Saiba mais sobre cursos profissionalizantes 

Há inúmeros tipos de cursos profissionalizantes para quem quer se qualificar atuando no mercado de trabalho. Eles oferecem a chance de mudança de patamar, criando um pensamento de plano de carreira com uma longa duração. Os cursos vão de estética e beleza até produtor de web designer.

ANÚNCIO

Um dos papéis mais importante dos cursos profissionalizantes, é preparar o indivíduo para estar de acordo com as demandas do mercado, e prepara-lo também para uma determinada profissão. Ou para atualizar seus conhecimentos para trabalhar em uma área que não exige curso superior.

Saiba mais sobre Cursos profissionalizantes 
foto(reprodução/internet)

Veja a seguir mais detalhes sobre cursos profissionalizantes.

O que são cursos profissionalizantes?

São cursos em varias áreas, que demandam menos tempo do que um curso de ensino superior, te dando mais praticidade e economizando tempo para que você possa iniciar o quanto antes sua carreira profissional. Esses cursos oferecem uma atualização do mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes não exigem o termino do ensino médio, dando mais autonomia para a escolha do futuro de maneira mais prática e rápida.

Existe no mercado, mais de um tipo de curso profissionalizante. Saiba mais ao longo deste artigo.

ANÚNCIO
  • Cursos profissionalizantes livres: em áreas que não exigem formação técnica nem superior, fortalece habilidades dos estudantes para que entrem com maior velocidade no mercado de trabalho.
  • Cursos profissionalizantes técnicos: com uma formação mais abrangente, contribuindo para uma maior qualificação. Esse profissional, hierarquicamente, ficará em uma posição de poder mais elevada do que aquele que possui um curso profissionalizante livre. Porém, os dois ocupam posições de destaque no mercado.

Ainda há os cursos técnicos que só podem fazer aqueles que já concluirão o ensino médio. a diferença do técnico para a graduação convencional é a duração, pois os cursos técnicos podem ser feitos em 2 anos. é uma ótima opção para aqueles estudantes que procuram uma carga horária reduzida, mas querem se especializar em determinado assunto.

Áreas mais procuradas 

Há uma demanda muito alta em determinados cursos, por causa da procura das empresas. cada vez mais o mercado tem se atualizado e é necessário se adaptar a ele. As áreas mais procuradas dentro dos cursos profissionalizantes são:

  • Informática;
  • Confeitaria;
  • Marcenaria;
  • Eletricista;
  • Cozinheiro;
  • Atendimento e Recepção em Hotelaria e
  • Ajudante de laboratório.

Por ser um setor mais abrangente, há uma grande procura por profissionais qualificados e aptos para atuarem nesses setores específicos

Curso profissionalizante x faculdade

Para cursar o ensino superior, é preciso concluir o ensino médio, já o ensino profissionalizante, não. Por isso esses cursos são a resposta para aquelas pessoas que querem iniciar a carreira profissional mais cedo.

O processo de entrada na faculdade, exige o vestibular tradicional da instituição ou o vestibular nacional ENEM. A duração de um curso profissionalizante é de 06 meses ou menos. Já a duração de cursos superiores tem uma duração maior que a 4 anos, demandando mais tempo de aplicação.  

Entretanto, a maior diferença é em relação aos conteúdos ministrados. Os cursos profissionalizantes, são focados na parte prática que te prepara para uma rotina de trabalho, já a graduação, tem seu foco na base teórica, por esse motivo tem uma duração maior.

Por outro lado se preferir a graduação também não e faltaram oportunidades, pois existem empresas que tem preferencia apela formação convencional do indivíduo, justamente pela base mais teórica agregada.

Saiba mais

Todas as pessoas que fazem cursos profissionalizantes tem direito a meia-entrada em eventos culturais. Sendo assim você enriquece seus conhecimentos de várias formas. 

Esses cursos serão parte essencial para se tornar um profissional de sucesso, seja qual for sua área de atuação. Mas é preciso sempre se manter informado independente da sua área de atuação para nunca faltar oportunidades.

 

ANÚNCIO