Programa Jovem Cidadão: Conheça os benefícios e como se cadastrar

O Programa Jovem Cidadão nasceu para dar a oportunidade aos jovens que não conseguem ingressar no mercado de trabalho, de ter uma oportunidade para o primeiro emprego.

O programa do Estado só beneficia os moradores e estudantes de São Paulo, os que moram em outros estados não podem se cadastrar para tentar uma vaga de estágio.

Com a realização desse projeto, o Estado busca profissionalizar cada vez mais sua população jovem, além de desenvolver aspectos sociais, humanos e de cidadania dos indivíduos.

Programa Jovem Cidadão 2019 → www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br
Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber como se cadastrar para conseguir seu primeiro emprego? Fique aqui e saiba como fazer isso, além de consultar os benefícios do Jovem Cidadão.

Benefícios do programa

Os benefícios do programa são divididos entre os pago pelo Estado e o que é pago pela empresa contratante do serviço.

ANÚNCIO

O Estado paga R$ 65,00 mensalmente para todos que ingressarem no programa, e exige que as empresas paguem, no mínimo, R$ 3,13 por hora trabalhada pelo jovem.

A empresa que fizer a contratação pode aumentar o valor pago por hora, fica a critério dela. Além disso, visando não atrapalhar na jornada escolar dos estudantes, o trabalho sempre é realizado em horário oposto ao de aulas.

O serviço não pode ser prestado aos fins de semana, além de ter que ser realizado entre 6h e 22h. A carga horária pode variar de 4,5 a 6h diárias.

Quem pode se inscrever?

Não são muitos os requisitos necessários para poder concorrer às vagas de emprego disponíveis, porém, é preciso preencher todos eles.

Confira os requisitos para se inscrever:

  • Ter frequência regular na escola;
  • Ter bom desempenho escolar;
  • Ser estudante da rede pública estadual de São Paulo;
  • Ter entre 16 e 21 anos;
  • Ser matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio.

Como se cadastrar no programa

Para os jovens que pretendem se cadastrar no programa, é necessário apenas que ele vá até sua secretaria escolar e faça o pedido de inscrição.

Também é possível se cadastrar através do portal Jovem Cidadão, onde é mais provável que consiga se inscrever, tendo em vista as medidas de distanciamento atuais. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site e clique em “Inscrições alunos”, no canto inferior esquerdo da tela;
  • Forneça seus dados pessoas, como RG e data de nascimento, e envie seu formulário.

Com apenas esses dois passos o aluno já está cadastrado e apto a receber as propostas de emprego que possam surgir no programa.

Caso ele seja selecionado para uma vaga de emprego, a própria empresa entrará em contato para agendar uma entrevista, só lhe resta aguardar pelo chamado.

Período de inscrições 2020

É importante ficar atento ao período de inscrições do programa, principalmente para aqueles que querem fazer a solicitação online.

As datas são as seguintes:

  • Alunos do 2º ano do ensino médio: 01/01/2020 até 31/12/2020
  • Alunos do 3º ano do ensino médio: 01/01/2020 até 31/05/2020

O governo enxerga que a aquisição de renda longe do mundo do crime é crucial para manter jovens fora do mau caminho, por isso a realização do programa é tão importante.

ANÚNCIO