Saiba como fazer o curso de enfermagem gratuito

Saber cuidar de pessoas que nem conhecemos precisa de muito treino e amor, pois às vezes é difícil ter empatia e entender a dor do outro. Neste cenário, a enfermagem tem como missão ajudar as pessoas a se recuperarem de algum problema de saúde.

É o enfermeiro que cuida dos ferimentos e ajuda a prevenir a incidência de outra doenças naquela pessoa que já está no hospital por algum problema. Então, é claro que será necessário fazer um curso extenso para ser um bom profissional e começar a atuar na área. 

Mas, nem todas as pessoas têm condições financeiras para pagar o curso de enfermagem, já que ele é uma graduação com duração de 4 anos. Porém, hoje já existem algumas instituições que oferecem o curso gratuitamente.

Saiba como fazer o curso de enfermagem gratuito
Foto: (reprodução/internet)

Tem muita vontade de fazer uma graduação de enfermagem? Então fique aqui e veja algumas opções gratuitas para que você consiga se formar nessa profissão tão bonita e importante na nossa sociedade.

Diferença entre enfermagem e técnico de enfermagem

Antes de falarmos das oportunidades, precisamos esclarecer um pouco a diferença entre essas profissões já que muitas pessoas acabam confundindo. O enfermeiro estuda mais tempo e, consequentemente, faz coisas diferentes do técnico de enfermagem. 

ANÚNCIO

O enfermeiro tem um campo de atuação mais amplo do que o técnico. Ele pode ajudar a cuidar de pacientes em todos os níveis que chegarem no hospital e também será responsável por orientar toda a ala de enfermagem, proporcionando orientações e treinamentos, caso seja necessário.

Já o técnico precisa ter o ensino médio completo para fazer o curso, que normalmente tem duração de 1 ano e 5 meses a 2 anos. Ele será responsável por executar os comandos dados pelo enfermeiro e ficará em contato com pacientes que apresentem uma complexidade média ou baixa.

Cursos de técnico de enfermagem gratuito

Se você quer ingressar nessa área como técnico, também existem opções gratuitas. O SENAC é uma das instituições que oferece o curso pago, mas abre oportunidades para bolsa de 100% para a formação.

Para saber um pouco mais sobre isso, você pode entrar no site do SENAC e selecionar o estado em que você deseja fazer o curso. Depois, é só observar se as inscrições já estão abertas e se matricular para concorrer a uma bolsa de estudo integral.

Curso de enfermagem gratuito

Como o curso de enfermagem é uma graduação, apenas as universidades e faculdades são autorizadas a oferecê-lo. Então, para fazer ele de forma gratuita você pode se inscrever no vestibular das universidades públicas e concorrer a uma vaga.

As provas são sempre no começo e no meio do ano, pois esses são os momentos em que se encerra um semestre e se inicia outro, dando início a novas turmas. As universidades particulares também seguem no mesmo modelo. 

Muitas instituições particulares disponibilizam bolsas de estudo 100% gratuita, mas é necessário fazer a prova de bolsas e alcançar uma pontuação bem alta. O conteúdo é o mesmo do vestibular, então basta estudar bastante para conseguir. 

Dica extra: prepare-se bem

Alguns alunos acabam deixando para estudar em cima da hora. Porém, o ideal é que você esteja sempre revisando os assuntos das provas e observando as questões dos vestibulares anteriores para conseguir alcançar boas pontuações. Portanto, fique de olho e esteja preparado.

ANÚNCIO