Caixa Tem – Como usar e se cadastrar no aplicativo

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira que funciona sob a modalidade de empresa pública, fundada em 1861 pelo então imperador do Brasil Dom Pedro II. Ainda que seja vinculada ao Ministério da Economia, o banco tem autonomia e patrimônio próprios.

Por causa disso, oferece várias soluções aos seus clientes, como contas corrente e poupança, financiamentos, empréstimos e seguros. Além disso, também é responsável por gerir alguns programas de assistência social, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial, e também o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A consulta a esses programas pode ser feito através de várias maneiras, mas a mais recente é pelo aplicativo Caixa Tem, sobre o qual veremos mais informações  sobre o funcionamento e outros detalhes da plataforma.

Caixa Tem - Como usar e se cadastrar no aplicativo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conheça o aplicativo Caixa Tem e confira como utilizar.

Como funciona o aplicativo Caixa Tem

O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa voltado principalmente para aqueles que não tem conta corrente em nenhum outro banco, facilitando assim o acesso a serviços sociais e transações bancárias.

Com ele, o usuário pode controlar e ter acesso aos seus dados financeiros e programas do governo que participa. O app é gratuito e o primeiro passo para usar é baixá-lo em seu celular. Disponível para dispositivos Android, download aqui e para iOS, baixe aqui

Após isso, você precisará fazer um rápido cadastro, por preencher um formulário com seu CPF, data de nascimento e e-mail. Caso participe de alguma política pública, precisa informar isso por clicar em “sou beneficiário”.

Como se cadastrar no aplicativo – Vídeo

Para finalizar seu cadastro, crie uma senha de seis dígitos, e é muito importante que você guarde bem essa senha, pois precisará informá-la sempre que quiser entrar no app. O processo de cadastro também exige alguns passos.

Para poder usar os serviços oferecidos, também precisa identificar e autorizar seu celular, ao cadastrar seu número e concluir o processo de verificação. Veja a seguir um passo a passo para se cadastrar:

Após realizar o seu cadastro, é possível ter acesso as funções do aplicativo como fazer saque sem cartão, realizar pagamentos, comprar na maquininha fazer transferências e outras facilidades.

Como utilizar o Caixa Tem

Como dito, o Caixa Tem é um aplicativo disponível para todo e qualquer usuário, seja ele cliente da Caixa ou não. Com isso, todos podem acessar alguns benefícios como Auxílio Emergencial, abono do PIS, seguro-desemprego, saldo do FGTS e Bolsa Família.

Também é possível realizar transferências e pagamentos de até R$ 600,00 por transação, até o limite de R$ 1200,00 por dia. Além disso, você também pode fazer compras virtuais e pagar com o cartão de Débito Virtual.

Este último se trata de um cartão que é gerado de graça e automaticamente pelo aplicativo Caixa Tem, ou em uma loja física por escaneamento do código QR gerado pelo lojista e pagar pelo celular. Para utilizar os serviço basta acessar a plataforma e selecionar a opção.

Facilidade das operações no app

O principal público alvo do Caixa Tem são os participantes de programas de assistência social que não são clientes de outros bancos. Visto que a grande maioria deles está em situação de vulnerabilidade social, o app é feito para todos os aparelhos celulares.

Atenta a essa situação, a Caixa desenvolveu o sistema de bate papo para o app, ou seja, todas as operações são feitas como se fosse uma conversa. O app usa sistemas de comando e busca por voz, o que deixa a ferramenta mais acessível.

Além disso, o app não é pesado e consome poucos dados móveis. Outra facilidade para utilizar a plataforma é que ele não é restrito a quem é correntista da Caixa fazendo-se assim aberto a mais pessoas.