Veja os concursos abertos e como se preparar

Ingressar no mercado de trabalho recebendo um ótimo salário? Sim, isso é possível de se conquistar. O concurso público pode ser uma das melhores opções para quem procura estabilidade, boa remuneração e benefícios.

A ambição de muitas pessoas em prestar concurso se deve ao fato de que o salário oferecido, na maioria dos cargos, é superior a do emprego formal. Além disso, as vagas são destinadas apenas para as pessoas com o ensino médio completo.

Com a alta do desemprego, os concursos públicos se tornaram uma saída e estabilidade aos que estão desempregados no país. Com isso, a disputa por uma única vaga tem sido cada vez mais acirrada.

Veja os concursos abertos e como se preparar
Fonte: Reprodução/Internet

Quer entender mais sobre como funciona o concurso público, além de dicas para se preparar para ele? É só continuar lendo o artigo!

Concurso público 

O concurso público é um processo seletivo que avalia a aptidão e a capacidade dos candidatos que concorrem entre si a um cargo em um órgão governamental. É por meio dessa prova que os conhecimentos dos candidatos são testados.

ANÚNCIO

Composto por diversas fases, a maioria dos concursos empregam provas objetivas e dissertativas. Porém, também há aqueles que aplicam provas físicas, práticas e orais. Isso varia do nível de exigência do concurso escolhido e da área de atuação. 

Normalmente, a prova do concurso é preparada por uma empresa especializada. O certame, têm validade de dois anos, além da possibilidade de ser prorrogada por mais dois, é imprescindível que todos os aprovados sejam chamados dentro desse período.

Como funciona

As seleções para realizar a prova de concurso público podem ser feitas por prefeituras, estados e Governo Federal. Vale ressaltar, que todas as instituições públicas estão autorizadas a implementar concursos públicos. 

De forma geral, o processo é composto por algumas etapas, como: autorização do Ministério do Planejamento, comissão organizadora, edital, bancas examinadoras e prova. Toda essa preparação objetiva garante ao “concurseiro” uma carreira segura, estável e com bons rendimentos.

Os concursos públicos são divididos em áreas, como fiscal, bancária, jurídica, entre outras. É importante saber no que pretende trabalhar para ter as informações necessárias sobre cada parte do processo.

Quem pode fazer

Normalmente, os requisitos para concorrer uma vaga em um concurso público são os mesmos para as diferentes provas. Então, confira abaixo as condições exigidas para prestar esse tipo de prova:

  • Ter nascido no Brasil ou ser cidadão português;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter aptidão física e mental para exercer o cargo;
  • Ter a escolaridade exigida para o cargo;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Não ter vínculo empregatício paralelo na iniciativa privada;

Porém, deve-se mencionar que alguns pontos variam de edital para edital, pois existem instituições públicas que realizam concursos para Ensino Médio, diminuindo a idade mínima, e outros que exigem altura mínima e idade máxima.

Veja os concursos abertos e como se preparar
Fonte: Reprodução/Internet

Concursos abertos 2020

Em meio à pandemia da Covid-19, os concursos públicos tiveram uma desaceleração em 2020, mas o seu planejamento não parou. Mesmo suspendendo ou adiando algumas provas esse ano, muitos órgãos têm dado continuidade na contratação das bancas organizadoras e na publicação de editais.

O concurso da Polícia Federal, com vagas para Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista, está entre os mais aguardados neste ano. Também há uma grande espera para os concursos do Tribunal de Contas da União, do Senado, da Procuradoria–Geral do DF e do MPU.

Confira aqui a lista com as oportunidades de concurso público nas áreas Legislativa, Judiciária e Executiva nos mais diversos estados do país. Todos os processos apresentados foram abertos no segundo semestre de 2020.

Como se preparar

Primeiramente, é necessário saber que não existe uma fórmula e nem uma regra a ser seguida para passar em concurso público. Muitos pessoas passam anos estudando para fazer a prova, pois sabem a importância de uma preparação antecipada

A seguir, confira os passos que poderão ser um guia para a aprovação em algum concurso público. Lembrando, que talvez será necessário adaptá-las à rotina e ao cotidiano de cada pessoa. 

  1. Escolher a área de concurso desejada;
  2. Não esperar o edital ser publicado e começar a se planejar agora mesmo;
  3. Definir metas, organizar o tempo e criar uma rotina;
  4. Escolher um material de estudo;
  5. Ter resistência e motivação;
  6. Fazer revisões periódicas.

Para mais informações

Diversos sites são destinados ao concurso público, além de dar dicas e informações importantes acerca desse assunto. Confira abaixo duas indicações:

ANÚNCIO