Jovem Aprendiz dos Correios – Benefícios de uma das maiores empresas do país

O Programa Jovem Aprendiz Correios é considerado uma chance única a vários jovens estudantes que estão em busca do 1º emprego. Por isso, conseguir uma vaga de trabalho nos Correios pode mudar a sua vida.

E isso vale, inclusive, para quem nunca trabalhou antes, já que o programa Jovem Aprendiz prevê esse requisito. Aprenda o que fazer para enviar o currículo na empresa, que é o primeiro passo para participar do processo.

Jovem Aprendiz Correios
Foto: (reprodução/internet)

Os aprendizes contratados pelos Correios recebem um salário base conforme as horas trabalhadas, que é acrescentado ao vale-transporte compartilhado, ao vale-refeição ou vale-alimentação e o uniforme, que são camisetas para o trabalho.

As vagas dos Correios

Periodicamente, os Correios abrem vagas para jovens aprendizes para compor seu quadro de funcionário e tudo acontece através de um processo seletivo.

E para participar desse processo e concorrer a uma das vagas, o ideal é cadastrar um currículo online – como mostraremos abaixo.

O processo que se inicia pelo envio do currículo para vaga de jovem aprendiz ainda passa por etapas como a classificação dos dados pessoais informados.

Lembrando que aqueles estudantes que estão em situação de pobreza e tem baixa renda familiar tem mais chances de serem selecionados.

Para ser selecionado e conseguir preencher uma vaga, o jovem aprendiz precisa somar mais pontos que os seus concorrentes em todo processo de seleção.

Quem pode ser um jovem aprendiz

Os requisitos básicos para ser um jovem aprendiz estão baseado na Lei de Aprendizagem do Governo Federal.

Essa lei busca beneficiar jovens que estão matriculados na escola com bom desempenho e que nunca trabalharam com carteira assinada anteriormente.

Mas, não é só isso. Se você quer trabalhar nos Correios através do programa Jovem Aprendiz, vai precisar estar dentro de todas as exigências que são cobradas pela empresa.

Os requisitos

Então, anote aí.

Ter entre 14 e 22 anos, estar matriculado e com bom desempenho a partir do 9º ano do ensino fundamental, nunca ter sido contratado com carteira assinada e não ter atuado como jovem aprendiz dos Correios anteriormente.

Aliás, também não se pode ter feito cursos de conteúdo programático no Programa de Aprendizagem e é preciso ter disponibilidade para cumprir até 6 horas de trabalho diárias.

Além de estar dentro do código de ética e das normas de conduta.

Agora, a dica: antes mesmo de enviar um currículo online para os Correios, o jovem precisa ter conhecimento básico em editores de texto, planilhas e navegação da internet que serão essenciais para o uso de computadores dos Correios.

Como cadastrar o currículo

Todo candidato a jovem aprendiz dos Correios deve passar por 4 etapas antes de ser contratado: a inscrição, a comprovação dos requisitos, os exames médicos e a contratação final.

Sendo que elas podem ser classificatórias ou eliminatórias.

Dessa forma, o 1º e mais importante passo para conseguir uma vaga de jovem aprendiz nos Correios é justamente o fato de enviar um currículo, informando o interesse em preencher a vaga.

E o jeito mais fácil de fazer isso é entrando no site dos Correios e indo na opção de Jovem Aprendiz dos Correios. Você pode fazer isso ao clicar aqui.

Nessa página, o candidato vai ter todas as informações que são importantes para participar do processo. Dá, por exemplo, para saber o calendário do concurso, as inscrições e acompanhar o edital.