionalmente e ter uma visão mais ampla sobre os negócios e áreas de atuação, contribuindo assim para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

ANÚNCIO