11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado

As formas como as pessoas trabalham vêm sendo alteradas cada vez mais. Com o avanço da tecnologia e dos índices de desemprego, se tornou comum encontrar vagas para trabalho totalmente online sendo oferecidas.

O recorro às modalidades de atuação profissional remota foi ocasionado, em especial, pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Como consequência, a quantidade de trabalhos informais aumentou de forma considerável. Nesse texto você vai conhecer 11 formas de trabalhar online.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

11. Profissional de recrutamento e seleção

Quando o assunto é trabalho online, é bastante incomum o associar a profissões que antigamente exigiam presença física. É o caso dos profissionais de recrutamento e seleção, que hoje podem exercer a atividade de forma totalmente online. 

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

O profissional de recrutamento e seleção é responsável por compartilhar novas vagas disponíveis em sites de emprego, como o portal LinkedIn, de modo a incentivar e avaliar a candidatura das pessoas. Devido à constante busca e acesso massivo por parte dos interessados, oportunidades nesta área são bastante oferecidas.

As tarefas do operador desta área podem variar conforme a necessidade do contratante. Em determinados casos, o recrutador também pode ser responsável por entrevistar os candidatos, através de telefones ou reuniões onlines, bem como repassar os dados ao contratante.

10. Escritor freelancer/copywriter

No mercado de trabalho virtual, a contratação de escritores e copywriters adeptos ao regime freelancer são cada vez mais comuns e contínuos. A necessidade das empresas em criar conteúdos originais para blogs ou perfis em redes sociais contribuíram bastante para essa alta.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Enquanto o redator opera na produção dos mais diversos nichos de texto, o copywriter trabalha com um em específico: persuasivo. Esse tipo de texto é mais encontrado no mercado de marketing digital, responsável por expandir ainda mais essa profissão.

Ambas podem ser realizadas a distância, porém, vale ressaltar que a demanda de trabalho pode ser consideravelmente maior. Por necessitar de profissionais dispostos, ambos ofícios podem gerar uma remuneração alta, ainda mais quando o trabalho entregue é de qualidade.

9. Revisor 

Você é formado em Letras e possui aquela paixão a mais pela área gramatical? Então talvez o trabalho de revisor online possa se encaixar perfeitamente ao seu perfil. Nos últimos anos, esse profissional vêm ganhando mais destaque nos mais diversos segmentos. 

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao contrário do trabalho de copywriter e escritor, os revisores geralmente não têm muita liberdade para escolher a natureza do texto a ser usado. Isso significa que você pode acabar lendo tudo um pouco: e-mails, contratos, postagens no Instagram, documentos internos da empresa, etc.

Ser revisor online vai muito além de gostar de ler, é preciso ter bastante conhecimento em áreas como linguística, gramática e, ademais, literatura. Sua operação também pode seguir o ramo de freelance, porém, não é difícil encontrar companhias que estão à procura de um revisor profissional CLT. 

8. Professor particular

Caso você seja graduado em alguma área em específico e consiga transcrever seus conhecimentos para o formato de aulas online, o rumo da docência pode ser uma das melhores opções existentes.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além da grande oportunidade de se conectar com pessoas de todo o mundo por meio de videoconferência, trabalhar como professor em um mundo virtual também pode ser uma oportunidade para expandir seus conhecimentos.

Mas observe: a maioria dos portais e sites que funcionam online nessa área exige que os professores tenham pelo menos um diploma de licenciatura ou bacharelado na disciplina que desejam lecionar. Professores de línguas ainda podem buscar em escolas de idiomas.

7. Blogueiro

Para quem tem interesse em ganhar dinheiro produzindo seus próprios conteúdos, uma alternativa de trabalho online é o blog. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as redes sociais não são os únicos veículos para monetizar com trabalho online.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Existem duas maneiras principais de gerar receita com blogs. A primeira opção é monetizar seu conteúdo por meio de anúncios criados pelo GoogleAds, onde os anunciantes pagarão pela quantidade de visualizações ou cliques em seus banners.

A segunda opção é disponibilizar espaço na página ou criar artigos patrocinados por empresas que desejam anunciar diretamente ao seu público. Normalmente, essa abordagem é mais lucrativa, mas requer mais trabalho, porque seu blog precisa ter uma alta taxa de cliques, e o trabalho de encontrar anunciantes será feito por você.

6. Consultor de Marketing Digital

De forma cada vez mais constante, as empresas que estão criando um departamento de marketing ou se encontram em reestruturação, buscam profissionais experientes para organizar sua estratégia de comunicação.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

A dinâmica e as demandas do mercado tornaram comum a disponibilização deste trabalho pela internet. Portanto, se você é um profissional, pode ganhar dinheiro através de uma atividade multifuncional, e esta atividade ainda terá uma experiência diferente na prestação de serviços de consultoria para empresas em diferentes áreas.

Criar seu próprio site, contar com redes sociais e gerar conteúdo são algumas das formas de divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Caso tenha interesse e um portfólio bem feito, vale a pena tentar uma carreira neste ramo.

5. Designer Gráfico

As áreas de atuação de um profissional de design se expandem cada vez mais. Se você têm conhecimento suficiente para o trabalho, mas quer atuar longe das criações de site, operar como design gráfico pode ser a saída. 

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Você pode ajudar com o design elegante e esteticamente atraente de e-mails, logotipos e outros elementos de identidade visual da marca, ajudando empresas de diversos segmentos de mercado. Outra opção é oferecer pacotes de serviços fechados ou empregos online mais longos, como por exemplo, consultoria de marca.

As áreas de atuação de um designer gráfico variam conforme sua preferência e identificação. Algumas das principais atividades realizadas pelos designers gráficos incluem:

  • Criação e produção de animação em mídia digital;
  • Criação de logo, branding e embalagem;
  • Definição da aparência e formato das páginas de jornais e revistas (cor, formato, tamanho e tipo de cartas e papel);
  • Crie visualmente sites, blogs, banners de internet;
  • Planejamento e desenvolvimento de comerciais de TV, brochuras, pôsteres e vinhetas.

4. Editor

Profissionais que têm grande interesse e experiência em edição de vídeo, mas não estão interessados ​​em criar seus próprios canais, podem trabalhar nesse ramo. Agências de publicidade, empresas, influenciadores digitais, usuários do YouTube e muitas outras funções podem se tornar clientes de seus serviços de edição.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Geralmente, os editores que estão comprometidos com um determinado nicho de mercado e desenvolvem seu próprio estilo terão sucesso e, eventualmente, serão procurados por clientes que desejam editar conteúdo.

Porém, para trabalhar como editor na internet, alguns requisitos devem ser atendidos. Você deve ter o conhecimento e a experiência para trabalhar no local, um computador e um programa de edição que possa editar rapidamente. A boa notícia é que existem ferramentas de edição profissional disponíveis gratuitamente.

3. Mentoria 

Você já parou para pensar que inúmeras situações complexas da carreira profissional já foram vividas por outras pessoas? Sabendo disso, a mentoria foi criada para ajudar quem se encontra nesse momento.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

A mentoria pode ser essencial para tomar rumos profissionais. Em metáfora, ela se assemelha bastante a um guia durante uma viagem. Para evitar que os mesmos erros sejam cometidos de novo, o mentor deve ter fundamentos sobre o que fala, ou seja, um só mentor não saberá sobre todas as áreas.

Nossa equipe ressalta a importância vital de não confundir mentor com psicólogo. Enquanto um apenas aconselha e mostra uma direção recomendada a partir do próprio ponto de vista, o psicólogo entende e analisa seu paciente para que a melhor decisão para o mesmo seja tomada.

2. Influenciador Digital

De acordo com a pesquisa Social Media Trends, cerca de 96% dos usuários de internet no Brasil usam algum tipo de rede social. Com o uso generalizado das conexões, usuários e seguidores altamente relevantes criaram a profissão de influenciadores digitais.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Essas pessoas que obtiveram participação e números de audiência satisfatórios na internet acabam se tornando formadores de opinião pública (Influencers). Então, as empresas passaram a usar a conexão mais direta entre esses Influenciadores e o público para investir no conteúdo do produto e em publicidade.

Em qualquer caso, para ganhar dinheiro como influenciador digital, primeiro você precisa garantir que seu perfil tenha um número satisfatório de seguidores. A partir daí, é necessário estudar os indicadores mais valorizados pelas empresas que utilizam a plataforma de branding, de forma a apresentar bons resultados em relevância e participação.

1. Lojas virtuais

O comércio digital é um dos mercados de crescimento mais rápido. A 42ª edição do Webshoppers, realizada pela Ebit, apontou que o e-commerce no Brasil cresceu 47% somente no primeiro semestre de 2020.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Esta situação favorável, aliada à simplicidade proporcionada pelas atuais plataformas profissionais de criação de lojas online, torna a gestão da sua própria loja virtual uma das opções mais práticas e rentáveis ​​de trabalho online.

Qualquer pessoa pode criar o seu próprio e-commerce, mas para garantir o seu sucesso, é necessário estudar os produtos a serem oferecidos e o perfil do público-alvo. Vender seus produtos, buscar fornecedores e até importar são opções eficazes.

Bônus: social media manager

Se você tem experiência na criação e gerenciamento de campanhas publicitárias em mídia social, o trabalho online de um social media Manager (ou apenas social medial) pode ser uma boa escolha.

11 ideias de trabalho online para não ficar desempregado
Fonte: (Reprodução/Internet)

A principal função dos profissionais desta área é ajudar outras marcas e empresas a promover os seus produtos e a ganhar dinheiro no Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas sociais. Além disso, você precisa monitorar e gerenciar os comentários dos seguidores da marca, entre outras tarefas.

Idealmente, os melhores candidatos para a vaga de emprego são aqueles que não apenas têm experiência em marketing e redes sociais, mas também falam a língua de memes, GIFs e outros conteúdos populares. Leia mais em: Profissão do século – Descubra o que faz um Social Media.

Trabalho onlin pode ser também uma renda extra

Se a procura por empregos continuar seguindo os moldes atuais, é bem provável que o trabalho online se torne uma das principais áreas do mercado nos próximos anos.

Mesmo se você já possui um emprego presencial, mas quer ganhar mais, a modalidade virtual pode ser uma ótima saída. Sua versatilidade o faz ser adaptável às mais diversas rotinas.

References

Profissão do século – Descubra o que faz um Social MediaProfissão do século – Descubra o que faz um Social Media – Go Carreira