ENEM 2020: veja datas importantes e cuidados necessários

Com toda essa situação de pandemia, o ENEM de 2020 foi adiado e ocorrerá apenas em 2021. Apesar de ser um pouco desanimador e entristecedor para quem se preparou bastante, pode ser uma oportunidade para aqueles que não deram conta de estudar todos os conteúdos previstos no edital.

Além dos conteúdos previstos, esse ano o edital trouxe um ponto novo que os candidatos deverão atentar-se: os cuidados necessários para evitar a transmissão da covid-19. Ao deixar de respeitar os protocolos de prevenção da covid-19, pode até ser que o candidato seja impedido de realizar a prova ou de permanecer no local.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre como irá funcionar o ENEM 2020, aqui neste artigo terá um pouco mais sobre o que mudou e as datas de cada tipo de prova. Além disso, também terão informações sobre quais são os protocolos de prevenção para que o candidato não seja eliminado no dia do exame.

ENEM 2020: veja datas importantes e cuidados necessários
Fonte: reprodução/internet

Então, para saber um pouco mais sobre todas as informações do ENEM 2020 continue lendo este conteúdo.

O que mudou No ENEM 2020

A principal mudança no exame deste ano é que, apesar de continuar sendo aplicadas em dois domingos, as provas serão divididas em digitais e impressas. Isso significa, que as avaliações terão uma duração mínima de 4 semanas.

ANÚNCIO

Então, nos primeiros dois domingos serão aplicadas as provas impressas, e nos outros dois domingos as provas digitais. Vale lembrar, que apesar das provas serem digitais, os estudantes não farão em suas casas ou em seus computadores. Os locais de aplicação do exame digitais também serão estabelecidos pelo Inep.

Lembrando, que como serão duas aplicações diferentes também existirão 2 editais para isso, um para explicar as regras sobre as provas impressas e outro para as digitais. Por isso, é importante ter cuidado na hora de se preparar melhor para todas as etapas. 

Datas previstas do exame 

Apesar das datas e as formas de aplicação serem distintas, as duas terão o mesmo tempo de duração. Ou seja, os portões se abrirão ao meio dia e fecharão às 13h. Às 13:30 se iniciam as provas e às 19h se encerram no primeiro dia. Já no segundo dia o término será no máximo as 18:30. Abaixo, encontram-se as datas de aplicação dos exames: 

Tipo de prova Data de aplicaçãoÁreas do conhecimento
Impressa17/01/21Linguagens, Redação, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias;
24//01/21Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática;
Digital31/01/21Linguagens, Redação, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias;
07/02/21Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática.

Quais são os cuidados necessários

De acordo com as informações sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, existem alguns cuidados que precisam ser acordados com os candidatos. Esses cuidados serão cobrados pelos certificadores do ENEM deste ano e, pelo o que se encontra no edital, eles não serão flexíveis. Então confira abaixo um pouco mais sobre esse pontos:

  • O participante não poderá permanecer sem a máscara no local de prova.
  • Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel;
  • Durante a identificação, será necessária a limpeza das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala;
  • O participante poderá ir ao banheiro, desde que seja acompanhado pelo fiscal de prova e respeite a distância prevista nos protocolos de proteção;
  • É proibida a entrada do participante no local de provas depois que os portões se fecharem e sem a máscara de proteção contra a Covid-19;
  • Será eliminado do exame de 2020, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, o participante que não utilizar a máscara cobrindo o nariz e a boca, em tempo integral dentro do local de prova;

Informações importantes

Além disso, o Inep disponibilizou uma espécie de Cartilha do Participante. Nela o concorrente pode visualizar a matriz do que se espera do estudante ao escrever sua redação, exemplo de bons textos e também alguns critérios de avaliação. 

Então, Conhecer a cartilha é estar um passo à frente dos concorrentes, pois significa dizer que você se preparou para fazer exatamente o que os avaliadores buscam.

ANÚNCIO