Aprenda como ingressar no Exército e seguir Carreira Militar

Com um salário que varia de R$ 4.200,00 (para 3° sargento) até R$ 13.471,00 (para os generais) podendo ser ainda maior com os benefícios e adicionais, um plano de saúde com abrangência nacional e que, caso não tenha uma unidade médica filiada em algum estado, arca com as despesas no hospital particular, a carreira militar acaba sendo alvo de muitos.

Isso sem falar das possibilidades de ascensão profissional, estabilidade financeira e garantia de uma boa aposentadoria, isso é, o mesmo salário de quando estava na ativa. Não é atoa que a quantidade de jovens procurando ingressar na carreira militar vem aumentando com o tempo

E esse crescimento não é apenas por parte dos homens, mas, desde a lei n° 12.705/2012 a quantidade de mulheres voluntárias também cresceu. Isso porque essa lei garantiu às mulheres o direito de conquistar patentes mais elevadas, antes restritas aos homens.

exército
Fonte (Reprodução/internet)

Mas e você, está interessado em ingressar na carreira militar mas se sente meio perdido?

Carreira militar no exército, como entrar

Uma das formas de entrar no exército é através do serviço militar obrigatório, onde entra como soldado, o que faz dessa porta de entrada não muito almejada por jovens. Outra forma de entrar, que já se inicia como um oficial (embora seja uma patente baixa, é superior ao soldado) é através de um concurso público, e passando por um Exame de Aptidão Física (EAF).

ANÚNCIO

Depois de passar do concurso, o candidato participará de uma das escolas preparatórias e de formação do exército, onde será capacitado durante um período. São 5 opções de escolas, cada uma com um foco diferenciado, são elas:

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): destinada aos homens, que tenham nascido entre 1999 e 31 de dezembro de 2004 e que esteja cursando o terceiro ano do ensino médio, ou que já o tenha concluído. Nessa escola, o jovem será capacitado à ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras, responsável por formar o oficial de carreira das Armas;
  • Instituto Militar de Engenharia (IME): responsável por formar oficiais engenheiros, é para quem terminou o ensino médio, ou que já se formou em engenharia. Nessa escola, tanto homens como mulheres podem ingressar, desde que sejam nascidos entre  janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2005;
  • Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): a EsFCEx é a responsável por preparar os oficiais que irão atuar nas áreas de administração, capelão, comunicação social, direito, magistério, informática, economia, estatística, enfermagem, psicologia, veterinária, pedagogia e ciências contábeis. Permite ambos os sexos, nascidos depois de janeiro de 1986 (exceto capelão, que pode ser até de 1982);
  • Escola de Saúde do Exército (EsSEx): responsável por capacitar oficiais que irão atuar no Quadro do Serviço da Saúde. Ambos os sexos podem participar, desde que tenham uma graduação em medicina, odontologia ou farmácia e que tenham nascido depois de  janeiro de 1985;
  • Escola de Sargentos das Armas (EsSA): essa é a escola que forma homens sargentos de carreira com qualificações para o combate, logística técnica e aviação. As mulheres podem ingressar nessa escola apenas para as áreas de música e saúde, que é para ambos os sexos, nascidos entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004.

Pré requisitos para participar

Além do fato de que algumas escolas têm como público apenas os homens (pelo menos, até o momento), outro pré requisito para entrar é a altura. Homens não podem ter menos que 1,60 m e as mulheres 1,55 m.

E, além da parte teórica do concurso, o candidato precisa passar pelo EAF, que acontece em dois dias. Uma corrida com duração de 12 minutos e um percurso de 2,45 Km para os homens e de 2,10 Km para as mulheres. No segundo dia é preciso fazer a seguinte quantidade de flexões e abdominais:

  • Homens: 21 flexões e 30 abdominais;
  • Mulheres: 12 flexões e 27 abdominais.

Como se inscrever nessas escolas?

As inscrições são feitas no site oficial do Exército Brasileiro e, se você quiser se preparar para as provas, o 1º Tenente Thiago Henrique elaborou um curso preparatório para a EsPCEx, você pode saber mais nesse vídeo abaixo:

Se quiser fazer essa escola preparatória, as inscrições são feitas aqui e está com desconto de 20% durante a pandemia.

E, para se preparar para o exame físico, você pode usar um dos seguintes aplicativos:

  • Nike Training Club;
  • Adidas Training by Runtastic; e
  • BodBot Personal Trainer.
ANÚNCIO