Jovem Aprendiz Atacadão: veja como se candidatar em 2020

Mais um ano que se inicia e, possivelmente, você está em busca da primeira oportunidade de trabalho, ou conhece alguém querendo entrar no mercado de trabalho. Mas, é complicado ter uma experiência quando as organizações exigem experiência para contratar, não é verdade?

O programa Jovem Aprendiz pode ser uma mão na roda nessas horas, afinal, ele é destinado exatamente para introduzir jovens no mercado de trabalho, como aprendizes de fato. Ah, sabia que é com carteira assinada? Legal né?

E eu tenho uma ótima notícia para você que quer começar o ano com o pé direito, entrando no mercado de trabalho. A rede de atacados Atacadão está com vagas abertas para jovens aprendizes. Quer saber como se candidatar, né? Já te mostro.

Jovem Aprendiz Atacadão
Fonte (Reprodução/internet)

Se você quer saber um pouco mais sobre o programa Jovem Aprendiz, ou está buscando uma vaga, está no lugar certo!

Sobre o programa Jovem Aprendiz!

No ano de 2000 foi estabelecida uma lei que permitiu que muitos jovens tivessem acesso ao primeiro emprego, sob o regime de contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, de carteira assinada e tudo.

ANÚNCIO

É a única forma de uma pessoa menor de 16 anos trabalhar dentro da legalidade, ah, tem que ter no mínimo 14 anos. E não é só oportunidade da experiência profissional e emprego, o programa Jovem Aprendiz oferece uma formação técnico-profissional, que geralmente é oferecida por uma instituição conveniada, como CIEE, Senac, Senai e etc.

Agora está na dúvida de qual a diferença entre Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz? É simples, a idade. O programa é o mesmo, mas, quando se fala de menor aprendiz, está se falando de vagas para pessoas de 14 à 18 anos e Jovem Aprendiz, de 18 à 24.

Ah, é só para pessoas até 24 anos viu, então, se você tem 25 ou mais, sinto te informar que você não pode mais participar do programa. Você só vai poder ser Jovem Aprendiz por, no máximo, 2 anos e não vai poder trabalhar mais de 6 horas por dia.

Algumas curiosidades

A lei que eu comentei ali em cima, é a lei da Aprendizagem, isso é, a Lei 10.097/00. Sendo um projeto do governo federal, busca incentivar os contratantes a desenvolverem em suas organizações programas de aprendizagem para jovens e adolescentes.

Se você está procurando uma vaga, é importante saber que o horário não pode chocar com seu horário de aula viu? A prioridade é sua educação, assim, é mais fácil que você tenha salário melhor no futuro.

Um dos pré-requisitos é que seja com a carteira assinada, tenha uma matrícula e frequência do aprendiz na escola, então, nada de matar aula viu? Lembre-se, a prioridade sempre será sua educação.

Outra coisa interessante, e algo que é muito importante de se saber, a remuneração deve ser, pelo menos, um salário mínimo, se interessou agora né? Oh, pra participar você precisa estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e escolher a empresa que participa do programa.

Geralmente a vaga é aberta uma vez ao ano, então, é bom ficar atento, ok? Cada vaga terá suas próprias instruções de como se cadastrar e, se você está meio confuso e não sabe como encontrar uma vaga, elas são divulgadas em grandes sites, como vagas.com, indeed.com e nos próprios sites das empresas. E, falando sobre encontrar vagas…

Como se cadastrar no Atacadão?

Infelizmente, quando se trata do processo seletivo, o Atacadão ainda não está muito informatizado, ele divulga suas vagas em seus canais e perfis oficiais, que são: Facebook/Atacadaosa.Oficial e Twitter.com/atacadao_sa, mas, o currículo precisa ser entregue pessoalmente em uma das lojas (você pode encontrar o mais perto de você aqui).

Se você procura oportunidades de carreira, pode valer a pena entregar seu currículo, o Atacadão possui um plano de expansão, o que significa grandes desafios, mas, desafios trazem oportunidades.

É interessante também, que você tenha um cadastro no SINE, assim, vai conseguir ver vagas pelo app SINE Fácil, o que pode ajudar na hora de procurar uma vaga.

ANÚNCIO