O que são as empresas humanizadas

Com o decorrer das décadas o ser humano vem aprimorando as maneiras de se relacionar com o mundo, e com o outro. Seja por meio da tecnologia, ou da democratização de recursos que visa horizontalizar as relações. 

Vendo essa transformação de tendência, empresas humanizadas aparecem como uma maneira de atuar no mercado, que se difere da tradicional empregada por muitos e muitos anos. 

A empresa humanizada, vem como uma alternativa para quem busca trabalhar de forma positiva. Valorizando toda a equipe, muitas vezes agindo de forma inovadora e consciente. 

O que são as empresas humanizadas
Fonte: (reprodução/internet)

Para entender mais sobre o que são as empresas humanizadas, continue a leitura. Vamos exemplificar alguns dos aspectos que as tornam “humanizadas”. 

Empresas não humanizadas

Muitos modelos de empresas, faz com que sua gestão se ocupe em atender os anseios dos acionistas e investidores. Além de terem por objetivo o maior lucro e a satisfação dos acionistas, visam também a obtenção de resultados a curto prazo. 

ANÚNCIO

Ou seja, a produção tem que ser elevada e rápida para que a empresa atinja o lucro desejado em pouco tempo. Esse tipo de modelo adotado por certos conglomerados, acabam esquecendo o aspecto humano presente no interior de suas empresas. 

Nesse sentido é onde poucos ganham e muitos trabalham. No segmento humanizado ocorre a inversão, que a longo prazo parece oferecer melhores resultados. 

Empresas humanizadas

No  decorrer das décadas o mercado enfrenta diversas mudanças. Essas mudanças se dão desde do micro ao macro, seja por quebra da moeda local, ou por um desastre natural. 

Para acompanhar algumas dessas mudanças as quais a economia é suscetível, gestores buscam maneiras de alterar seus modelos de atuação. A humanização dos negócios vem sendo amplamente discutida e aplicada.

Líderes são inspirados por uma visão horizontal, ou seja, o foco não é no âmbito financeiro. O objetivo é conseguir fazer com os Stakeholders (pessoas impactadas pela empresa) de todos os grupos sejam igualmente privilegiados.

Empresas que buscam a humanização têm a tendência de obter maiores lucros mesmo que a longo prazo. Buscam alinhar os interesses dos colaboradores, acionistas e clientes, em vista da promoção de um bem-estar comum. 

Lucros das empresas humanizadas

Os indicadores chegam a apontar que empresas humanizadas chegam a lucrar duas vezes mais do que a média do mercado brasileiro. Elas alcançam índices de 220% de aprovação por conta dos colaboradores e 240% de aprovação pelos clientes. 

Esses dados foram levantados pelo primeiro estudo de “Empresas Humanizadas do Brasil”. Na métrica “orientações para os stakeholders” presente no estudo, as empresas humanizadas no Brasil marcaram 166% acima daquelas não humanizadas.

Características de empresas humanizadas

As empresas que são consideradas humanizadas ou querem se humanizar, devem atender os seguintes requisitos e obter tais características:

  • Seu propósito de existência ultrapassa o financeiro;
  • Buscam alinhar os interesses de todos os stakeholders;
  • Menor diferença salarial entre os cargos de liderança e as demais funções;
  • A remuneração dos funcionários e os benefícios disponibilizados, costumam ser melhores que os das demais empresas de mesma categoria;
  • Investimentos no treinamento de colaboradores;
  • Baixa rotatividade de colaboradores;
  • Fornecedores encarados como colaboradores e parceiros para seus negócios;
  • Baixo investimento em marketing (contudo, mantendo seu alto grau de aprovação);
  • Cultura corporativa como seu principal patrimônio;
  • Inovadores, quebram convenções e paradigmas de outras empresas;
  • Resistem a pressões e adaptam-se rapidamente a diferentes cenários.

Esses são alguns dos aspectos das empresas humanizadas, são eles os responsáveis por proporcionar ambientes agradáveis e ideais para se trabalhar, oferecem diversas vantagens frente às outras de mesmo segmento.

Outros benefícios

Além dos benefícios excelentes que algumas dessas dispõem, elas ainda conseguem proporcionar o aspecto humano de respeito ao desfrute do trabalho. As empresas humanizadas são uma das diversas tentativas de investimento no capitalismo consciente.

ANÚNCIO