Pós-graduação vale realmente a pena?

Atualmente capacitação é um diferencial para muitas empresas. Mas será que realmente vale a pena? Muitas pessoas acham que só irão conseguir um bom trabalho ou uma boa remuneração caso tenha em seu currículo um título de pós-graduação. 

Nem todas as empresas buscam um profissional que tenha uma pós-graduação ou doutorado. Entretanto, para cada cargo e empresa há uma necessidade diferente. Além disso, você sabia que há diferentes tipo de pós graduação? Vários profissionais não sabem que há esses diferentes tipos, e muitas vezes acabam o escolhendo de forma incorreta. 

Por isso traremos neste artigo pontos importantes para entender quais são seus diferentes tipos, para que não se tenha uma pós-graduação falha ou insuficiente para o quesito que se deseja. Além disso, também iremos trazer alguns pontos positivos e negativos a respeito da pós.

Pós-graduação vale realmente a pena?
Fonte: reprodução/Universidade Dom Bosco

Entenda finalmente o que é pós-graduação e qual tipo se encaixa mais com você, veja também quais são as profissões que mais são recomendadas que se realize a pós. 

Afinal, o que é pós-graduação

Graduação é o nome dado aos cursos de ensino superior, feitos em instituições como faculdade ou universidade. Pós-graduação, por sua vez, como o nome sugere é um curso realizado após a finalização da graduação. 

ANÚNCIO

A pós funciona como um complemento à formação acadêmica e pode ser um diferencial na hora de conseguir um emprego ou aumentar a remuneração. Claro que, além da remuneração, o próprio curso é uma oportunidade de se aprofundar na sua área de formação. 

Entretanto, há diferentes formas de se aperfeiçoar na área em que se deseja trabalhar e, consequentemente, para cada tipo de aperfeiçoamento há também um tipo de pós-graduação. Continue lendo e confira, de acordo com o site da Unileya, quais são esses tipos de formação específicas que existem hoje. 

Tipos de pós-graduação

A pós-graduação pode ser dividida em duas grandes modalidades, o Lato Sensu e o Stricto Sensu. Enquanto as de Lato Sensu duram em média 18 meses, as Stricto Sensu podem chegar a durar entre 18 e 48 meses.

A modalidade Stricto Sensu pode ser subdivida em dois tipos, sendo eles: 

  • O mestrado, que dura em média 18 a 24 meses, visa o aprimoramento de um estudo crítico analatíco, além de dar capacidades de lecionar no ensino superior.;
  • E o doutorado, que dura em média de 24 a 48 meses, tem como objetivo pôr à prova teorias, leis, pressupostos e respostas que possam ajudar no avanço da ciência.

Já a modalidade lato sensu é subdivida em dois tipos: MBA e especialização. O objetivo desses tipos de pós é focar a aprimorar habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. A diferença se dá no fato de que, enquanto a especialização foca em um nicho do mercado dando ênfase à atuação dele, a MBA tem o objetivo de trabalhar aspectos gerenciais. 

Pontos positivos e negativos da pós-graduação

Bom, depois de entender um pouco mais sobre todo esse universo educacional que podem trazer uma capacitação maior para os estudantes. Veja duas listas com pontos positivos e negativos da pós-graduação, assim será mais fácil decidir se vale a pena ou não.

Pontos positivos

  • Aprofundamento na sua área de formação;
  • Maiores oportunidades de aumento salarial;
  • Recolocação no mercado;
  • Perfil mais competitivo;
  • Maior chance de ocupar cargos públicos.

Pontos negativos

  • Podem ser caras;
  • Às vezes será necessário escolher entre sair com os amigos e estudar;
  • Para algumas profissões, como freelancer, pós-graduação não fará muita diferença;
  • Demandam muito tempo;
  • A pós pode não compensar a falta de experiência.

Percebe-se então, que saber se vale a pena ou não irá depender muito da realidade de cada cidadão. Ou seja, será necessário avaliar todas as informações para conseguir chegar a uma conclusão.

ANÚNCIO