Perdeu o emprego? Saiba o que fazer com a sua rescisão trabalhista

Ficar desempregado muitas vezes é uma situação muito difícil que abala muitas pessoas. Porém, nem tudo está perdido. Saiba o que fazer com a sua rescisão trabalhista e quem sabe, poder mudar de vida e sair da fila dos desempregados. O primeiro passo a ser tomado é não sentir vergonha dessa situação e compreender que muitas pessoas já passaram por isso e deram a volta por cima.

ANÚNCIO

Aprenda a planejar os próximos dias em que você passará sem uma ocupação fixa e planeje o seu futuro e curta a família. Veja essa situação como uma oportunidade. Não sabe por onde começar? Saiba que essa fase pode significar um caminho prazeroso e proveitoso para você.

perdeu o emprego
Fonte: Imagem Internet

Neste artigo vamos falar sobre alguns passos importantes a seguir nessa nova fase da sua vida, somados a algumas sugestões de como aproveitar o dinheiro recebido na sua rescisão trabalhista. 

Priorize as dívidas

Levando em consideração, que você não sabe quando voltará a ter rendimentos mensais é importante ter em mente que colocar todas as contas em dias é uma atitude extremamente importante. Procure também, adiantar o pagamento das contas em que é possível fazer isso. 

Tome cuidado com as dívidas de cartão de crédito e outro tipos de financiamentos que possuem juros rotativos. Essas contas quando não são pagas, ou quando o pagamento é feito de maneira atrasada, geram uma dívida enorme que será difícil de quitá-la depois. Se puder evitar essa situação, faça isso. 

ANÚNCIO

Invista no seu próprio negócio

Quem sabe não está na hora de investir em seu próprio negócio? Muitas pessoas descobrem novos rumos profissionais com a situação do desemprego. Entenda que você vende o seu trabalho para outras pessoas. Em determinadas situações é possível fazer com que o seu esforço renda dinheiro para você mesmo. 

Analise a si mesmo e saiba exatamente quais são as atividades que você mais gosta de fazer. Se for preciso, para ajudar, faça um teste vocacional atualizado e entenda se você está na rota profissional que deseja e que seja compatível com as suas aptidões. Feito isso é hora de pesquisar o mercado e os tipos de negócio aos quais deseja investir. 

A principal dica aqui nesse ponto é não tomar nem uma atitude precipitada e analisar bem se vale a pena investir o seu dinheiro nesse novo negócio. Tenha um objetivo claro daquilo que você deseja fazer, levando em consideração os passos a serem seguidos. 

Invista na sua saúde

É comum as pessoas descuidarem da sua saúde devido a rotina de trabalho intensa. Então não abra mão desse momento de “descanso” para poder fazer isso. Faça um check-up completo e procure olhar mais a sua alimentação. Colocar as atividades físicas em dia também é uma boa pedida. Observar o próprio corpo é um exercício importante de se fazer de tempos em tempos. Busque estar renovado para o novo caminho que irá seguir. Seja um novo trabalho ou um empreendimento. 

Faça uma reserva 

Não gaste todo o dinheiro recebido na sua rescisão trabalhista. Guarde uma quantia que lhe garanta alguma estabilidade até que você consiga conquistar uma nova fonte de renda. É realmente um pouco “irresistível” ver aquela quantia em dinheiro e pensar nas coisas em que você gostaria de investir. Procure pensar no futuro e manter a cabeça no foco. Isso irá ajudar a evitar os gastos por impulso, protegendo assim o seu patrimônio.

Invista em educação

Uma das razões para muitos profissionais estarem fora do mercado de trabalho, é o não investimento em uma formação continuada. As pessoas costumam fazer um curso voltado para a sua área de atuação e param por aí. Isso não está certo. O correto é sempre buscar especialização e atualização na sua área de atuação. 

Separe uma parte do dinheiro da sua rescisão trabalhista para fazer isso. Muito provavelmente esse investimento irá impulsionar o seu currículo e te ajudará a conquistar uma nova vaga, ou até mesmo irá expandir seus horizontes profissionalmente falando.

ANÚNCIO