Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório

Para os alunos, conciliar estudo e trabalho nem sempre é uma possibilidade viável. Quando o período de estágio chega durante a graduação, o processo fica mais complicado. Mas você sabia que nem todos os cursos exigem estágio obrigatório para se formar?

Vale ressaltar que a obrigatoriedade dos estágios pode variar conforme as instituições. Isso significa que, por mais que na sua não seja obrigatório, em outras faculdades podem, ou até na mesma instituição, porém, em campos distintos.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Administração

O curso de Administração prepara os profissionais para a gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. Durante as aulas, os alunos enfrentarão os desafios da sociedade global e aprenderão a desenvolver estratégias para melhorar a competitividade e a eficiência.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao final do curso, os alunos terão habilidades conceituais, técnicas e humanísticas em diversas áreas da empresa e terão um conhecimento geral do funcionamento de uma empresa.

Com um amplo leque de ações, esse profissional não só está qualificado para se tornar um empresário, capaz de abrir sua própria empresa, também para atuar como executivo em diferentes níveis de gestão da organização, independentemente da rentabilidade.

Biotecnologia 

Os cursos de Biotecnologia treinam profissionais para usar técnicas de biologia molecular para estudo e melhoramento de organismos. Tem um foco particularmente importante em biologia molecular e celular, processos biológicos e bioinformática.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após concluir o curso, o aluno será capaz de trabalhar no campo da pesquisa, procurando notícias que possam melhorar a compreensão das pessoas sobre os organismos e os benefícios das aplicações na indústria, saúde ou medicina e saúde. 

Este profissional usa tecnologia de laboratório para estudar organismos em nível molecular e realizar análises e modificações no genoma. Em algumas instituições, é ministrado na forma de engenharia biotecnológica, podendo também ser matriculado em pós-graduação.

Ciências contábeis

Os cursos de Ciências Contábeis formam profissionais com capacidade de planejar e administrar instituições. No final do curso, os alunos são elegíveis para gerenciar contas pessoais e profissionais, registrando e controlando receitas, despesas e lucros.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante a graduação, os alunos aprenderão teorias e conceitos específicos da área, como educação geral, tributação, gestão e contabilidade pública e legislação. Os futuros profissionais de ciências contábeis podem optar por se concentrar em áreas como contabilidade rural, industrial e previdenciária.

Além de serem capazes de planejar e controlar os processos financeiros de uma organização, os alunos também podem orientar estratégias de negócios e fornecer consultoria contábil. Algumas atividades são exclusivas deste profissional: expertise em auditoria e contabilidade.

Ciência da Computação 

O curso de Ciência da Computação forma profissionais qualificados para o desenvolvimento de programas e sistemas de informática, desde o planejamento de projetos até a implantação e gestão de softwares.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por estar localizado em um campo científico preciso, os alunos precisam ter uma boa base matemática e desenvolver raciocínio lógico. No final do curso, os alunos serão capazes de criar desde ferramentas simples com computadores pessoais até sistemas complexos como processamento de informação e redes empresariais.

No mercado de trabalho, os cientistas da computação podem atuar como desenvolvedores, programadores, analistas de TI, arquitetos de software, gerentes de TI ou pesquisadores em organizações públicas ou privadas. 

Ciências Econômicas

Os cursos de Ciências Econômicas, também chamados de Economia ou Economia Empresarial e Cibernética, formam profissionais que podem estudar distribuição de renda e produção de bens e serviços.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após a formatura, o economista terá um rico conhecimento da matemática e das relações interpessoais, e será capaz de analisar fenômenos econômicos com base nas características da sociedade, seu comportamento, questões políticas e relações sociais.

No mercado de trabalho, os profissionais podem atuar em empresas públicas e privadas, instituições financeiras e de ensino superior, indústrias, planos de projetos, consultorias e consultorias.

Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais forma profissionais que analisam as relações culturais, sociais, políticas e econômicas da sociedade. Durante o curso, o estudante terá uma sólida formação teórica e científica para conhecer e compreender as formas de organização e estruturação da vida social do homem. 

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao final do curso, o aluno se qualifica a analisar e interpretar os problemas e conflitos humanos, os movimentos sociais, a formação de opiniões, as dinâmicas demográficas, os sistemas de crenças, entre outros.

Os graduandos podem escolher entre o bacharelado e o curso de graduação, ambos com o objetivo de esclarecer as atividades de ensino e pesquisa. Antropologia, Ciência Política e Sociologia são habilitações específicas de Ciências Sociais, ainda que exista graduação independente nessas áreas.

Cinema e Audiovisual

O bacharel em Cinema e Audiovisual, domina diversas tecnologias e linguagens envolvendo a criação e produção de filmes, séries, documentários, além de arte, publicidade, vídeos institucionais ou noticiosos. Eles são veiculados em cinemas, televisão, Internet ou circuito fechado de televisão.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Você pode escrever um roteiro, atuar como diretor, determinar e cuidar da produção de figurinos e cenografia, direção de arte, iluminação, edição, produção, etc. Na emissora, é responsável pela montagem, edição e direção de programas, além de liderar a equipe de produção.

Você também pode se envolver na arrecadação de fundos para a produção, cuidar da distribuição e exibição de obras, organizar exposições e gerenciar clubes de cinema.

Design

O curso de Design treina profissionais capacitados para desenvolver conceitos visuais de obras gráficas e materiais. Ao desenvolver produtos, você se preocupa com forma, função, estrutura e estética.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

O curso geralmente é dividido em diferentes qualificações: gráficos e produtos. Quem optar por estudar design gráfico poderá criar conceitos para jornais e revistas, interfaces gráficas para mídias digitais, logotipos e impressos.

Na área de design de produtos, os designers poderão atuar no campo industrial, inventar novos produtos e projetar peças para máquinas de uso diário, joias, automóveis, móveis, materiais e equipamentos de construção civil.

Ecologia

O curso de Ecologia treina profissionais competentes para entender as funções do ecossistema em uma escala mais ampla. Ao final, os alunos serão capazes de ajudar a compreender e resolver os desafios humanos em face das mudanças climáticas e perda de biodiversidade, e contribuir para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para este fim, este curso treina profissionais críticos para compreender a organização e função das questões naturais e ambientais na perspectiva das ciências biológicas e conhecimentos adquiridos nas áreas de precisão, ciências da terra, humanidades e filosofia.

No mercado de trabalho, os profissionais de ecologia podem não apenas atuar como professores e pesquisadores em instituições de ensino e centros de pesquisa em ciências acadêmicas, mas, também atuar como gestores ambientais em instituições do setor público e privado fora de organizações não governamentais.

Engenharia da Computação

Profissionais treinados em engenharia da computação podem projetar e construir hardware e software. O hardware inclui as partes físicas do computador, sua estrutura, componentes e seus periféricos (como teclado, mouse e monitor).

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nesse campo, os engenheiros da computação integraram os circuitos eletrônicos das máquinas e desenvolveram placas de conexão entre o equipamento e seus acessórios. No campo do desenvolvimento de software, os engenheiros de computação criam programas e aplicativos de computador para diversos fins.

Outra área onde os engenheiros de computação podem trabalhar é a indústria e a robótica. O profissional desenvolve sistemas digitais e robôs para indústrias. Em grandes empresas, esses profissionais geralmente também estão envolvidos no suporte e gerenciamento de redes de computadores.

Gestão Ambiental

Os cursos de Gestão Ambiental tratam da relação entre as pessoas e o meio ambiente, com foco na redução dos impactos negativos das atividades econômicas.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

O treinamento pode ser um bacharelado de quatro anos ou um treinamento técnico de dois anos. O bacharelado capacita principalmente a atuação na área de pesquisa. Os cursos técnicos formam profissionais especializados em práticas de gestão.

No mercado de trabalho, os gestores ambientais podem atuar em fazendas, cooperativas, agroindústria, setor público e setores industriais. Graças à alta concentração de indústrias, as regiões que oferecem as melhores oportunidades para profissionais capacitados na região são Sul e Sudeste.

Geofísica

O curso de Geofísica treina profissionais capazes de medir as forças que afetam a Terra por meio de leis e instrumentos da física, química e matemática. Este profissional estuda os fenômenos sísmicos planetários, gravitacionais, térmicos, elétricos e magnéticos e aplica seus conhecimentos ao estudo de formações rochosas e oceanos.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após o curso, os alunos serão capazes de calcular e registrar os movimentos do solo, terremotos, tsunamis, atividade vulcânica, etc. Por isso, no curso de geofísica, além de estudar seu processo dinâmico, também são estudadas as propriedades físicas, a estrutura e a composição dos planetas.

No mercado de trabalho, os profissionais de geofísica podem trabalhar nas indústrias de petróleo e mineração. Também é necessário em projetos relacionados ao fundo do mar e áreas de mineração ambiental. No Brasil, a demanda por esses profissionais na indústria do petróleo aumentou devido à descoberta das camadas do pré-sal.

Publicidade e Propaganda

Os cursos de Publicidade e Propaganda formam profissionais especializados em atividades publicitárias. Durante as aulas, além de aprender sobre promoções e incentivos, imagem corporativa, atividades de marketing e consultoria, os alunos também aprenderão a planejar, criar, produzir e gerenciar campanhas.

Veja quais cursos não possuem estágio obrigatório
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao final do curso, os alunos podem expor produtos ou serviços aos consumidores, divulgar suas vendas e garantir sua boa imagem no mercado. Os profissionais também produzem arte para embalagens, criam logotipos, definem a mídia mais adequada para campanhas e públicos-alvo e monitoram sua produção.

Obrigatoriedade pode variar em cada faculdade

A experiência profissional obrigatória obtida através de estágios varia de acordo com a carga horária e os métodos de ensino utilizados no curso. Por esse motivo, algumas faculdades deixam o estágio como uma opção ao estudante.

Se a universidade assumir a carga horária de atividades extracurriculares, de orientação e de campo, o estágio pode não ser obrigatório, pois é compreensível que os alunos já tenham passado por essa fase na vida acadêmica.