Como conseguir uma vaga de estágio?

Conseguir um estágio pode ser um pouco complicado, mas, seguindo algumas dicas disponibilizadas aqui, é bem mais fácil.


Depois do trabalho de terminar um curso técnico ou superior, chega o momento de conseguir um estágio para iniciar a carreira na profissão.

Todavia, nem sempre é fácil consegui-lo, mas algumas dicas são válidas na hora de procurar um estágio e finalmente ser contratado. Este artigo dá dicas sobre isso.

estágio
Foto: (reprodução/internet)

Competências valorizadas

Todo ser humano possui competências, e as empresas procuram por competências específicas para modelar o seu quadro de funcionários.

O que boa parte dessas empresas espera do futuro funcionário é, por exemplo, capacidade em trabalhar em equipe, adaptabilidade e flexibilidade, além de outras coisas.

ANÚNCIO

Bom português

Para conseguir um estágio, uma boa dica é ter um bom português. Não é necessário ser excelente — embora seja desejado —, mas é preciso saber se comunicar de maneira correta, ter um bom vocabulário e se expressar de forma clara e sem dificuldades. Isso tudo conta pontos para os testes escritos e verbais.

Experiências válidas

Outra dica para conseguir um estágio é ter experiências válidas, que contam bastante na hora de ser escolhido. Essas experiências podem ser um trabalho específico apresentado, participação no grêmio estudantil, participação em palestras e eventos ligados à sua profissão e contar sobre viagens para fora.

Manter o foco

A quarta dica também é muito importante: trata-se da necessidade de manter o foco na procura dos estágios que correspondam ao perfil dessa pessoa que faz a pesquisa. Assim, ela consegue encontrar oportunidades que sejam mais a sua cara, o que pode aumentar as chances de ela se sair bem na empresa.

Estudar a empresa

Essa dica é bastante debatida, é muito comunicada através de artigos como este, mas continua sendo algo em que muitas pessoas falham. É preciso conhecer a empresa que vai entrevistar a pessoa a fim de até mesmo demonstrar o interesse em trabalhar lá. Essa dica é uma das mais importantes para estagiar.

Calma, muita calma

A calma é a grande aliada para as pessoas que estão em busca de um emprego ou de um estágio, visto que, ao chegar antecipadamente na entrevista e nos dias de serviço, automaticamente a pessoa consegue ser lembrada como pontual, que cumpre os horários estabelecidos. É um ponto para a carreira.

Não invente histórias

O último ponto para conseguir um estágio, que é muito mais do que importante, é não inventar histórias. Uma pessoa que conseguiu agendar uma entrevista com a empresa já tem meio caminho andado, mas ela não deve, de maneira alguma, inventar histórias, pois isso pode afastá-la de conseguir a vaga.

Isso acontece porque os responsáveis vão pesquisar sobre a vida da pessoa e saberão se ela está falando a verdade ou mentindo. Uma pessoa que não é completamente sincera e tem suas mentiras descobertas normalmente não é levada a sério e, possivelmente, as possibilidades de ser aceita são menores.

Então, não se deve contar sobre uma viagem que não fez, ou, como é muito comum, não se deve dizer que é fluente em um idioma ou que tem uma habilidade que não possui, de fato. Essas são dicas essenciais no momento de conseguir um estágio.

ANÚNCIO