Quais são as carreiras mais quentes e com melhores salários no momento?

Em tempos de crise, é importante pesquisar sobre as carreiras mais quentes e com melhores salários; este artigo fala sobre isso.


Todo ano, saem listas e mais listas sobre as carreiras mais quentes e com os melhores salários. Neste artigo, será falado sobre as carreiras que estão em alta atualmente e que oferecem uma boa recompensa financeira. São as carreiras em que as pessoas apostaram para dominar o ano de 2020.

carreiras
Foto: (reprodução/internet)

O cenário atual

Houve uma pequena melhora no PIB de 2019, quando comparado ao anterior, entretanto, foi uma melhora que por si só não conseguiu impactar na geração de empregos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, há 12,8 milhões de pessoas desempregadas no Brasil atual.

Falar disso é importante quando se fala em carreira porque, em uma época de crise de desempregados, é bastante importante conhecer quais carreiras estão em alta e que oferecem os melhores salários. Isso oferece ao desempregado, principalmente a quem está começando a trabalhar, mais oportunidades de desenvoltura no mercado.

Cenário retratado no Guia Salarial da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half também relatou expectativas parecidas para o ano de 2020. Segundo a pesquisa realizada com desempregados, apenas 23% deles percebeu um aumento nas oportunidades de emprego no último ano. Fernando Mantovani, que é diretor da Robert Half no Brasil, explica um pouco dessa situação.

Ele diz que: “Infelizmente, a gente vive essa expectativa de ‘o ano que vem vai ser melhor’ já faz um tempo. Se a economia melhorar e se isso for sentido no primeiro semestre de 2020, talvez no segundo semestre a gente comece a perceber uma mudança positiva, mas é bem pouco provável ter movimentações com ofertas salariais muito agressivas.”

ANÚNCIO

Expectativas para áreas de atuação

Há expectativas boas para várias carreiras em 2020. A área de finanças e contabilidade teve uma valorização recentemente, o que foi causada também pelos avanços tecnológicos. Para trabalhar nessa área, é importante ter visão de negócio, capacidade de inovação e boa comunicação.

Se a pessoa espera trabalhar em uma multinacional, é importante ter inglês fluente e ter conhecimentos além da graduação — em todos os casos é interessante, mas, para quem quer trabalhar em uma gigante do mercado, é indispensável.

Sobre a área de seguros, é possível crescer nela, embora a área seja ainda bastante tradicional — considerando-se de que o mercado securitário brasileiro é jovem. É importante para esse profissional se adaptar às tecnologias, ter boa visão de negócio e saber falar inglês.

Na questão da carreira de engenharia, o Brasil está crescendo, mas ele ainda demanda de mais profissionais capacitados, então estão em alta profissões como diretor de informações, engenheiros de vendas e gerente comercial, de planta e comprador.

No âmbito jurídico, há mais demanda nas áreas de contratos e fusões, aquisições e de direito societário e tributário. É importante no momento ter uma formação multidisciplinar para se sair bem.

Outras carreiras que estão em constante crescimento são as de marketing e vendas, de mercado financeiro e outras que estão dentro da área estratégica. Um ganho para praticamente qualquer serviço que a pessoa se dispor a fazer é conhecer bem da tecnologia — essa é a área que certamente não vai parar de crescer.

ANÚNCIO